TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogo e seus aspectos de atuação na gestão escolar e gestão pedagógica

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

3 CONCLUSÃO        1

4 REFERÊNCIAS        1



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal o Pedagogo e seus aspectos de atuação na gestão escolar e gestão pedagógica, onde abordamos as disciplinas de Gestão de Pessoas, Gestão Educacional e Avaliação Institucional e Projeto de Ensino em Educação.

O objetivo desse trabalho é refletir sobre o processo de gestão e ação pedagógica em espaços educativos, reconhecer a importância do trabalho do pedagogo diante da gestão escolar e compreender a especificidade de atuação do pedagogo em espaços educativos.

A gestão pedagógica e gestão escolar precisam estar perfeitamente alinhadas, portanto, a gestão escolar reúne as práticas e os procedimentos comuns à administração de qualquer empresa, mas com uma diferença: ela não oferece um produto, mas atua com base em uma missão clara e definida, além de ter um compromisso com o desenvolvimento humano e com a sua repercussão social. A educação é mais que um mero produto, ela envolve um compromisso filosófico e um ideal humanitário.

A gestão pedagógica é o coração da instituição, e devido ao seu trabalho, a escola conquista a clientela e faz com que as famílias confiem o preparo dos seus filhos à instituição. O principal objetivo da gestão pedagógica é garantir a melhoria da qualidade educacional. Ela organiza e planeja o sistema educacional e trabalha na elaboração e na execução de projetos pedagógicos.

Estão envolvidos na gestão pedagógica os diretores e os orientadores educacionais, e no seu dia a dia tem a função de analisar a atual situação da instituição, estabelecer metas para melhorar a qualidade do ensino, promover a qualificação do corpo docente para superar esse desafio e proporcionar as mudanças necessárias para que a sua equipe seja capaz de ensinar mais e melhor. Apesar de que esse é um trabalho em conjunto, cabe somente ao gestor ter a responsabilidade com tudo o que acontece com a instituição, e isso se torna um grande desafio. Diante disso, podemos afirmar que sem uma gestão pedagógica de qualidade, a escola não tem o que oferecer à sociedade. Ela se torna um depósito de crianças ou, no máximo, um grupo de cuidadores.


  1. DESENVOLVIMENTO

Qual o papel do pedagogo quando novos profissionais passam a interagir o quadro de profissionais da escola?

Podemos afirmar que o papel do pedagogo consiste em utilizar diretrizes educacionais e doutrina pedagógicas para fomentar as formas de ensino dentro de uma escola ou instituição de ensino e assim utilizar essas ferramentas para desenvolver o aspecto educacional dos indivíduos.

Ele tem por base uma educação voltada para o desenvolvimento e aprimoramento do indivíduo enquanto pessoa inserida na sociedade. Logo, a educação teria um aspecto relacionado ao desenvolvimento social. Tais afirmativas sugerem a compreensão de que o profissional de pedagogia deva ter domínio sistemático e intencional dos métodos através dos quais irá auxiliar na realização processo de formação cultural e orientação. Atualmente, os especialistas em pedagogia escolar, estipula a função de mediador/articulador do trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição e conflito, visando à transformação da prática escolar.

É importante que esse profissional busque entender o funcionamento da instituição bem como a grade de horários, e, a partir disso, organizar sua rotina já com suas funções definida. Deste modo, a rotina escolar tende a ser mais bem trabalhada quando os profissionais, seja ele o professor ou o pedagogo, analisam a instituição levando em consideração os aspectos culturais, sociais e até mesmo econômicos.

Podemos afirmar que o papel do pedagogo consiste em utilizar diretrizes educacionais e doutrina pedagógicas para fomentar as formas de ensino dentro de uma escola ou instituição de ensino e assim utilizar essas ferramentas para desenvolver o aspecto educacional dos indivíduos.

Várias são as teorias pedagógicas que podem fomentar isso, estando aí elencadas, no Brasil, as principais que estão relacionadas ao sociólogo Roberto Freire. Ele tem por base uma educação voltada para o desenvolvimento e aprimoramento do indivíduo enquanto pessoa inserida na sociedade. Logo, a educação teria um espectro relacionado ao desenvolvimento social.

Os pedagogos têm cada vez mais apresentados funções mais dinâmicas dentro da realidade educacional. Isto é devido às novas demandas, que necessitam de profissionais mais versáteis, com maior capacidade adaptativa, frente aos novos modelos pedagógicos encontrados, no sentindo de tornar os indivíduos mais ativos dentro do processo de aprendizagem, contribuindo com os docentes, no processo de ensino. Mas para isso, é necessário que haja um bom relacionamento entre esses profissionais no ambiente de trabalho.  Conviver bem com as pessoas é uma das condições necessárias para criar um ambiente de trabalho agradável em todas as áreas de atuação, inclusive na Educação. Porém a responsabilidade de criar e manter o clima de cooperação é do próprio coordenador, que tem o papel de líder dos processos de planejamentos e de formação, assim como recepcionar novos integrantes de profissionais ao corpo docente. É imprescindível realizar esse acolhimento com tempo suficiente para solucionar dúvidas, integrar os novatos à equipe, apresentar a estrutura escolar, mostrando que eles terão todo o apoio que precisarem.

É importante que a equipe gestora mostre a escola a quem acaba de chegar, uma vez que os novatos precisam ter uma visão ampla da instituição. Tudo pode começar pelo projeto político pedagógico. Os professores devem saber todas as diretrizes para que possam se adaptar adequadamente. Eles devem conhecer seus direitos e deveres.

Qual a atitude do pedagogo atuante na gestão, diante das “relações de poder” e “resistências” presentes na escola?

Diariamente nos deparamos com situações em nossa área de atuação onde presenciamos profissionais cansados, desgastados, mal humorados que fazem qualquer coisa para alcançarem lugares mais elevados sem levar em consideração a amizade e o profissionalismo; ou seja, deixam de lado a ética profissional e a amizade para se promoverem. O prazer de exercer a profissão já não faz mais parte de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com