TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sistema Digestório

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                   [pic 1]

                                           TRABALHO DE ANATOMIA 

Aluna: Dayane Schimidt Figueira                                     Matricula: 201802450432

Curso: Nutrição                                                                  Professor: Bruno Petris

Análise sobre os principais problemas que acometem o Sistema Digestório

Material de apoio: vídeo 14 sobre sistema digestório disponibilizado na plataforma “sala de aula”.

O sistema digestivo começa pela boca, passando pela Faringe, Esôfago, Estômago, Intestinos Delgado e Grosso e por fim, o reto. Ainda conta com diversos anexos como: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua. Presentes nos processos de ingestão, processamento, extração de nutrientes ou eliminação. Esse sistema é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo, sem absorção correta dos nutrientes prejudica seriamente a nossa saúde.

Mas quando ocorre um desequilíbrio, as principais doenças que podem aparecer começam geralmente pela a diarreia que a mais comum delas, que mostra uma desordem no sistema digestório, mas normalmente decorre de infecções virais como a gastroenterite ou vírus intestinal. Outro exemplo é a Apendicite ela ocorre quando tem um inchaço que pressiona o órgão que pode ser por tumores ou fezes, gerando uma inflamação, levando a retirada desse órgão. Faringite é outra das principais doenças causada por vírus ou bactéria que causa várias alterações nessa região, como incomodo nos músculos da região do pescoço, rouquidão, dificuldade para engolir e entre outros.

Uma das mais conhecidas é a gastrite, caracteriza-se pela inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste o estômago. Causada pelos maus hábitos alimentares, vícios como cigarro e bebida, além de excessos medicamentosos que sobrecarregam a região. Os principais sintomas incluem a perda do apetite, irregularidade intestinal, náuseas, azia, queimação, são alguns dos principais sintomas. Já a pancreatite é uma inflação do pâncreas, que ocorre pela presença de um pseudocisto pancreático ou um abscesso pancreático, causando desconfortos como perda de peso, náuseas, sudorese, pele amarelada, fria e úmida. A dor abdominal e fezes gordurosas podem ser observadas, indicando o mau funcionamento dessa glândula.

Por fim temos o câncer, uma das maiores causas de morte, especialmente entre os homens, o câncer de estomago e câncer de cólon se caracterizam pela formação de tumores que acometem o sistema gastrointestinal. Estão entre os cânceres com mais incidência no mundo. O grande perigo dessa doença é que seu estágio inicial é assintomático, podendo ser facilmente confundido com outras doenças do trato digestivo. Sintomas comuns a outras enfermidades como diarreia ou constipações, sangramentos, fezes escuras e pastosas, região anal dolorida, cólicas, gases, fraqueza e fadiga são sintomas conhecidos. Essa é a razão pela qual nenhum dos sintomas relacionados às doenças gastrointestinais devem ser ignoradas, ainda mais quando são frequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (126.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com