TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DO ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E MERENDA ESCOLAR

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MANUAL DO ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E MERENDA ESCOLAR

Elaborado por: Barbara Laet Botosso

Nauara Almeida Faria

Anápolis 201

  1. Introdução

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE se apresenta como uma estratégia de promoção da alimentação saudável. A alimentação escolar começou a adquirir um caráter mais efetivamente relacionado ao contexto do processo ensino-aprendizagem e assumir a dimensão de prática pedagógica, de ação educativa, visando à promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional. O Programa passou a efetivamente se denominar Programa Nacional de Alimentação Escolar em 1979, e propôs programas de suplementação alimentar dirigidos aos trabalhadores, ao grupo materno-infantil e aos escolares, privilegiando as regiões mais pobres. (LIBERMANN, BERTOLIN, 2015).

Constitui-se, basicamente, na oferta de refeições para o estudante do ensino básico, fornecendo um mínimo de 20% das suas necessidades nutricionais e contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escola (LIBERMANN, BERTOLIN, 2015), por meio de ações de educação nutricional e alimentar e da oferta de refeições que supram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Em dezembro de 2005, o CFN instituiu a Resolução nº 38018, a qual dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação. O Quadro 1 relaciona as atividades técnicas obrigatórias do nutricionista no âmbito do PNAE, conforme a Resolução nº 465/2010/ CFN.

Quadro 1. Atribuições obrigatórias do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar, conforme a Resolução nº 465 de 23 de agosto de 2010 do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

I. Realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos escolares, calculando os parâmetros nutricionais para atendimento dos mesmos

II. Estimular a identificação de indivíduos com necessidades nutricionais específicas

III. Planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar

IV. Propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar

V. Elaborar fichas técnicas das preparações que compõem o cardápio

VI. Planejar, orientar e supervisionar as atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos

VII. Planejar, coordenar e supervisionar a aplicação de testes de aceitabilidade junto aos escolares

VIII. Interagir com os agricultores familiares e empreendedores familiares rurais e suas organizações

IX. Participar do processo de licitação e da compra direta da agricultura familiar para aquisição de gêneros alimentícios

X. Orientar e supervisionar as atividades de higienização de ambientes, armazenamento de alimentos, veículos de transporte de alimentos, equipamentos e utensílios da instituição

XI. Elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação

XII. Elaborar o Plano Anual de Trabalho do PNAE

XIII. Assessorar o CAE no que diz respeito à execução técnica do PNAE

Percebe-se que as atividades descritas no Quadro 1 corroboram e complementam o estabelecido no § 1º do art. 14 da Resolução n° 38/2009/ FNDE9 , a qual dispõe que compete ao nutricionista responsável técnico pelo Programa, e aos demais nutricionistas lotados no setor de alimenta- ção escolar, coordenar o diagnóstico e o monitoramento do estado nutricional dos estudantes, planejar o cardápio da alimentação escolar de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região, acompanhando desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção e distribuição da alimentação, bem como propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional nas escolas. (CHAVE, SANTANA, GABRIEL, VASCONCELO, 2013).

  1. Desenvolvimento

        - Diagnóstico da instituição:

Tipo: Creche

Local: Rua Professor Alarico, 169 – Universitária - Anápolis - GO - CEP: 75020-010 

Área de abrangência (regiões/bairros):

Objetivos:

Horários de atendimento: 07h30min ás 11h30min e 13h00min ás 17h30min

Nº de funcionários: 23 funcionários

Faixa etária:

Cursos e séries: Creche e Pré - escola

Tempo na instituição:

 Nº de refeições para cada grupo: 2 refeições/ manhã e 2 refeições/ tarde

- Resultados e discussão dos exercícios realizados nas Unidades de Alimentação Escolar; interpretar os resultados;

1º: Fizemos um mural mostrando: pirâmide alimentar e os alimentos saudáveis e os não saudáveis.

2º: Avaliação nutricional (pesagem e estatura) e ensinamos música para cantarmos juntos no próximo encontro.

Participaram 18 crianças do Jardim I e Jardim II. Do total de crianças, 40% com peso adequado, 10% baixo peso, 40% risco de sobrepeso e 10% obesidade.. Os resultados obtidos estão representados no gráfico 2.

[pic 2]

Gráfico 2.

4º: Teste de aceitabilidade (os alunos coloriram as carinhas conforme seu gosto do cardápio).

Participaram 30 crianças do Jardim I e Jardim II. Do total de crianças, 98% marcaram a opção gostei, 2% mais ou menos, 1% não gostei. Sendo que o cardápio foi (arroz, feijão, carne moída com chuchu e repolho). Os resultados obtidos estão representados no gráfico 1.

[pic 3]

Gráfico 1.

3º: Educação nutricional (levamos salada de frutas já porcionada nos copinhos com tampa e melancia, servimos depois do café da manhã dos alunos que acontece ás 08h00min. Antes de servi cantamos junto com os alunos, á musica já ensinada aos mesmos, falamos brevemente sobre a importância de comer as frutas e verduras utilizando o mural realizado no primeiro encontro para um melhor entendimento. Em seguida fomos para o pátio fizemos brincadeiras e interagimos os alunos com brincadeiras de balões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (267.7 Kb)   docx (369 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com