TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

Por:   •  15/5/2017  •  Monografia  •  7.754 Palavras (32 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 32

AVM Faculdade Integrada

Nutrição Esportiva

Barbara Helena Mariz Guerra

INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

Belo Horizonte

2015

AVM Faculdade Integrada

Nutrição Esportiva

Barbara Helena Mariz Guerra

INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE CARBOIDRATOS SOBRE O DESEMPENHO FÍSICO

Trabalho de conclusão de curso apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas do Curso de Pós Graduação em Nutrição Esportiva

Orientadora: Profª. Luciana Tocci Belpiede

Belo Horizonte

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        Tema        4

2.        Problema        4

3.        Justificativa        4

4.        Objetivos:        6

4.1    Objetivo geral:        6

4.2        Objetivos específicos:        6

5.        Metodologia        7

REVISÃO DE LITERATURA        8

Influência da ingestão de carboidratos antes, durante e após atividade física.        11

Necessidade de suplementação de carboidratos na dieta de praticantes de atividade física.        14

Possíveis formas de ingestão do carboidrato no organismo e suas influências.        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

INTRODUÇÃO

  1. Tema

Influência do consumo de carboidratos sobre o desempenho físico.

  1. Problema

Carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração. Sabendo de sua importância, qual a influência do carboidrato no organismo? Quais são as indicações do consumo de carboidrato nas dietas?

  1. Justificativa

Atualmente muitas pessoas querem melhorar seu rendimento nas atividades que praticam. A prática da suplementação, em nosso século, passou a receber o status de “cientificamente embasada”, o que pode ser facilmente percebido com a variedade e quantidade de estudos científicos. Essa prática é um fenômeno que cresce a cada dia, devido principalmente à preocupação dos atletas e praticantes de atividade física quanto à melhora da saúde e performance física, tornando a relação entre dieta alimentar e desempenho físico fator preponderante para o bom desempenho desses usuários.

Apesar das evidências de que o uso de suplementos nutricionais é cada vez maior, seja com o intuito de hipertrofia, eliminar excesso de gordura corporal ou aumentar a performance, muitas questões sobre o consumo adequado de suplementos ainda precisam ser discutidas. As recomendações de dietas alimentares, assim como a suplementação de nutrientes, sempre estiveram em discussão, tendo em vista as características específicas de cada atividade física.

Diversos estudos são realizados afim de uma melhor compreensão em relação aos aspectos que melhoram a performance no treinamento, onde o carboidrato entra como a principal fonte de energia para maioria dos esportes. A imediata e mais importante função dos carboidratos é fornecer energia ao organismo continuamente. O carboidrato precisa ser regularmente consumido para manter as reservas de glicogênio do organismo.

Para a prática de atividade física é preciso compreender três momentos de utilização do carboidrato: pré-exercício, durante o exercício e pós-exercício. A depleção de glicogênio pode ser prevenida com uma dieta rica em carboidratos e repouso periódico para permitir aos músculos tempo suficiente para reconstituir seus depósitos. A ingestão de carboidratos durante o exercício aumenta a disponibilidade de glicose no sangue, mantendo a capacidade do organismo em utilizá-la como fonte de energia. Após o exercício físico, a ingestão de carboidratos faz-se extremamente necessária para a reposição das reservas de glicogênio muscular depletadas durante a prática, sendo sua reposição um elemento fundamental no auxílio da recuperação do indivíduo.

Por ser um macronutriente muito conhecido no meio nutricional e esportivo, é substancial o desenvolvimento de pesquisas para fundamentação adequada e para o entendimento e conhecimento das informações necessárias sobre a utilização do carboidrato em dietas de praticantes de atividades físicas.

  1. Objetivos:

4.1 Objetivo geral:

Investigar o consumo e os efeitos do uso de carboidratos no organismo e na prática esportiva.

  1.  Objetivos específicos:

Verificar a influência da ingestão de carboidratos antes, durante e após atividade física.

Verificar a necessidade de suplementação de carboidratos na dieta de praticantes de atividade física.

Verificar as possíveis formas de ingestão do carboidrato no organismo e suas influências.

  1. Metodologia

A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a Revisão Bibliográfica, empregando a abordagem qualitativa, na qual haverá citações de outros autores e estudiosos e a discussão sobre o assunto abordado.

O método de busca utilizado consistiu no emprego das seguintes fontes principais para localizar estudos sobre a utilização do carboidrato no meio esportivo: (a) busca eletrônica nas bases de dados computadorizados da área da saúde, da nutrição, do treinamento e outros, (b) citações em artigos identificados na busca eletrônica e (c) busca em livros da área da saúde, nutrição e do treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com