TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACEITAÇÃO DE REFRIGERANTES SABOR UVA E LARANJA

Por:   •  21/7/2019  •  Artigo  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

ACEITAÇÃO DE REFRIGERANTES SABOR UVA E LARANJA

SILVA, L.H.; OLIVEIRA, B.M.R.; PEREIRA, M.C.; ALVES, T.P.S.; FELICIO, N. T. F; BOÊNO, J. A.

Instituto Federal Goiano - campus Morrinhos. Rodovia BR-153, Km 633, Zona Rural, 75650-000 – Morrinhos - GO.

RESUMO - Teve-se como objetivo neste trabalho caracterizar sensorialmente os atributos aparência, sabor, aroma e textura avaliando a intenção de compra dos refrigerantes sabor laranja e uva da mesma marca. Para a aplicação do teste foi utilizado a escala hedônica de 9 pontos, sendo 1 desgostei muitíssimo e 9 gostei muitíssimo, e o teste de intenção de compra através de ficha resposta com escala estruturada de 5 pontos, aplicado com 31 julgadores do sexo masculino e feminino. Os resultados do teste foram submetidos à análise de variância (ANOVA) a 5% de probabilidade, para identificar se há diferença entre os atributos dos sabores laranja e uva, onde não houve diferença significativa.

ABSTRACT - The purpose of this study is to characterize sensorially the attributes appearance, flavor, aroma and texture evaluating the intention to purchase orange and grape flavored soft drinks of the same brand. For the application of the test was used the hedonic scale of 9 points, being 1 greatly disliked and 9 liked very much, and the test of intention to buy through answer sheet with a structured scale of 5 points, applied with 31 male and female judges . The results of the test were submitted to analysis of variance (ANOVA) at 5% of probability, to identify if there is difference between the attributes of the orange and grape flavors, where there was no significant difference.

PALAVRAS-CHAVE: análise de variância; escala hedônica; intenção de compra.

KEYWORDS: analysis of variance; hedonic scale; intention to purchase.

INTRODUÇÃO

Os refrigerantes são bebidas não alcoólicas, carbonatadas e em sabores diversos comum em nosso dia-a-dia. Surgiram para tratamentos terapêuticos em 1833, quando foi inventado um aparelho para produzir água gaseificada, e devido a crença nas propriedades terapêuticas da água gaseificada recomendada para uma simples cólica à poliomielite, surgem os primeiros refrigerantes. As primeiras misturas foram feitas com sabores de limão. Hoje, existem muitos sabores como: uva, laranja, guaraná, cola, etc (SILVA, 2010).

A fórmula do refrigerante contém ingredientes com finalidades específicas que devem estar enquadrados em padrões pré estabelecidos pelos regulamentadores de processos industriais: Qualidade da água, quantidades de açúcares, concentrado (sabores), acidulantes, os antioxidantes, edulcorantes, conservantes e dióxido de carbono (gás carbônico) (SILVA, 2010).

A escala Hedônica é um método de graduação da preferência em níveis de quantidade para alimentos, podendo ser usado como um teste de qualidade para outros produtos não alimentícios, em que há necessidade de avaliação subjetiva ou sensorial. Consiste basicamente em apresentar as amostras dos produtos, de maneira inteiramente ao acaso, aos provadores e pergunta-lhes sobre a preferência entre elas, segundo uma escala estabelecida, baseada nos atributos gosta e desgosta. Os pontos da escala são distinguidos verbalmente, de modo que possam ser associados a valores numéricos, possibilitando análise estatística dos resultados (CHAVES, 1999).

Testes sensoriais é a avaliação através dos testes afetivos ou testes de consumidor, por exemplo; este último é utilizado para avaliar a preferência e/ou aceitação de produtos e requer um grande número de julgadores para essas avaliações. Os julgadores não necessitam de treinamento porém são selecionados para representar uma população alvo (IFT, 1981).

Teve-se como objetivo neste trabalho caracterizar sensorialmente os atributos aparência, sabor, textura e aroma avaliando a intenção de compra de dois diferentes sabores de refrigerante da mesma marca.

1.  MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi realizado no laboratório de análise sensorial do Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos. Foi aplicado o teste de escala hedônica de 9 pontos, onde 1 = desgostei muitíssimo e 9 = gostei muitíssimo e intenção de compra, oscilando entre 1 = certamente não compraria e 5 = certamente compraria, conforme modelo Figura 1. O teste foi aplicado a 31 julgadores, entre eles estudantes e servidores de ambos os sexos com idades entre 16 à 35 anos.

Para a realização da análise, as amostras de refrigerantes foram servidas a 10º Celsius  em copos descartáveis de polietileno de 200 mL ordenados aleatoriamente com 3 dígitos, junto ao copo de descarte e um copo de água em temperatura de 15º Celsius. A água foi utilizada para limpeza das papilas gustativas entre as amostras, evitando assim interferência nos resultados.(Figura 1).

Figura 1 - Modelo de ficha escala hedônica e intenção de compra

[pic 1]

2.  RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Figura 2 encontra-se o resultado da escala hedônica do refrigerante sabor uva, na Figura 3, encontra-se o resultado da escala hedônica do refrigerante sabor laranja e na Figura 4 encontra-se o resultado do teste de intenção de compra dos refrigerantes sabor uva e laranja.

Figura 2 - Avaliação do refrigerante sabor uva.

[pic 2]

Figura 3 - Avaliação do refrigerante sabor laranja[pic 3]

Figura 4 - Avaliação da intenção de compra dos refrigerantes sabor uva e laranja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (307.4 Kb)   docx (128.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com