TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da qualidade físico-química de frutas

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE AMIDO DE TUBÉRCULOS

Universidade Federal do Rio Grande – FURG/SAP

Matérias Primas Agropecuárias – Prof. Dr. Cristiano Schmidt

Nicolas Schmidt - 48573

[pic 2]

1 – INTRODUÇÃO

        

2 - METODOLOGIA

O experimento foi conduzido no Laboratório de Matérias-Primas da Universidade Federal do Rio Grande – FURG onde foi feita a caracterização do amido de dois diferentes tubérculos, o aipim e a batata. Estes dois tubérculos foram divididos em dois grupos, cada grupo ficou responsável por analisar uma das amostras.

2.1 - EXTRAÇÃO DO AMIDO

        Foram pesados 500g de amostra para proceder com o descascamento, cortando em pedaços para facilitar a trituração completa em um liquidificador com 500ml de água destilada. Esta amostra foi filtrada, em pano filtrante, e o filtrado (leite de amido) foi recolhido em um béquer.

        O resíduo foi colocado novamente no liquidificador para sua extração com 300ml de água destilada. Filtrando novamente em pano filtrante. A amostra foi deixada em descanso por aproximadamente 15min para decantar no béquer, após este período de tempo o sobrenadante foi desprezado e em seguida adicionado mais 500ml de água, misturando para posterior descanso novamente por aproximadamente 15 min. Uma porção do sobrenadante foi removida e o restante foi filtrado em papel filtro (tarado) usando funil de bucher sob vácuo.

        Amostras de amido úmido foram tomadas, procedendo a um ensaio de umidade (feito em duplicata) pesando 5 g em capsulas de porcelanas taradas. A quantidade de amido seco foi determinada expressando o resultado em porcentagem de rendimento.

2. Determinação da temperatura da pasta

- Fazer uma suspensão com 5g do amido úmido e 100 mL de água destilada.

- Aquecer lentamente esta suspensão, mexendo sempre, e controlando o aumento de temperatura. Quando a viscosidade começar a aumentar, anotar a temperatura. No momento em que toda a massa atingir a máxima viscosidade, registrar o respectivo valor de temperatura.

- Comparar a suspensão feita com as amostras com uma de amido de milho (Maizena). Registrar a faixa correspondente ao início e término do processo de gelatinização, e comparar os géis formados.

3. Observação dos grânulos de amido

- Colocar uma porção pequena de amido úmido sobre uma lâmina e proceder à observação no microscópio (ocular 10X, objetiva 40) dos grânulos de amido da amostra. Comparar com os grânulos de outras fontes.

- Montar uma segunda lâmina com o amido úmido e adicionar uma gota de lugol, e observe ao microscópio.

        

3 – RESULTADOS E DISCUÇÃO

        

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

        

5 – REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com