TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO NUTRICIONISTA

Por:   •  16/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 11

barros e vieira 13 de junho numero833 medico wilson de barros as 7 h 75592 saia ou vestido  [pic 1][pic 2]

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Curso de Graduação em Nutrição

CONHECENDO O NUTRICIONISTA

MARCELA ALVES BEZERRA

CUIABÁ-MT

2013

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Curso de Graduação em Nutrição

Conhecendo o Nutricionista

Marcela Alves Bezerra

Síntese para a avaliação da disciplina Atividade Integradora 1, no Curso de Graduação em Nutrição, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá.

                                                               Orientadora: Profa. Maria Aparecida Lima Lopes        

CUIABÁ-MT

2013

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO........................................................................................... 4
  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .........................................................5
  • OBJETIVO....................................................................................................6
  •  OBJETIVO GERAL....................................................................6

3.2 OBJETIVO ESPECIFICOS.............................................................6

  • REFLEXÃO SOBRE O TEMA..............................................................7
  • CONCLUSÃO..............................................................................................12
  • REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................13

1- INTRODUÇÃO

Ao sair do ensino médio muitos adolescentes se deparam com as incertezas de uma escolha profissional, na qual irá dedicar-se grande parte de sua vida. A preocupação em tomar a decisão correta assombra milhares de jovens todos os anos. Dessa forma é importante ter o devido interesse e pesquisar a fundo sobre a profissão escolhida.

Essa síntese visa identificar as diversas áreas de atuação de um nutricionista, dispondo-se a uma reflexão sobre a inserção social e das práticas desse profissional ligada a uma área especifica seja ela (Alimentação coletiva, Nutrição Clínica, Industria de alimentos, Nutrição esportiva, Saúde Coletiva, Ensino/Educação e Marketing).

2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com a pesquisa, FONSECA E SANTANA (2011), descreve a atuação do profissional da Nutrição como promotor da saúde, as dificuldades e os grande s desafios encontrados nessa área; já VASCONCELOS (2002), contribui com uma breve análise histórica do profissional de Nutrição, e para complementar GIL (1986), relata dados do progresso do curso de Nutrição no Brasil.

Para melhor compreensão de Leis, Normativas, Legislação e Códigos, foi realizada a consulta em site Conselho Federal de Nutricionistas (2004).

Com a ajuda do site do MINISTERIO DA SAUDE (2005 e 2012), foram constatados os programas em que o profissional é inserido e o redirecionamento desse profissional antes e após a conclusão do curso.

Para obter informações do perfil de egresso da Faculdade de Nutrição (FANUT) e as diretrizes da Universidade Federal de Mato-Grosso, foi consultado o site da UFMT (2010).

3-OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer a profissão do nutricionista enquanto profissional da saúde.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar o perfil de egresso do nutricionista de acordo com a relação entre as áreas da nutrição e suas competências técnicas; relacionando-as com o código de ética e as normativas definidas pelo Conselho Federal de Nutricionistas e o Conselho Regional de Nutricionistas;

 Analisar a participação desse profissional nas políticas públicas (nos PSFs) com o propósito de prevenir e estimular hábitos saudáveis para uma melhorar a qualidade de vida da população;

 Conhecer a história do nutricionista no decorrer do tempo;

 Identificar o perfil do nutricionista segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT).

4- REFLEXÃO DO TEMA

  A profissão do nutricionista iniciou-se no final da década de 30, com um curso, depois foram criados mais dois na década de 40, três na de 50 e um na década de 60, permanecendo este total de sete cursos até metade da década de 70. De 1939 até 1982 formou-se no Brasil cerca de 4000 profissionais. Em quatro anos a categoria cresceu 125% e cresceu 25% a mais do que cresceria em 40 anos com uma alta concentração de profissionais na região sudeste no país (GIL, 1986).

“No Brasil, a regulamentação da profissão de nutricionista ocorreu em 24 de abril de 1967, quando foi sancionada pelo então Presidente da República, General Artur da Costa e Silva, a Lei nº 5.276, que dispõe sobre a profissão de nutricionista, regula seu exercício e dá outras providências. Esse instrumento legal vigorou até 17 de setembro de 1991, quando foi revogado pela Lei nº 8.234, atualmente em vigor.” (Vasconcelos, FAG. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. 2002).

 No estado de Mato Grosso o Curso de Graduação em Nutrição foi criado em 1978, no mesmo ano foi criado também o Departamento de Nutrição integrante do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Anos mais tarde foi criada a Faculdade de Nutrição composta por um Departamento de Alimentos e Nutrição e a Coordenação de Ensino de Graduação em Nutrição. Segundo o Projeto Político Pedagógico do Curso de Nutrição o profissional nutricionista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso tem como perfil:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (413.4 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com