TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gastronomia pesquisa de campo

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

 

EDGAR CANDIDO TCHOLAKIAN

GASTRONIMIA:PESQUISA DE CAMPO REFERENTE AO DIFERENCIAL DO RESTAURANTE MIRANTES

Palhoça

2015

EDGAR CANDIDO TCHOLAKIAN

GASTRONIMIA:PESQUISA DE CAMPO REFERENTE AO DIFERENCIAL DO RESTAURANTE MIRANTES

Neste estudo, iremos conhecer um pouco mais

a rotina de um restaurante de médio porte

na região de florianópolis.

Prof. Tyelle Wiggers

PALHOÇA

2015

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................................................4

Pesquisa.......................................................................................................................5-6

Foto ambiente............................................................................................................................7

Conclusão..................................................................................................................................8

Referencias................................................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa iremos desenvolver um bate papo informal com o gestor do Restaurante Mirantes, unidade Kobrasol/SJ, para que possamos ter o Maximo de nossos questionamentos respondidos para fins de pesquisa e de conhecimento do dia-a-dia do restaurante, sobre suas dificuldades, as habilidades desenvolvidas e tentar entender como manter um restaurante de sucesso a tanto tempo no mercado.

PESQUISA DE CAMPO

        O Gestor Tomaz Cunha me recebeu em seu estabelecimento no dia 14 do mês de abril do ano de 2015. Tomaz me informa sobre o diferencial de seu estabelecimento e também nos apresenta todo o restaurante, desde a cozinha industrial que possui ótimos equipamentos de boa qualidade e recentemente adquiridos. O Mirantes tem ótima localização, junto ao centro comercial de Campinas, próximo a Presidente Kennedy uma das principais vias da cidade, seu Buffet conta uma variedade enorme e com o maior diferencial apresentado diante dos concorrentes, os grelhados feitos na hora para o cliente.

        Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os diferenciais e qualidades do Restaurante Mirantes desde o seu Buffet variado em que agrada a seus clientes dia-a-dia até o desempenho de sua equipe de trabalho, formada por 13 funcionários que semestralmente passam por treinamentos para manter o bom padrão de atendimento que tanto lhe rende elogios na pesquisa de satisfação feita voluntariamente por seus clientes ainda em mesa.

        O Gestor Tomaz me conta como é feita a contratação de seus funcionários. Que apesar de se tratar de um restaurante, tem um processo de contratação bem especifico para que possa ter uma boa seleção de funcionários. Tomaz conta ainda que a qualidade e comprometimento de seu restaurante é o que faz com que ele se destaque tanto na região. Mantemos o padrão de qualidade de nossos fornecedores, nos certificando da qualidade dos produtos em que trabalhamos.

        O Gestor informa também o método de sucesso obtido diante de seus colaboradores, o restaurante dispõe de bons benefícios para seus funcionários, desde salários acima da média para cada função até o respeito e flexibilidade em que o restaurante oferece.

Como disse Nathan Mybrvold “Cozinhar é uma arte, mas, como qualquer arte, requer conhecimento sobre as técnicas e matérias.” Citando que a cozinha é como outros tipos de profissões, que requer seus matérias de boa qualidade para que possa ser feito um bom trabalho, isto quer dizer, precisa de dedicação e criatividade para ter bons resultados.

        O Restaurante Mirantes não dispõe de nenhum funcionário formado em gastronomia, apenas cozinheiros bem treinados e experientes em que semestralmente fazem treinamento intensivo para certificar as boas praticas. Tomaz acredita que é mais importante hoje em dia no mercado alguém mais experiente do que alguém apenas formado e que a formação em gastronomia não seria interessante se não houvesse experiência no dia-a-dia de uma cozinha.

        Gerente a mais de 9 anos, Tomaz diz que o funcionário experiente é um requisito importante para que possamos evitar problemas no dia-a-dia do restaurante, então acredito que um funcionário sem experiência é inviável para nosso padrão. Informa também que uma das maiores dificuldades do restaurante é manter o ritmo constante em questão de inovação e qualidade dos pratos oferecidos no Buffet, porém, não é um dos maiores problemas, pois assim nós conseguimos manter vários pratos no Buffet com a mesma qualidade de sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com