TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos

Por:   •  21/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Programa Formação Pela Escola

Tutora: Edvânia Farias de Souza

Cursistas: Claudinéia Ramos Sousa

Maria das Graças da Silva

Sonelir Maria de Queiroz

Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos

Craíbas – Al

Fevereiro - 2014

Cursistas: Claudinéia Ramos Sousa

Maria das Graças da Silva

Sonelir Maria de Queiroz

Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos

Craíbas- Al

Fevereiro - 2014

Introdução

Nos últimos anos percebeu-se o grande avanço que se deu na alimentação escolar. No Brasil, a merenda escolar sempre esteve presente no programas de suplementação alimentar. As primeiras iniciativas da década de 30, quando alguns estados e municípios foram obrigados a se responsabilizarem para ofertas a alimentação escolar as crianças matriculadas nas repartições públicas.

Nos anos 50, foi criando um Programa que viesse a suprir as necessidades do alunado, que foi o Programa Nacional da Alimentação Escolar. Desde então, a merenda escolar manteve o objetivo de contribuir para melhorar as condições nutricionais e de saúde dos escolares. Portanto, a alimentação escolar é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Justamente nas fases mais elevadas das crianças, inclusive da infância e da adolescência, por isso a necessidade de ser uma alimentação de qualidade que venha contribuir para os aspectos nutricionais de nossas crianças, ajudando no crescimento tanto do aspecto físico e intelectual e principalmente o emocional.

Nesse sentido, percebe-se que a merenda escolar é de fundamental importância, pois através dela podemos influenciar no desempenho escolar dos alunos. Sabemos que tudo isso que foi mencionado anteriormente, está claro na constituição Federal de 1988, pois é um dever do estado e municípios garantir a alimentação escolar aos alunos matriculados na rede pública de ensino, no período em que os alunos permanecer na escola, e deve ser de bem estar para facilitar o ensino aprendizagem.

Desenvolvimento

É de suma importância ressaltar que desde de 1955, o programa Nacional de alimentação escolar ( PNAE), vem garantido, por meio de transferências de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica ( educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Por tanto o objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para seu desenvolvimento psicológico e o rendimento escolar.

Portanto no município de Craíbas, existe um conselho mais o mesmo não é atuante, houve a eleição e a posse dos mesmos, mas infelizmente ele não exerce o seu papel como realmente deveria. Pois sabemos que a responsabilidade do CAE, é fiscalizar e acompanhar todo processo desde a licitação até a prestação de conta e isso não ocorre, não existe visitas as escola, pois tem escolas que recebe uma alimentação que não é uma das melhores, precisando ser refeito todo cardápio. Mesmo tendo um nutricionista e não presenciamos em nenhum momento uma alimentação saudável que venha contribuir para uma alimentação de qualidade.

Objetivo Geral:

• Atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares.

Objetivos Específicos:

• Melhorar a qualidade dos alimentos que estão contidos no cardápio escolar;

• Aumentar a quantidade de frutas e verduras na alimentação;

• Diminuição a quantidade de alimentos enlatados que contém um alto teor de sal e gorduras;

• Avaliar a aplicação dos recursos previstos na legislação;

• Observações sobre a compra e conservação dos alimentos do cardápio da merenda escolar.

ANÁLISE DOS DADOS

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com