TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ingestão de líquidos antes, durante e após a atividade física

Por:   •  1/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

        A ingestão de líquidos antes, durante e após a atividade física tem efeitos benéficos sobre a hidratação corporal de indivíduos fisicamente ativos, evitando a desidratação e aumento da capacidade física, sendo também o meio de transporte do organismo, atuando tanto na entrega de nutrientes como na remoção de substâncias indesejáveis, auxiliando na homeostase térmica do organismo. Geralmente, indivíduos desidratam-se durante a prática de exercícios físicos devido a necessidade de água e a sensação de sede.

       A água tem propriedades físicas para absorver o calor metabólico corporal, e funções essenciais na manutenção do volume vascular. A ingestão de água pode ser mensurada a partir da água ingerida, daquele presente nos alimentos e da metabólica, a qual é originada no metabolismo de nutrientes. Em longo prazo a quantidade de água que entra no nosso corpo é igual a que sai.

      A ingestão regular de líquidos é uma medida importante para assegurar o bem-estar físico e mental, não somente em atletas como em todas as pessoas.

  1.  IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO ORGANISMO HUMANO DE FORMA GERAL

        Para um funcionamento adequado das funções fisiológicas do organismo humano é essencial uma boa alimentação e imprescindível uma boa hidratação, já que a água atua diretamente nas reações fisiológicas e na manutenção das mesmas.

        A água é o maior componente do corpo humano, ocupando 70% do seu volume e possui papel muito importante nas diversas funções do organismo, entre elas podemos citar a regulação da temperatura corporal. A água não pode ser estocada pelo organismo e por isso deve ser reposta a cada 24 horas, para manter as funções fisiológicas, bem como para uma boa saúde. Ela entra no organismo através de alimentos e dos líquidos, e também é gerada como subproduto dos processos metabólicos, pode ser elimina do organismo através do suor, da urina, das fezes e até durante a umidade liberada pela respiração, daí a importância de manter a homeostasia.

        A necessidade diária de água adequada para manter uma boa hidratação pode variar de acordo com cada indivíduo, fatores como sexo, composição corporal, idade e até mesmo fatores ambientais podem influenciar na quantidade a ser consumida. Por isso deve se ter uma atenção redobrada a desiquilíbrios que podem ocorrer, como desidratação e intoxicação hídrica.

  1.  IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NA PRÁTICA ESPORTIVA

        O rendimento de uma atleta pode ser influenciado diretamente por uma hidratação adequada, quando este pratica atividades intensas e prolongadas o corpo aumenta sua temperatura e a forma de controlar esse fator é através do suor, onde a eliminação de água.

        Quando o organismo perde água seja pelo suor ou por outro fator, pode haver desidratação, em um atleta pode causar problemas no seu desempenho e na sua saúde caso não reidrate novamente. A desidratação nos exercícios físicos na grande maioria está ligada com fatores ambientais, onde temperaturas elevadas aumentam sudorese na busca de um equilíbrio de temperatura corporal eliminando muita água, caso uma hidratação correta antes de um treino não seja feita esse atleta pode comprometer sua resistência e sua força muscular.

        O suor não leva apenas a perda de água, mas também de componentes importantes para o funcionamento do corpo, os minerais, sódio, potássio, cloro e magnésio, isso pode aumentar a ocorrência de cãibras musculares e diminuir o volume plasmático elevando a frequência cardíaca.

        Muitos atletas atualmente fazem o uso de bebidas para a hidratação contendo eletrólitos e carboidratos durante o exercício físico, para minimizar os efeitos da desidratação, essa reposição deve ser feita observando alguns critérios, como a intensidade que o exercício é realizado, as características fisiológicas de cada atleta, o seu condicionamento físico e até mesmo o clima onde a pratica esta sendo feita. Muitos estudos estão sendo realizados mostrando que o uso dessas bebidas facilita a absorção da água e da glicose, que gera substratos energéticos importantes para prática esportiva e um melhor rendimento.

        Alguns fatores influencia na hidratação de um atleta, o sexo, por exemplo, deve ser observada uma vez a as mulheres possuem composição corporal diferente dos homens, menor taxa metabólica e dimensão corporal, o que leva a uma perda menor de suor, a idade também é um ponto importante, quanto mais velho o atleta for mais chances ele tem de desidratar, devendo ingerir líquidos antes, durante e após a atividade mesmo sem sentir sede. Observou-se também que as refeições com maior quantidade de sódio após o treino ajudou na reidratação do atleta, que perdeu grande quantidade com o suor.

        O atleta deve se atentar por outro lado pouco comentado, a grande preocupação em se manter hidratado pode levar a hiper-hidratação, um excesso de água simples, sem os componentes essenciais, como o sódio, diminuído o seu nível no plasma, o que pode causar edemas por retenção de liquido.

        Para bons resultados o a hidratação deve ser feita antes da pratica esportiva, durante e após. Antes do exercício físico a hidratação deve ser feita com 4 horas antecedência, e imediatamente entre o intervalo de uma pratica para outra, sempre ingerir água e sódio simultaneamente para um equilíbrio dos eletrólitos. Durante a quantidade de liquido a ser ingerida deve variar de acordo com a intensidade do exercício e a quantidade de suor, nunca deve ultrapassar sua necessidade, para não ocorrer hiper-hidratação, essa ingestão de liquido durante é importante para não haver desidratação e perda de minerais importantes, evitando problemas como fadiga muscular. Após a prática a reposição dos eletrólitos deve ser de imediato, lembrando sempre que deve a quantidade ingerida vai variar de acordo com a perda.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com