TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps nutricao diretrizes curriculares

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo deste relatório foi realizar uma síntese histórica do processo de surgimento da nutrição e seu cenário atual no pais enfatizando então sua criação e situação, abordando seus aspectos e suas referidas leis que ao exercer a profissão. O Nutricionista  deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação; deve, ainda estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.

 A profissão nutricionista nos anos 70 apontou uma elevação do número de profissionais na área de nutrição e com o tempo ocorrerá uma maior redistribuição geográfica de nutricionistas, mudanças no mercado de trabalho e área de atuação profissional.
 Em agosto de 2009, existiam 391 Cursos de Nutrição no Brasil (324 privados e 67 públicos), com 49 185 vagas anuais. Em junho de 2009, existiam 60 554 nutricionistas registrados no País, perfazendo uma relação de um nutricionista para cada 3 162 habitantes. De acordo com a pesquisa do Conselho Federal de Nutricionistas, em 2005, o nutricionista brasileiro apresentava o seguinte perfil: 96,5% do sexo feminino; 79,4% entre 20 e 40 anos; 53,6% solteiros; 79,1% de cor branca; 41,7% atuando em nutrição clínica; 32,2% em alimentação coletiva; 9,4% em ensino (docência); 8,8% em saúde coletiva; 4,1% em nutrição esportiva e 3,7% em indústria de alimentos. 
            Em 20 de outubro de 1978, foi criada a Lei nº. 6.583 que rege o Conselho Federal de Nutricionista e foi regulamentada em 30 de janeiro de 1980, pelo Decreto nº 84.444. Tem como poder normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar a profissão de Nutricionista, a criação do mesmo foi uma mobilização de profissionais, estudantes e entidades da área, que defendiam a dependência do órgão.
Com sua primeira entidade da categoria a Associação Brasileira de Nutrição (ABN) criada em 1949 que resultou na regulamentação da criação dos conselhos; sendo assim em 20 de outubro de 1978 criado o Conselho Federal de Nutrição (CFN) pela lei de nº 6.583, com sua regulamentação em 30 de janeiro de 1978 com o decreto de nº84. 444, sendo que em 17 de setembro de 1991 a lei de nº8.324 substituiu a de nº5.276.
Fundamentando sua atuação de normatizar, orientar, disciplinar e de fiscalizar o exercício profissional
do nutricionista em todo território nacional e também de fiscalizar os Conselhos Regionais de Nutrição (CRN).
Sobre a lei 8.234 de 17 de setembro de 1991 comenta sobre os cursos voltados a área de nutrição, e de diplomas adquiridos em território estrangeiro serão igualados passando pelas leis vigentes no país; da carteira de habilitação que terá validade equivalente aos de outros documentos em certas circunstâncias e da participação efetiva dos profissionais em equipes multidisciplinares e de poder elaborar e revisar as legislações e códigos.
Sendo aos conselhos federais e regionais de nutrição a fiscalização destas normas acima descritas entrou em vigor na presente data.
Sobre a lei 6.583 de 20 de outubro de 1978, onde surge à criação dos Conselhos Federais e Regionais de Nutrição (CFN e CRN) enfatiza as finalidades principais da profissão como a de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, sendo que sua sede fixada no Distrito Federal (DF) e as suas jurisdições em todo território nacional, sendo os conselhos constituídos por 9 membros com numero igual de suplentes que tem deu mandato de 3 anos elegidos por um colégio eleitoral. 

Este trabalho possibilitou ter uma observância geral da profissão de nutricionistas, uma grande renovação e ampliação na área de nutrição no Brasil no decorrer dos anos, analisando o perfil do aluno de graduação do nutricionista, procurando um maior envolvimento com os profissionais, ocorrendo a regulamentação do curso de nutrição, havendo comparações das décadas anteriores, até os dias de hoje, com muita mudança na profissão. Onde novas áreas de expansão no qual vem atuando o profissional pode ser direcionada para tecnologia de alimentos, consultoria, marketing, acessória, hotelaria, gastronomia, atendimento domiciliar,(home care),personal diet, nutrição em estética, nutrição esportiva, nutrição para fins especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com