TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha tecnica

Por:   •  30/11/2015  •  Abstract  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

ETEC PROFESSOR CAMARGO ARANHA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

FABIANA UTAGAWA

GABRIELA BORBOREMA

JADI ARANTES

        

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

ATIVIDADE SOBRE O FILME “CORRENTE DO BEM”

        

        

SÃO PAULO

2015


Perguntas:

  1. Quem a corrente do bem, o protagonista desenvolveu uma teoria para mudar o mundo. Descreva sobre esse plano, como se desenvolvia e qual o resultado obtido.
  2. Analise 3 personagens relatando como suas vidas foram mudadas pelos planos de Trevor.
  3. Assim como o tema da redação Enem 2015, a violência contra mulher foi abordada. Como a violência contra Arlene era entendida por Trevor e Eugene?
  4. Se o desafio “Faça algo que modifique o mundo” fosse dado a você, o que você faria? Como colocaria em prática?

Resolução:

  1. O protagonista - Trevor - desenvolveu a partir de um projeto de sua escola, que tinha como propósta fazer com que os alunos tentassem resolver algum problema da sociedade, uma teoria conhecida como “Passe adiante”. A ideia inicial de Trevor era ajudar as pessoas a sua volta, primeiro foram três pessoas que Trevor escolheu (Arlene, Eugene e o moço drogado), essas três pessoas tinham que continuar com o desafio e ajudar mais três pessoas e assim por diante. Mesmo com muita dificuldade a princípio, Trevor conseguiu ajudar mais pessoas do que imaginara, sua ideia conseguiu se espalhar e chegar até a cidade grande.

  1. Arlene (mãe de Trevor) – Arlene era uma alcóolatra, que trabalhava o dia inteiro para que pudesse sustentar sua família. Sua vida mudou após a intervenção de Trevor e sua teoria, ela conheceu Eugene (professor) e com sua ajuda conseguiu parar com o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, percebeu que não precisava do marido em casa e que o marido lhe fazia mal, não apenas a ela mas também a Trevor, melhorando assim seu relacionamento com Trevor, teve a coragem de “expulsar” o marido de suas vidas e também conseguiu reatar  seu relacionamento com sua mãe, que não via há muito tempo.[pic 1]

TrevorArleneVó de Trevor

Eugene – professor de Estudos Sociais de Trevor, tem sua vida mudada assim como Arlene, ambos se ajudam no filme e juntos conseguem superar diversos problemas tanto do presente, quanto do passado. Ele consegue se abrir com Arlene sobre o trauma que sofreu na infância, o motivo de sua cicatriz e consegue encontrar o amor junto a Arlene.[pic 2]

TrevorEugeneArlene

Moço da rua – Com a ajuda de Trevor, este moço que antes morava na rua e comia restos de comida, conseguiu um emprego e melhorou de vida, apenas precisava de um empurrãozinho.

Trevor Moço da rua[pic 3]

Vovó do Trevor – Morava na rua, não mantinha contato nem com o neto e nem com a filha e era alcóolatra. Mas após o reencontro com a filha consegue fazer uma pausa com a bebida para que pudesse voltar a ver Trevor.

ArleneVovóAssaltante[pic 4]

  1. Eugene se identificou com Trevor pois ambos passaram por situações semelhantes, abuso por parte dos pais -  Eugene que sofreu com a violência exercida por seu pai o que quase o matou e Trevor que sofria ao ver sua mãe apanhar e nada fazer. Eugene não aceitava a forma com que Arlene resolvia o problema do pai de Trevor,  ela apanhando para “proteger” Trevor que por sua vez não entendia o porquê de sua mãe continuar voltando ao homem que a machucava e consequentemente o machucando também.

  1. Como sabemos a sociedade atual possui diversos problemas que poderiam ser resolvidos com a ajuda da própria população. Para nós mulheres, como foi abordado no filme, os problemas são incontáveis, se o desafio “faça algo que modifique o mundo” nos fosse dado, provavelmente focariamos nesse problema que hoje é muito debatido, mas ao mesmo tempo pouco são os resultados positivos obtidos. Deveriamos nos unir e trabalharmos para um bem maior, ao inves de ficarmos presos em nossos próprios mundos. O problema do outro com certeza pode se tornar seu problema amanhã, claro que para obtermos esse resultado demoraria, da mesma forma que ocorreu com a teoria de Trevor, mas se nós conseguirmos sair do rotina pelo menos uma vez no dia e realizarmos um ato de bondade e gentileza ao próximo, esse ato que pra você pode não ter significado muito, para a outra pessoa pode mudar tudo.

-Exemplo: Esses dias apareceu uma notícia que dizia que um homem conseguiu salvar uma menina de ser sequestrada em um ônibus, após fingir ser seu primo. O “sequestrador” já tinha planejado tudo, inclusive ameaçou a menina para que esta não contasse nada. O homem que nada tinha a ver com a menina, percebeu que algo estava errado e mesmo não a conhecendo fingiu ser seu primo, conseguindo salva-la para que o pior não lhe acontecesse. Se esse homem não tivesse interferido, o pior poderia ter ocorrido a menina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com