TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica

Por:   •  8/12/2015  •  Resenha  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Análise: os relatos deverão ser analisados em confronto com a literatura. Pelo menos duas referências deverão ser utilizadas para analisar os resultados, os quais deverão estar presentes nesse item em forma de vinhetas, ou seja, trechos da entrevista/discussão que ilustrem aquilo que vocês estão querendo enfatizar a respeito dos dados.

Proposta de intervenção: a partir da análise do (s) relato (s) deverá ser apresentada uma proposta de intervenção focada na melhora da qualidade de vida. Essa proposta deve estar em acordo com o entendimento da OMS para qualidade de vida.

Há um número crescente de deficientes físicos inseridos na busca de longevidade com qualidade de vida. O fato de uma pessoa ser deficiente física ainda gera pré-conceitos, que vem sendo aos poucos desmitificados, tais como o pensamento da dependência e improdutividade.¹

Referencias:

  1. Resende M.C, Gouveia V.V; Qualidade de vida em adultos com deficiência física; Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(1), 99-106, 2011.

[pic 1]

O que é qualidade de vida pra ti?

Minha qualidade de vida é saúde, ter bastante saúde. Apesar de estar na cadeira sempre me achei com bastante saúde, com bastante vontade de fazer o que eu faço, que é gostoso, maravilhoso, e continuar vivo. Não adianta, por que se a gente olhar para trás, tem sempre alguém pior que a gente, então não reclamo da vida, toco ela pra frente.

 O que é importante para tua qualidade de vida?

Tudo que eu tenho, tudo que eu consegui, está bom assim, não preciso de mais nada, tenho bastante amigos que é o mais importante, que é incrível. Sou feliz assim, não pelo dinheiro, mas pelo contato que eu tenho com as pessoas. Meus pais moram na praia, vou pra praia no verão, minha vida é formidável do jeito que eu levo.

O que prejudica teu bem-estar?

Olha, tem ruas que é difícil se locomover, tem paradas de ônibus, os ônibus estão bons, mas tem motoristas que não gostam de descer do ônibus para abrir a plataforma, inventam que está estragado, tem uns que não param, por que estão com pressa, mas logo em seguida, vem outro, não tem importância. Mas uma dificuldade se pegar a Av. Sertório por exemplo, muitos terminais não têm rampa para acesso, é muito importante não só para mim, mas tem muitos cadeirantes que não tem acesso. Tem restaurantes que eu sou atendido na rua, sou muito bem atendido, mas fico na rua, e falo para eles que é muito importante ter acesso, pois muitas pessoas pensam que eu estou mendigando um prato de comida, então ficaria melhor para mim e para eles, eles ficam de providenciar, porém não fazem. Falta interesse das pessoas e governo para facilitar a acessibilidade.

QUERIA SEGUIR 2 TIPOS DE CARREIRA, RADIALISTA OU PALESTRANTE. SOU COMEDIANTE DE RUA, ARTISTA DE RUA, MEU NEGOCIO É BRINCAR, SORRIR, PASSAR BOAS PALAVRAS PARA AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, QUE O ESTUDO É EM PRIMEIRO LUGAR, DOU MUITA FORÇA, SINCERAMENTE, PARA OS ADOLESCENTES.

Intervenção quanto a acessibilidade

O que dificulta a vida do entrevistado, é a falta de acessibilidade. Outros fatores como: interação social, apoio familiar, depressão; não é aparente, conforme o que o mesmo nos relatou durante a entrevista.

Há um descaso em nosso país na questão de acessibilidade a portadores de deficiências, principalmente as que acometem a mobilidade do indivíduo. Conforme o artigo científico sobre Acessibilidade Urbana de Almeida et al (2012) segundo dados do IBGE, no ano 2000, 23,06% da população era composta por idosos, portadores de algum tipo de deficiência física ou dificuldade de locomoção, sendo assim, esta parcela significativa encontra-se impedida de exercer plenamente sua cidadania na medida em que possuem sérias dificuldades de se locomover em espaços urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (151.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com