TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS E EXPERIMENTO DE PRICE

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  4.304 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE POTIGUAR- UNP

DISCIPLINA: MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA

DOCENTE: LARA BARBOSA

DISCENTES: BRENA CARDIAL, CARLA JULIANE, FERNANDA STÉPHANE, JOYCE CURINGA, MARIANNE OLIVEIRA.

HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS E EXPERIMENTO DE PRICE

Mossoró

2017

Introdução

   A higienização das mãos é de extrema importância e é a medida mais simples e sem custo de prevenir qualquer tipo de proliferação de microrganismos que venham causar algum prejuízo a saúde do indivíduo.

   Este relatório tem como objetivo primordial identificar a presença de microrganismos nas mãos, e também saber a forma correta de higienizar.

Maneira Correta de Higienização das mãos

[pic 1]

   No processo correto de higienização das mãos, a lavagem com sabão tem a finalidade de remover os microrganismos presentes na camada superficial da pele retirando toda a sujidade e assim evitando uma proliferação de microrganismo, esse processo deve durar em torno de 40 a 60 segundos.

   Com a lavagem antisséptica ocorre a remoção de sujidades e microrganismos, onde ocorre a redução da carga microbiana, no qual será usado um antisséptico como auxiliar, sendo assim, esse processo se torna mais eficiente para remover a microbiota transitória que coloniza a camada superficial da pele.

Metodologia

   Na referida prática foram utilizados os subsequentes materiais: Placas de Petri contendo o meio de cultura (Agar Mueller Hinton); Água; Detergente; Papel toalha; Álcool a 70%; Bico de Bunsen ou lamparina, Lápis marcador e Estufa bacteriológica.

   A realização do procedimento foi por etapas, onde primeiramente pesamos a Agar Mueller Hinton, no qual a pesagem foi de 2,16 g, logo depois, dissolvemos a Agar Mueller Hinton em 60 ml de água, depois de dissolver, a solução foi colocada nas Placas de Petri e deixada na estufa bacteriológica por 15 minutos.

    Logo após esse procedimento, passamos os dedos sujos na superfície do Aga (Placa Suja), depois outro componente do grupo lavou as mãos com sabão, como de costume, e secou, e logo após passou os dedos na superfície do Aga (Placa Detergente). E por último houve a lavagem das mãos normalmente e após secá-las foi utilizado álcool a 70%, e logo após foi passado os dedos na superfície do Aga (Placa Álcool).

   Depois da realização de todos esses procedimentos houve a incubação das placas à temperatura de 37° em uma estufa bacteriológica por 24 horas.

Resultados

Como se foi observador na imagem 1, ouve a presença de microrganismos na placa com o meio em sujo, onde os mesmos são vistos em grande quantidade. Já na placa em meio detergente (limpo) e em meio álcool também são notórios a presença, o que significa que o processo de lavagem das mãos não foi feito de maneira correta.

[pic 2]

Imagem 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (242.4 Kb)   docx (241 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com