TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE E ANTISEPSIA DAS MÃOS E PESOS E MEDIDAS

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 16

HIGIENE E ANTISEPSIA DAS MÃOS

E

PESOS E MEDIDAS

[pic 1]

Campinas

2016

SUMARIO

1. HIGIENE E ANTISEPSIA DAS MÃOS        

1.1 Introdução        

1.2 Objetivo        

1.3 Materiais e métodos        

1.3.1 Materiais        

1.3.2 Métodos        

1.4 Resultados        

1.5 Discussão e conclusão        

2. PESOS E MEDIDAS        

2.1 Introdução        

2.1.1 Água        

2.1.2 Farinha de trigo        

2.2 Objetivo        

2.3 Materiais e métodos        

2.3.1 Medição de agua        

2.3.1.1 Materiais        

2.3.1.2 Método        

2.3.2 Medição da farinha de trigo        

2.3.2.1 Materiais        

2.3.2.2 Método        

2.4 Resultados        

2.4.1 Resultados da medição da farinha        

2.4.2 Resultados da medição da agua        

2.5 Discussão e conclusão        

3. BIBLIOGRAFIA        


1. HIGIENE E ANTISEPSIA DAS MÃOS

1.1 Introdução

A importância da prática de higienização das mãos é baseada na capacidade das mãos de abrigar microrganismos e transferi-los de uma superfície para outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto por meio de objetos. (PRIMO, 2010)

A lavagem de mãos é uma medida fácil e muito eficaz na prevenção e disseminação de doenças. Deve ser realizada sempre que se fizer necessário, antes ou após entre em contato direto com sujidade, alimentos, fluidos corporais e objetos contaminados. Apesar disso, o ato de lavar as mãos vem sendo esquecido e colocado em segundo plano, isso ocorre devido principalmente ao crescimento da urbanização vivido nos últimos anos pelo Brasil, causando uma mudança de rotina e nas práticas alimentares das pessoas propiciada pela alimentação fora de casa. (SANTOS 2013)

De acordo com Zandonadi (2007), as doenças transmitidas por alimentos (DTA) são potencializadas com a produção de refeições a grande escala, onde o controle efetivo dos quesitos qualidade e higiene tornam-se mais difícil. No Brasil, a mão de obra contratada para preparo de refeições geralmente não é especializada e em grande parte não recebe treinamento adequado para exercer a função, o que torna estes profissionais leigos em relação à segurança alimentar. A capacitação destes funcionários é essencial para garantia da saúde individual e coletiva.

Os alimentos podem sofrer contaminações de origem biológica, física ou química durante as diversas etapas do processamento, tais como: transporte, recebimento, armazenamento, preparação, distribuição e consumo. Portanto, é essencial o controle das condições higiênico-sanitárias nos locais onde os alimentos são manipulados para o consumo humano. (KOCHANSKY,2009)

O conceito de qualidade de alimentos, na visão do consumidor nada mais é do que a satisfação de características como sabor, aroma, aparência, embalagem, preço e disponibilidade. Muitas vezes é desconhecida a condição intrínseca de “segurança alimentar", quando se refere aos aspectos relacionados à influência deste alimento sobre a saúde do consumidor. (SILVA,2006)

A segurança dos alimentos é de preocupação de todos os profissionais ligados à saúde pública, pois os alimentos contaminados podem vir a causar toxinfecções alimentares. Os responsáveis pelo setor de produção de alimentação possuem a responsabilidade de assegurar a higiene das matérias-primas, das instalações, dos manipuladores e das técnicas de preparo. (KOCHANSKY, 2009)

Segundo Bresolin (2005), entre os prejuízos a saúde do indivíduo que ingere alimento contaminado, a contaminação pela bactéria Staphylococcus aureus é bastante comum, pois desenvolvem-se idealmente em temperatura próxima a temperatura corporal humana e é frequentemente encontrada nas mãos de manipuladores de alimentos e em suas vias aéreas. A intoxicação causada pelas enterotoxínas geradas por esta bactéria é caracterizada pela presença de sintomas como diarreia, dores abdominais, náuseas e vômitos.

Figura 1: Higienização das mãos

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

1.2 1.3 MATERIAS E MÉTODOS

1.2 OBJETIVO


1.2 Objetivo

Demonstrar a técnica correta de higiene e antissepsia das mãos.


1.3 Materiais e métodos

1.3.1 Materiais

  • Água
  • Sabonete líquido
  • Papel descartável
  • Álcool em gel
  • Álcool em gel glicerinado

1.3.2 Métodos

 Abriu-se a torneira e molhou-se as mãos, em sequência aplicou-se sabonete líquido suficiente para ambas as mãos.

Esfregou-se palmas das mãos entre si e em seguida, foram esfregadas a palma da mão direita sobre o dorso da esquerda com os dedos entrelaçados, o mesmo procedimento foi realizado invertendo a posição das mãos.

Em seguida as mãos foram esfregadas palma contra palma ainda com os dedos entrelaçados.

Esfregou-se o dorso dos dedos conta a palma da mão inversa, realizou-se com ambas as mãos. Com um movimento de rotação os dedos polegares foram higienizados e em sequência a ponta dos dedos de uma mão foram pressionadas na palma da outra mão e vice-versa.                                                                              

         Com um papel descartável fechou-se a torneira e o frasco de álcool em gel foi pego para higienização da mão. Espalhou-se álcool em gel por toda a superfície das mãos e utilizou-se álcool em gel glicerinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com