TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Patologia do Sistema Digestório

Por:   •  4/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Patologia do Sistema Digestório

Estudar nessa aula a parte de estomago e intestino, e fazer uma relação com o esôfago porque estão relacionados. Os dois intestino o delgado e o grosso.

Sistema digestório

Trato gastrointestinal: cavidade oral percorrendo o esôfago chegando no estomago, e depois os dois intestino delgado é dividido em duodeno, jejuno e íleo e o grosso secos e colon ascendente, transverso descendente, sigmoide e o reto e anus terminando o trato gastrointestinal.

Junto com o trato gastrointestinal temos glândulas acessórias, anexas que secretam substancias que iram auxiliar na digestão, na cavidade oral temos os dentes(tritura o alimento), glândulas salivares(produz a saliva que atua na digestão, lubrifica o alimento) e a língua ( auxilia na mastigação e deglutição) e depois temos dois grandes órgãos como o pâncreas que fica logo abaixo do estomago e um pouco mais para tras inferior e posterior ao estomago mais na região esquerda do quadrante superior esquerdo do abdômen e no quadrante superior direito temos o fígado que pesa em torno de 1k e 500 gramas maior órgão metabólico do nosso corpo, com a vesícula biliar associada (bile é produzida pelos hepatócitos as células hepáticas que depois é armazenada na bile que é armazenada na vesícula biliar e depois a vesícula biliar ira secreta a bile lá no duodeno).

Função do sistema digestório: prover o organismo água e nutrientes, e além disso ele tem alguns processos básicos os alimentos estão em tamanhos que não são absorvíveis então a transformação de nutrientes no estado macro para um estado micro onde é possível de se absorvido pela células intestinais essa a função então do sistema digestório.

Três grandes processos:

Ingestão: grande moléculas.

Digestão : processo de quebra mecânica e química.

Absorção: utilização. Acontece na maior parte no intestino delgado nas suas vilosidades.

Motilidade: são os movimentos, para deslocamento dos nutrientes.

Doenças que afetam o sistema digestório

Estomago: doenças no estomago são causas frequentes de condições clinicas temos duas condições principalmente inflamatória e neoplásicas (câncer é bem frequente no estomago).

Algumas patologias vão afetar mais uma região do que outra, o estomago é dividido em quatro regiões: cárdia, fundo, corpo e antro, a cardia e antro vai ter células produtoras de muco. Dependendo da mucosa da região do estomago agente vai ter uma mucosa mais especializada em produzir uma substancia ou outra então na região cardia e antro essa mucosa é muito especializada em produzir muco e esse muco que é composto por mucina vai formar uma camada protetora da mucosa intestinal prevenindo que os alimentos entrem em contato direto com o epitélio as células da mucosa e levem a lesões na mucosa estomacal.

Patologias do estomago:

Doenças inflamatória: gastrite aguda o nome já diz como essa patologia tem sua manifestação clinica, ela é uma inflamação no estomago que é aguda (aguda tem uma duração menor de horas e dias) geralmente ela é transitória agente tem uma agressão na mucosa e essa mucosa consegue regenera então a cada dois a seis dias a mucosa estomacal se regenera.

Pode ser :

Sintomática: não ter sintomas ou causar algumas graus variados de dor, dor epigástrica é aquela dor chamado dor na boca do estomago é uma dor bem característica da gastrite .E algumas pessoas tem como sintoma náuseas, enjoos e também vômitos.

Em casos mais graves pode haver devido essa resposta inflamatória erosão (formação de ferida, destruição da parede com ulceras, e pode provocar uma hemorragia). A gastrite quando chega a níveis mais graves ela pode provocar sangramento estomacal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com