TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA I – PESOS E MEDIDAS

Por:   •  26/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  2.987 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

ADRIELLE DE SOUZA NOVAES

AMANDA ARAÚJO DE ANDRADE

ANNE CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA

BRUNA MATTOS ASSIS

DÉBORA SOUZA SANTOS

KAINÃ POLAC

RELATÓRIO DA PRÁTICA I – PESOS E MEDIDAS

Barreiras/BA

Março/2015

ADRIELLE DE SOUZA NOVAES

AMANDA ARAÚJO DE ANDRADE

ANNE CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA

BRUNA MATTOS ASSIS

DÉBORA SOUZA SANTOS

KAINÃ POLAC

RELATÓRIO DA PRÁTICA I – PESOS E MEDIDAS

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Prática de Técnica Dietética, na Universidade federal da Bahia-UFOB.

Professor: Marcos Vidal

Barreiras

2016

  1. INTRODUÇÃO

As técnicas de pesos e medidas é de fundamental relevância em estabelecimentos que fornecem refeições, já que os ingredientes precisam ser medidos com a maior exatidão possível, para que haja qualidade, menores gastos, com menos desperdício e maior rendimento, entre outros. E “para minimizar as variações de medida, a Técnica Dietética desenvolveu métodos para a pesagem dos alimentos na elaboração de receitas. ” (Sônia, 2014)

E não é difícil padronizar as receitas. Usa-se para pesagem e medição dos ingredientes alguns instrumentos como, por exemplo, a proveta, o Becker, litro e balança. Além deles, tem outra forma, pode-se dizer, mais simples e acessível, que são as conhecidas medidas caseiras, em que se utiliza colheres (sopa, sobremesa, chá e café), xicaras, copos, conchas, para fazer a medição dos ingredientes. Desde que sejam padronizados, as variações em gramas e milímetros dos ingredientes, serão mínimos.

É necessário que seja feita a padronização de todos os ingredientes de uma receita, para que ela seja feita da mesma forma por qualquer pessoa diferente que queira fazer a mesma receita, e isso serve para pequenas refeições e principalmente para estabelecimentos que sirvam grandes quantidades de refeições.

Para cada tipo de alimento, a técnica de pesagem varia e há alguns detalhes que se deve levar em conta. Como diz Sônia “... alimento seco não deve ser pressionado; alimento pastoso e gorduroso deve ser pesado em temperatura ambiente e alimento líquido deve-se tomar cuidado quanto a sua temperatura e nivelamento.” (Sônia, 2014)

Com base no que foi exposto, o objetivo do trabalho foi comparar as medidas caseiras dos ingredientes e seus respectivos pesos e medidas em gramas e mililitros; verificar diferenças entre manipuladores na utilização de medidas caseiras e determinar a densidade de água e óleo.

  1. MATERIAIS

Utensílios domésticos:

- Colheres (sopa, sobremesa, chá e café)

- Copo grande

- Copo médio

- Xícara

- Peneira

Instrumentos:

- Balança

- Becker

- Proveta de 50 ml

- Proveta de 250 ml

Alimentos:

- Farinha de trigo

- Farinha de mandioca

- Açúcar cristal

- Açúcar refinado

- Sal

- Óleo

- Margarina

- Leite

- Água

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Experimento 01: padronização de utensílios

Mediu-se 3 vezes o volume de água com os seguintes utensílios: copo duplo, copo americano, xícara de chá, colher de sopa, colher de sobremesa, colher de chá e colher de café. Anotou-se os 3 valores obtidos em cada um dos utensílios listados e calculou-se a média dos volumes observados. O procedimento realizado foi preencher cada um desses utensílios com água e depois coloca-la em uma proveta para que pudessem ser observados os volumes correspondentes. Para finalizar essa etapa, pesou-se o copo duplo preenchido com água e fez-se uma divisão entre a massa e o volume anteriormente observado para avaliar a densidade da água.

Experimento 02: técnica de pesagem com ingredientes secos nivelados

Pesou-se três vezes seguidas a farinha de trigo com cada um dos seguintes utensílios: colher de sopa, colher de chá, colher de café e xícara de chá. Para realizar esse procedimento, colocou-se farinha de trigo nesses utensílios e os nivelou com uma faca, após nivelar o alimento era transferido para um prato e pesado numa balança após tarar. Os valores obtidos foram anotados e calculou-se a média obtida em cada um dos utensílios. O procedimento foi repetido com outros alimentos como a farinha de mandioca, açúcar refinado, açúcar cristal e sal. A única diferença é que o sal não foi pesado a xícara de chá.

Experimento 03: pesagem com ingredientes secos nem nivelar

Repetiu-se o procedimento anterior, sem, entretanto, nivelar os alimentos.

Experimento 04: diferença entre manipuladores

Para a realização desse experimento, 4 alunos tiveram que pesar 3 vezes consecutivas uma colher de sopa de farinha de trigo. Anotaram-se os valores obtidos por cada aluno e calculou-se a média obtida pelas medições de cada um.

Experimento 05: ingredientes líquidos e gordurosos

Pesou-se uma xícara de chá de leite na balança e depois com o auxílio da proveta de 250 ml verteu-se esse líquido para que fosse observado seu volume também. Após finalizar essa etapa, colocou-se uma colher do leite utilizado em uma colher de sopa e transferiu-a para uma proveta de 50 ml para observar o volume obtido. O mesmo procedimento foi realizado com o óleo de soja. Para finalizar, pesou-se uma colher de sopa de margarina. Calculou-se também, a densidade do óleo e do leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com