TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ROTULAGEM DE ALIMENTOS EM ADITIVOS

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUIMICA DOS ALIMENTOS

RONNYELY SUERDA CUNHA SILVA

ROTULAGEM DE ALIMENTOS EM ADITIVOS

TERESINA – PI

2016

RONNYELY SUERDA CUNHA SILVA

ROTULAGEM DE ADITIVOS EM ALIMENTOS

        PROFA. DRA. REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA – ARAÚJO

 PROFESSORA: MARIA DAS GRAÇAS SILVEIRA SANTOS SILVA

ESTAGIÁRIO DOCENTE: PAULO VICTOR DE LIMA SOUSA

MONITORES: JOANNE RIBEIRO

GLEYSON

TERESINA – PI

2016

1 INTRODUÇÃO

Aditivos são aqueles produtos ou conjunto de produtos que são adicionados ao alimento, visando melhorar suas qualidades organolépticas e nutricionais ou que estão presentes nesse alimento através da contaminação in natura ou no processamento e armazenamento. Existe duas classes de aditivos: intencionais e acidentais, os intencionais são grande número, da ordem de 2.000 – 2.500 e os acidentais são em número menor, mas muito variável, pois dependem quase que totalmente de circunstâncias incontroláveis ou desconhecidas (PEREIRA,2012).

Aditivos químicos nos alimentos são substâncias inócuas ao homem, utilizadas para uma melhoria geral dos alimentos industrializados, são ingredientes adicionados intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenamento transporte ou manipulação de um alimento (CANILHA, et al. 2006).

        A avaliação dos aditivos alimentares no âmbito mundial é baseada no controle das IDAs (Ingestão Diária Aceitável), desenvolvida pelo Comitê de Expertos em Aditivos Alimentares da Organização Mundial da Saúde (OMS)/Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) [The Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives – JECFA] (EVANGELISTA, 2000).

O uso dos aditivos deve ser limitado a alimentos específicos, em condições específicas e ao menor nível para alcançar o efeito desejado em concentrações tais que sua ingestão diária não supere os valores de ingestão diária aceitável (IDA) recomendados. O processo de fabricação de alimentos deve seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPFs) que são um conjunto de regras, normas e atitudes aplicadas ao manuseio de alimentos, para assegurar condições necessárias ao atendimento do que preconiza a legislação em vigor (AUN, 2011).

        A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas (COUTINHO, 2007).

A literatura sugere que a ingestão abusiva de alimentos contendo aditivos pode levar o indivíduo a apresentar um quadro alérgico. A hipersensibilidade provocada pela ingestão de aditivos seria classificada como tipo I, também conhecida como imediata ou hipersensibilidade anafilática. Esse tipo de reação normalmente leva de 15 à 30 minutos após a exposição frente ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (BRASIL,  2014).

A prática teve como objetivo de comparar os rótulos de alimentos industrializados que contenham aditivos alimentares com a legislação vigente, identificando a classe dos aditivos e função no alimento.

2 METODOLOGIA

A prática foi realizada no dia 22 de julho de 2016, no Laboratório de Bromatologia e Bioquímica de Alimentos, no Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí, utilizando os seguintes de materiais:

  • Materiais:

Biscoito recheado Nestle

Néctar de laranja Marata

  • Procedimento:

Identificamos quais aditivos alimentares foram adicionados aos alimentos e a finalidade do seu uso.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dentre os alimentos analisados, o suco de laranja foi o que obteve diferenças mais evidentes e significativas, pois apenas dois aditivos foram usados, já o biscoito mostrou resultados já esperados, com a presença de aditivos e conservantes para prolongar a vida útil do alimento e, A tabela a seguir mostra os tipos de aditivos nos alimentos industrializados.  

TABELA 1: aditivos presentes no néctar de laranja industrializado. Teresina – PI, 2016.

ACIDULANTES

ANTIOXIDANTE

Néctar de laranja (marata)

Acido cítrico

Acido ascórbico

Fonte: Dados do Autor.

Os aditivos encontrados no néctar estudado foram acidulantes e antioxidantes que agem em conjunto com os conservantes, tendo principal função de evitar que os alimentos gordurosos fiquem rançosos.

Sobre a presença de aditivos, foi verificada grande quantidade, de certa forma isso tende a ludibriar o consumidor, o qual terá a ideia de estar consumindo um suco de laranja, porém estará consumindo um produto com quantidades e os mais variados aditivos, embora estes são utilizados para conservar o produto e prolongar a vida de prateleira, o consumo contínuo pode causar prejuízos futuros para a saúde ( VENÂNCIO,2008)

Os acidulantes são substâncias que aumentam a acidez ou conferem um sabor ácido aos alimentos e bebidas. Também influem na conservação microbiológica dos alimentos. Dentre os diversos acidulantes no processamento de alimentos são usados ácidos orgânicos tais como ácido cítrico e inorgânicos como ácido fosfórico e outros (ARAUJO, 2007).

Embora o conhecimento sobre aditivos nos remete aos possíveis malefícios com o consumo desses produtos, as substâncias são adicionadas com um objetivo, servem para agregar alguma característica específica dentro do alimento, como por exemplo os antioxidantes, utilizados em grande parte de produtos industrializados com a função de retirada de oxigênio, retardando a deterioração e prolongando a vida útil do alimento e, alguns aditivos se sobressaem em relação a outros, podendo ser substituídos, gerando economia para o fabricante (VENTURA,2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (977.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com