TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licopeno e Sua Ação Preventiva

Por:   •  14/11/2018  •  Resenha  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

RADICAIS LIVRES

São moléculas de oxigênio instáveis que se associam e reduzem elétrons de compostos estáveis, começando um processo destrutivo ao composto, além de formar, com o mesmo processo, outros radicais livres.

São geradas no citoplasma, nas mitocôndrias ou na membrana, a partir de dois sistemas enzimáticos, o sistema oxidativo de NADP+ /NADP+H + e o da mieloperoxidade; meio á inflamações, exercícios físicos intensos, exposição a certos compostos químicos, radiação, luz ultravioleta, cigarro, álcool, ar poluído, excesso de cálcio livre, excesso de ferro e dieta rica em gorduras.

Excesso de radicais livres no sangue leva ao estresse oxidativo, que é quando o Sistema Imunológico não consegue proteger-se de tal.

Sua eliminação depende da ação de compostos denominados antioxidantes.

Antioxidantes e Mecanismo de Proteção

Antioxidantes são substâncias que previnem, significativamente, ou atrasam a oxidação de substratos susceptíveis. Ao contrário dos radicas livres, os antioxidantes são presentes em concentrações baixas, agindo diretamente na neutralização.

Podemos obtê-los por origem:

* endógena, como enzimas produzidas pelo próprio organismo exposto

* exógena, sendo obtidas pela alimentação.

É encontrado no plasma humano antioxidantes como proteínas/peptídeos com grupamento tiol (SH), sendo albumina (principal representante), ácido úrico, ácido ascórbico, tocoferol e carotenoides.

CARATENOIDES

Pigmentos naturais que são sintetizados por plantas e microrganismos, sendo componentes essenciais dos alimentos. Têm como função primária absorver luz durante a fotossíntese em plantas ou fotoproteção de microrganismos.

Em sua estrutura há duplas ligações conjugadas que esta ligada a capacidade de sequestrar oxigênio. É o responsável pela coloração e por diversas funções biológicas. sete duplas conjugadas são necessárias para que um carotenoide seja colorido.

Seus benefícios se caracterizam na remoção dos radicais peróxidos, modulação do metabolismo carcinogênico, inibição da proliferação celular, estimulação da comunicação entre células, e elevação da resposta imune.

É subdividido em dois grandes grupos:

* Carotenos, que consistem em hidrocarbonetos puros.

* Xantofilas, hidrocarbonetos que possuem grupos funcionais oxigenados.

Há aproximadamente 600 carotenoides, sendo que 40 podem ser encontrados nos alimentos e, como resultado de uma absorção seletiva do trato gastrintestinal, apenas 14 carotenoides são biodisponíveis, biodisponibilidade que se apresenta de forma quase ilimitada. Entre esses se encontram o betacaroteno, o alfacaroteno, a luteína, a zeaxantina e o licopeno.

São encontrados na natureza como soluções oleosas, dispersões coloidais ou complexados com proteínas, assim ocorrem tanto em meio lipídico quanto aquoso.

LICOPENO

Carotenoide que possui a maior capacidade sequestrante do oxigênio singlete, pois além das 11 ligações duplas conjugadas possui duas ligações duplas não conjugadas, o que lhe oferece maior reatividade; é simétrico e acíclica com 40 carbonos, e massa molecular de 536,85. Sua forma molecular é C40H56, sendo mais solúvel em clorofórmio, benzeno e outros solventes orgânicos do que em água.

Podem estra na forma:

* Trans isômeros (forma natural)

* Cis isômeros, nas plantas 80 – 90% do licopeno total é encontrada nesta forma, e no plasma humano 50 % do licopeno total.

Seu aproveitamento depende de sua forma química e propriedades químicas

Apesar do licopeno estar presente nos alimentos, em sua maioria, na forma trans, são os cisisômeros a forma mais encontrada e a mais bem absorvida no corpo humano, devido ao seu comprimento reduzido e sua melhor solubilidade nas micelas, com isso, os isômeros cis de licopeno têm menor dificuldade em se mover através de membranas plasmáticas,

Suas principais fontes são tomate (85%) , goiaba vermelha, melancia, mamão e pitanga.

> ABSORÇÃO E TRANSPORTE

Seu transporte ocorre de forma passiva (sem gasto de energia) ,ou entre as células por proteínas específicas ou migrando agregado a gotas lipídicas; porém pouco se sabe sobre seu aproveitamento pela mucosa.

Podem se acumular no fígado ou ser envolvidos pela lipoproteína de densidade muita baixa (VLDL) e levados novamente ao sangue, sendo absorvidos de forma passiva por vários tecidos, incluindo os adrenais, renais, adiposos, esplênicos, dos pulmões e dos órgãos reprodutivos.

Quando absorvido é revestido por quilomícrons (lipoproteínas), sendo secretado para tecidos, com a ajuda da enzima lipase lipoproteica. No enterócito, diferente dos demais carotenoides, o licopeno não é transformado em vitamina a, mas é encontrado no soro humano metabolitos oxidativos.

Não se tem muito conhecimento sobre o transporte e metabolismo dos isômeros de licopeno e o mecanismo pelos quais eles são incorporados dentro dos quilomícrons. Sendo um processo complexo a oxidação do licopeno ocorre naturalmente no fruto cru ou durante o processamento térmico, além de ocorrer in vivo; (seu potencial benéfico pode ser mediado por seus metabólitos)

> BIODISPONIBILIDADE

O pH do intestino ajuda a transformação de trans em cis para maior absorção.

Fatores que interferem a biodisponibilidades do Licopeno: matriz alimentar; forma isomérica do licopeno, melhor absorvida em cis; quantidade e tipo de gordura dietética, ingestão de gordura, como molho de tomate, junto beneficia sua absorção; processo de absorção; interações entre os carotenoides, por ter competição de absorção; presença de fibra alimentar, como pectina; e processamento térmico, como tomates cozidos, por ajudar com o rompimento da parede celular facilitando a transformação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com