TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodisponibilidade de nutrientes : Cálcio

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

Biodisponibilidade de nutrientes: Cálcio

Introdução

A biodisponibilidade de um nutriente pode ser definida como a acessibilidade do organismo para processos metabólicos e fisiológicos, ou seja, a eficiência em que os nutrientes são absorvidos e utilizados pelo organismo em suas vias metabólicas normais. Em níveis fisiológicos a biodisponibilidade de um nutriente pode ter efeito benéfico, como também o seu excesso pode conferir efeito toxicológico.

Alguns fatores podem afetar a biodisponibilidade de um nutriente, como, a concentração de um nutriente, condições nutricionais e saúde do paciente, perdas por excreção, entre outros.

Cálcio

O cálcio é um elemento fundamental para o organismo, e sua importância está relacionada com o papel que desempenha, como construção da massa óssea e manutenção da estrutura e rigidez do esqueleto, é proveniente da dieta, dependente de vários fatores como quantidade ingestão, absorção e excreção. As recomendações variam dependendo do estágio de vida em que o paciente se encontra, por exemplo, fase de crescimento, gravidez e lactação ou velhice.

Vitamina D

A vitamina D é uma molécula hormonal que regula o metabolismo do cálcio no organismo, sendo assim, uma de suas funções é manter o cálcio em um estado normal, sendo capaz de fornecer as condições adequadas para as funções metabólicas, por exemplo a mineralização óssea. Ele estando envolvido no crescimento do esqueleto, a vitamina D se torna essencial na infância e adolescência. É por isso que a deficiência da vitamina D pode causar retardo do crescimento e anormalidades ósseas, aumentando o risco de fratura na vida adulta.

A relação do cálcio e a vitamina D, estão ligados diretamente ao crescimento saudável do paciente, e a redução da ingestão deles pode ter influencia negativa no desenvolvimento dos ossos, podendo causar raquitismo, que é o resultado final da deficiência de vitamina D, mas também pode influenciar na altura do paciente.

Durante a adolescência as necessidades de cálcio são maiores do que em qualquer outra fase da vida, pois é fase que ocorre o desenvolvimento muscular esquelético e mineralização óssea, que é proveniente da dieta, nessa fase observa-se uma redução da excreção do cálcio, mas isso depende que a vitamina D esteja em níveis adequados.

Outra tese é que a absorção de cálcio está diretamente relacionada com a maior superfície intestinal dos indivíduos mais altos.

Conclusão

Pode-se concluir, que a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante o crescimento, são importantes para o desenvolvimento ósseo, e sua baixa ingestão pode causar deficiências ósseas no futuro do paciente.

Referências bibliográficas

J. Pediatr. (Rio J.) V.84 n.5 Porto Alegre set. / Out. 2008 – A importância para o crescimento o consumo diário de cálcio e vitamina D.

Rev. Nutr. vol.24 no.2 Campinas março / abril 2011 – Prebióticos e seu efeito sobre a biodisponibilidade do cálcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com