TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos organicos e convencionais

Por:   •  17/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS

BRUNA EMANUELE PEREIRA CARDOSO

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

TERESINA

2015

BRUNA EMANUELE PEREIRA CARDOSO

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

PROFESSORA: Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo

MSc. Rayssa Gabriela Costa Lima Porto

TERESINA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

METODOLOGIA6

RESULTADO E DISCUSSÃO7

CONCLUSÃO9

REFERENCIAS10

APENDICES11

1 INTRODUÇÃO

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores (BORGUINI & MATTOS, 2002).

No Brasil, o sistema orgânico de produção está regulamentado pela lei federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que contém normas disciplinares para a produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação da qualidade dos produtos orgânicos, sejam de origem animal ou vegetal (FRANCO,2003).

Atualmente, a Instrução Normativa nº.16 do MAPA dispõe que, para a venda desses produtos, a qualidade orgânica deve ser garantida por uma pessoa jurídica denominada Certificadora, que se trata de uma entidade especializada na avaliação da conformidade de produtos, processos e serviços. Assim, o alimento orgânico certificado colocado no mercado de consumo recebe um selo de certificação na rotulagem, com o objetivo de informar ao consumidor que ele foi auditado e está em conformidade com as normas da produção orgânica (OLIVEIRA,1990).

A embalagem é um meio de acondicionamento para transporte, manuseio e identificação do produto e tem, entre suas funções, a proteção, a conservação, a facilitação de armazenamento e a diminuição do desperdício (CARRANO,2008).

Analisar o melhor modelo de embalagem faz parte do processo de colocação do produto no mercado de consumo. O vidro é um exemplo de embalagem que praticamente não exerce influência sobre o produto nele armazenado, e possibilita uma boa conservação de alimentos. Na agricultura orgânica, muito tem se discutido sobre a melhor embalagem para acondicionar produtos, e já se tem notícias sobre embalagens biodegradáveis e materiais similares que visam dar sustento ao conceito de produto ambientalmente adequado (JAY, 2005).

O rótulo serve ainda como um veículo de comunicação durante o processo de comercialização, transmitindo ao consumidor informações de cunho legal e comercial sobre o produto. Lembramos que expressões que prometem “milagres” com relação à saúde são proibidas na rotulagem. Além disso, advertências sobre alimentos com ingredientes transgênicos ou que contenham glúten, devem constar no rótulo do produto, dada a sua importância para a saúde do consumidor (CARRANO,2008).

Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi comparar o rótulo de alimentos orgânicos e convencionais quanto aos ingredientes e valor nutritivo, bem como analisar as controvérsias referentes ao status do alimento orgânico por meio de artigos científicos.  

2 METODOLOGIA

A prática foi realizada no laboratório de bromatologia e bioquímica de alimentos, na Universidade Federal do Piauí. Utilizou-se na prática alimentos orgânicos e convencionais, ambos rotulados, e artigos científicos para comparar os dois tipos de alimentos.

Primeiramente foi realizado um grupo de discussão sobre os artigos que abordavam as principais características do sistema orgânico, bem como as principais diferenças entre alimentos orgânicos e convencionais. Após o embasamento teórico sobre o tema, os alunos identificaram as principais diferenças no rotulo de alimentos orgânicos em detrimento dos convencionais e estabeleceram sua conformidade, ou não, de acordo com a legislação vigente.

3 RESULTADO E DISCUSSÃO

Os resultados comparativos entre as características dos alimentos orgânicos e convencionais encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1. Comparação das características organolépticas de produtos convencionais e orgânico, Universidade Federal do Piauí, 2014.

APARÊNCIA

TEXTURA

AROMA

SABOR

SUCO DE UVA ORGÂNICO

Mais brilhoso

Mais encorpado

Próprio de suco de uva

Azedinho suave

SUCO DE UVA CONVENCIONAL

Mais opaco

Mais diluído

Próprio de suco de uva

Sabor mais oxidado

EXTRATO DE TOMATE ORGÂNICO

Alaranjado

Liquido

Mais acido

Sabor próprio de tomate adocicado

EXTRATO DE TOMATE CONVENCIONAL

Vermelho

Pastoso

Suave

Acido

BISCOITO ORGÂNICO

Granulado

Arenoso

Mel

Doce (gosto de mel)

BISCOITO CONVENCIONAL

Uniforme

Mais seco

Frutas vermelhas

Suave (gosto de frutas vermelhas)

Fonte: dados do autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com