TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contextualizada Técnica Dietética

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Contextualizada – Técnicas Dietéticas Básicas

NOME: Fabiana de Oliveira Barbosa

MATRÍCULA: 01483199

CURSO: Nutrição

POLO: Parangaba

 

Nós estudamos como é importante a medição adequada e correta de cada ingrediente, em uma receita. Nosso desafio nesse momento é composto duas etapas:

Etapa 1: escolha um tipo de alimento (seco, líquido ou gorduroso). Após a escolha do seu alimento, você deve pesar em uma balança, 1 medida caseira da sua escolha (copo, colher, xícara, etc.) desse alimento, da forma que você sempre pesou para preparar uma receita. A seguir, anote o peso.

O alimento escolhido foi o arroz, um alimento seco. De acordo com Nogueira, (2021, pg 18), “os alimentos secos pode apresentar diversas formas (pós, grãos, pedaços, tabletes, entre outros”). Como medida caseira utilizei xícara de chá, e após retirar a tara da balança pesei o arroz obtendo um total de 137 g, conforme imagem abaixo.

[pic 1]

[pic 2]

Etapa 2: retire o alimento do utensílio escolhido. Agora, você irá seguir a técnica adequada, descrita no e-book, para o tipo de alimento que você escolheu: seco, líquido ou gorduroso. Anote o peso.

Conforme descrito para garantir uma medida mais precisa é necessária uma atenção especial como seguem: alimentos secos não devem ser pressionados, quando ingrediente apresentar grumos é se necessário desfazê-los e se necessário for o ingrediente pode ser peneirado. O manipulador deve utilizar colher para encher o recipiente, quando estiver completo é imprescindível que o ingrediente seja nivelado à borda do recipiente utilizando uma espátula ou faca. (NOGUEIRA, 2021)

Para realização da atividade fiz como as orientações acima, e o peso ficou então em 173g, conforme imagem abaixo.

[pic 3]

                                   Fonte: Autor

Queremos saber: houve diferença no peso entre as técnicas? Se sim, qual é essa diferença entre os pesos?

Conforme demonstrado nas imagens, a primeira medida onde não houve atenção a forma de mensurar o alimento o peso obtido foi de 137g, já na segunda medição, tomando cuidado para seguir as orientações apresentadas pelo autor o peso obtido passou para 173g, com uma diferença de 36g.

Você acha que essa diferença pode influenciar no resultado de uma preparação?

Um dos elementos mais importantes para o sucesso da preparação culinária é a medição adequada e correta de cada ingrediente, no entanto, é impossível que os ingredientes sejam medidos com total exatidão, principalmente quando se utiliza medidas usuais de consumo ou medidas caseiras como xícaras, copo, colheres, concha, escumadeiras, entre outros. Isso se dá visto que os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com precisão matemática, deve-se então considerar as diferenças de volume entre os vários utensílios usados como medida, além da maior ou menor acomodação do alimento no recipiente. Com isso, dependendo do manipulador o cardápio elaborado terá maior ou menor probabilidade de sair semelhante em cada repetição. (NOGUEIRA, 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (153.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com