TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INQUÉRITO DIETÉTICO

Por:   •  7/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  3.294 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO: NUTRIÇÃO

INQUÉRITO DIETÉTICO

SÃO PAULO  2014

:

Devanil Silva Grande  Ra: 8496211610

Mariana Loureiro Lombardo Ra: 7088570653

Tatiana da Silva Pereira Santos Ra: 7479699445

INQUÉRITO DIETÉTICO

Trabalho apresentado ao curso de Nutrição

da faculdade Anhanguera Educacional

Orientador: prof: Adriana

INTRODUÇÃO

Os Inquéritos Alimentares são muito importantes na avaliação do nosso consumo alimentar. Produzem dados qualitativos e quantitativos. Por meio deles é possível corrigir hábitos alimentares inadequados, e além disso implantar programas de educação alimentar como forma de prevenção de determinadas doenças, principalmente em crianças e adolescentes.

As técnicas utilizadas são classificadas em dois grupos: avaliação da ingestão atual (recordatório e registros),  e avaliação do consumo habitual de grupos específicos de alimentos (história dietética e questionário de frequência alimentar).

Podemos afirmar que não existe métodos de Inquérito Alimentar perfeito. Por isso é importante que o pesquisador tenha consciência e entendimento dos erros que podem ocorrer a cada método, para não afetar a estimativa do Consumo Alimentar.

02

INQUÉRITO DIETÉTICO

MÉTODOS QUANTITATIVOS

        

DIÁRIO ALIMENTAR

É um método em que o indivíduo anota com detalhes, em um formulário próprio onde todos os alimentos e bebidas consumidos ao longo do dia. Este inquérito não deve ser repetido por mais que quatro dias consecutivos pois pode cansar o indivíduo.

Essa técnica exige que o sujeito mantém um registro contínuo de alimentos consumidos, pesos e quantidades estimadas. Alguns trabalhos incluem o uso de pequenos cadernos ou mini gravadores. A pesagem estimada de alimentos pode ser convertida em nutrientes, utilizando-se as Tabelas de Composição dos Alimentos.

RECORDATÓRIO ALIMENTAR DE 24 HORAS

O recordatório alimentar é a técnica mais utilizada em pesquisas. Seu objetivo é quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridos no período anterior à entrevista, que podem ser as 24 horas precedentes à entrevista.

A quantidade de consumo pode ser relatado por meio de medidas caseiras ou estimada por modelos ou fotos. É importante o conhecimento dos alimentos disponíveis regionais, e técnicas de preparo.

Por causa da diversidade dietética diária, é preciso pelo menos que dois recordatórios sejam efetuados para diminuir às margens de erros. A validade do recordatório tem sido comparada com as ingestões registradas, observadas ou pesadas por um profissionalda área. É muito utilizada em avaliações de consumo alimentar de crianças e adolescentes.

03

MÉTODOS QUALITATIVOS

HISTÓRIA DIETÉTICA

A técnica inclui uma solicitação de informações sobre composição de alimentos de um indivíduo em período particular. Tem como objetivo estabelecer a ingestão habitual durante vários meses ou anos. Baseando-se em informações coletadas do próprio indivíduo ou de seus pais. O método inclui três elementos:

1º Entrevista detalhada sobre padrão de alimentação.

2º É uma lista de alimentados cuja frequência e o período do consumo alimentar sejam anotados.

3º É um registro alimentar de três dias.

Tem como vantagem permitir avaliação da ingestão habitual de todos os nutrientes, sem sofrer a influência das avaliações sazonais na dieta e não alterar as dietas habituais. Como desvantagem, podemos citar a dependência da memória do indivíduo. Os altos custos de análise e o tempo necessário para obter dados.

QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR

Este método tem ganhado importância na pesquisa epidemiológica que relaciona o consumo de alimentos, nutrientes e componentes alimentares com o risco de doenças. É composto por uma lista de alimentos e bebidas cuja frequência de consumo é perguntada ao indivíduo, com que frequência cada item é consumido em números de vezes por dia, semana, meses ou anos.

Apresenta algumas vantagens, baixo custo, fácil aplicação, capacidade de avaliar a dieta habitual do indivíduo e pode ser efetuado por um estrevistado treinado ou preenchido pela própria pessoa. Por uma lista incompleta de alimentos e erros na estimativa da frequência e na estimativa nas porções.

AVALIAÇÃO DIETÉTICA EM ESTUDOS EPIDEMOLÓGICOS

São utilizados para adquirir informações importantes sobre saúde. É aplicado para obter informações de consumo alimentar de grupos ou populações. Seus principais tipos de estudo são:

  • Estudo Ecológico: é um estudo que analisa uma população ou grupo de pessoas. Neste estudo sempre leva-se em conta a área geográfica, país, estado e cidade. O estudo ecológico é a primeira etapa na constituição de um Quadro Epidemiológico da distribuição de diferentes doenças em pessoas com diferentes perfis de riscos. Varia-se o risco da doença em diferentes pessoas com

04

composições genéticas diferenciadas. Este estudo separa as causas das doenças

 entre fatores genéticos e ambientais, que servem para coletar dados rotineiros e de baixo custo.

Este método avalia as informações necessárias sobre alimentos e nutrientes , a necessidade de avaliar a ingestão média do grupo ou de cada indivíduo, o nível de exatidão necessária e a disponibilidade de recursos, tempo e características do entrevistado.

  • Estudo Transversal: é caracterizado em observar quantidades planejadas de vários indivíduos de uma só vez. Neste estudo é necessário múltiplos recordatórios,  registros ou uma amostra de entrevistados .

  • Estudo Caso-Controle: é classificado em relação ao estado da doença atual, e à exposição passada que ocasionou esta doença. Este estudo é mais rápido e de baixo custo. Para avaliar a dieta de dias anteriores pode ser utilizado o “Questionário de Frequência Alimentar”, cuja as investigações tem como objetivo avaliar as informações do consumo alimentar anterior ao diagnóstico de doenças crônicas.
  • Estudo Tipo Controle: este estudo identifica em um grupo de indivíduos e a exposição deles aos fatores dietéticos ou de qualquer risco existente. Ele também fornece informações sobre doenças da população onde elas surgiram. A intenção é avaliar a ingestão dietética aplicados nos métodos como o “Recordatório Alimentar”, “História Alimentar” e “Questionário de Frequência Alimentar”.
  •  Estudos de Intervenção: neste estudo o pesquisador manipula o fator de exposição e provoca uma modificação intencional nos aspectos de saúde de indivíduos. É um estudo muito importante, pois é responsável por diferentes tratamentos em períodos de intervenção.

 

05

RECORDATÓRIO DE 24 HORAS

Nome: Mariana Loureiro Lombardo  Sexo: feminino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com