TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS METODOLOGIAS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS CÁRNEOS COM CARNE DE CAVALO

Por:   •  24/8/2022  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

O consumo de carne de cavalo depende, principalmente dos hábitos alimentares das populações que habitam em algumas regiões. Normalmente, a carne de cavalo é consumida nos países que a produzem. A textura da carne de cavalo é relativamente firme e o seu sabor é adocicado por conter muito glicogênio em comparação a outras espécies. Esta carne também contém alto teor de água, proteínas, ferro e vitaminas hidrossolúveis. Há menor teor em lipídios e elevado teor de fibras musculares.

Apesar do consumo deste animal ser uma prática comum em certas regiões, a detenção de carne de cavalo em produtos alimentares gerou um escândalo internacional, uma vez que sua presença não estava confirmada na rotulagem. A não indicação desta espécie resulta em fraude alimentar uma vez que o consumidor não pode optar pela ingestão deste tipo de carne. Além de colocar a saúde do consumidor em risco quando as carcaças inseridas na cadeia alimentar tenha sido tratadas com a substancia fenilbutazona, utilizada em um medicamento veterinário. A fenilbutazona é considerada tóxica para a medula óssea e a exposição a esta substância tem sido associada a uma anemia aplásica.

As incidências globais de adulteração dos alimentos são cada vez mais comuns o que leva à perturbação do comércio internacional devido a disputas frequentes sobre os requisitos da qualidade e segurança alimentar.

Após o escândalo internacional de 2013, muitas metodologias para análises dos produtos com carne foram desenvolvidos, entre elas um método PCR, onde utiliza-se um gene mitocondrial a fim de detectar a presença da carne de cavalo nos alimentos. Diante das 67 amostras comerciais contendo carne na rotulagem pôs se considerarem ser as mais propícias de serem adulteradas com adição de carne de cavalo. Das amostras testadas, 33 foram adquiridas em 2012 - período anterior ao escândalo da carne de cavalo. Aos 34 restantes foram adquiridas em 2013/2014 - anos posteriores ao escândalo. Nesta amostragem, foi revelado a presença da carne de cavalo em duas amostras de hambúrgueres e salsichas e que não estavam especificados na rotulagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com