TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA GASTRONOMIA

Por:   •  4/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERCITARIO UNIVATES

HISTÓRIA DA GASTRONOMIA

Relatoria da aula, e explicação do serviço formal.

Alexander Giacobbo

Lajeado, junho de 2014.

                                             Serviço formal

[pic 1]

                         

                             Historia do serviço formal

Desde a era dos faraós egípcios até o Império Romano, os poderosos exigiam regras de tratamento que os diferenciassem dos escravos e dos pobres. Assim teria surgido o conceito da "etiqueta", um costume que ganhou força na corte francesa.

"étiquette", em francês, vem de "ethos" ética em grego, um sinônimo de respeito e reflexão sobre os pequenos atos cotidianos. Mas foi só no século 15, durante a Renascença, que as regras foram colocadas em prática para separar os nobres "legítimos" dos recém-enriquecidos burgueses.

Podemos definir etiqueta como um jeito de viver bem, nos tempos de hoje a etiqueta deve ser vista como inclusão social, visando à compreensão e o respeita ás pessoas, facilitando a convivência e tornando muito mais agradável.

  1. Garfo de salada:

O garfo de salada, obviamente é para saladas e derivados, ele tem três dentes mais largos que facilita para a dobra das folhas, como por exemplo, a alface. Ele fica posicionado na ultima coluna de fora para dentro como vemos na figura acima.

                      2) Garfo de peixe

O garfo para peixe consiste em um garfo com apenas três garras, duas garras até a metade e a garra do meio, mas aprofundada que serve para facilitar na hora de comer, você somente usa o garfo para peixe se no cardápio tiver algo do tipo, este garfo é colocado após o garfo da salada que será provavelmente o segundo alimento que iram servir na mesa.

                                  3) Garfo de mesa

                É o maior dos garfos, também chamado dos garfos das carnes, é geralmente o maior garfo de todos, é utilizado para alimentos mais duros e maiores, sempre acompanhados com o prato principal, a maioria deles tem quatro garras, todas da mesma medida, mas existe também com três garras isso depende muito da decoração do lugar e da mesa. Ele é colocado o mais próximo do prato no lado esquerdo de quem tiver sentado, pois é geralmente o usado no prato principal e o ultimo garfo a ser usado, como podemos ver na imagem acima.

                

                              4) Faca de mesa

A faca de jantar é a principal faca em um serviço formal, ela tem como objetivo cortar os alimentos mais duros, como por exemplo, as carnes, mas também é usada para cortar os demais alimentos, ela sempre acompanha o também garfo principal. Seu lugar fica o mais próximo do lado direito da pessoa que estiver sentada, como na figura acima. Lembrando que a faca é sempre posta com as garras voltadas para o prato.

                                  5) Colher de sopa

        A colher de sopa obviamente são especificas para sopa se no cardápio tiver, além de servir sopa ela pode ser usada também para pegar alimentos como frutas, a colher de sopa ela tem uma parte afundada para facilitar que o liquido não caia no prato. Seu lugar correto é do lado da faca de mesa, no lado direito de quem estiver sentado.

                           6 e 8) Prato e Faca de Couvert

        Esses dois utensílios sempre andam junto porque um depende do outro. O garfo e a faca de Couvert estão localizados na parte de cima da mesa, á esquerda de quem está sentado, nos restaurantes eles servem alguns petiscos para serem degustados enquanto decidimos o que vamos pedir para a refeição ou enquanto ela está sendo preparada. Chama-se couvert e pode ser composto de vários tipos de petiscos. Como por exemplo, pão torrado, azeitonas, ovinhos de codornas, raspas de cenoura e vários outros tipos de petiscos.

        O prato de Couvert serve para por os alimentos em cima e a vaca serve para passar alimentos em pão torado ou algo que a pessoa que estiver na mesa pretende fazer com os petiscos servidos. Lembrando que a lâmina da faca deve estar sempre voltada para baixo

        

                           7) Prato principal

        Talvez esse seja o principal utensilio da uma mesa formal, pois ali é que os alimentos são distribuídos, a função do prato é fazer com que você tenha um alicerce para poder manusear na sua comida com higiene, o prato tem dois tipos, os pratos de sopa e os pratos normal, oque diferenciam eles são que o prato de sopa ele é um pouco afundado para que caiba mais liquido e que não caia para fora do prato, o prato também serve para antes, durante e após você estar se alimentando os garçons saber o jeito que seu talheres estão colocado em cima do prato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com