TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidratação e Nutrição no Esporte

Por:   •  15/10/2015  •  Artigo  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

     Resumo do artigo “Hidratação e Nutrição no Esporte”

A necessidade diária de água varia individualmente, sendo influenciada por uma série de fatores, como as condições ambientais e as características da atividade física, como duração da atividade, intensidade do exercício e vestimentas que interferem na termorregulação. A água do organismo provém de várias fontes, sendo ingerida sob a forma de água pura e de água que compõe os alimentos, inclusive os sólidos, que são as fontes exógenas, que também tem a forma endógena de água, provem da oxidação dos macronutrientes. A desidratação é prejudicial ao desempenho atlético tanto em esportes de longa duração quanto nos exercícios intensos. Mesmo um grau leve de desidratação como 1%, 2% ou 3% do peso corporal podem prejudicar a capacidade de desempenho e impedir um atleta de atingir o seu desempenho máximo. Já a perda excessiva de 5% do peso corporal pode reduzir a capacidade de esforço em aproximadamente 30%.

      Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos e uma redução correspondente da resposta adaptativa. A desidratação severa é potencialmente fatal, uma vez que o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corpórea e o início das complicações provenientes do calor. O aumento da umidade relativa do ar diminui a taxa de evaporação do suor, possibilitando, consequentemente, menor liberação do calor corporal. Os mecanismos, que são a condução, a irradiação e a convecção, têm importância menor durante a prática de exercícios, principalmente os mais intensos e prolongados.
     Tais distúrbios nos compartimento dos líquidos corporais; termorregulação no exercício físico; composição do suor; desidratação; reposição hidroglicoeletrolítica, colocam em risco a saúde dos praticantes de exercícios físicos, podendo até mesmo causar a morte.

 






...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (454.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com