TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Social

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Revisão do teor de iodo no sal

De acordo com a Consulta Publica nº 35/2011 a resolução RDC nº 130 de 26 de maio de 2003- sal para consumo humano o teor médio deveria ser a 20mg ate 60mg de iodo por kg do produto.

Mas já na resolução da RDC nº23 de 24 de abril de 2013 no Art.5º a quantidade determinada passou a ser de 15mg ate 45mg por kg do produto.

Em 16 de abril de 2013 foi adota a resolução mais atualizada e com bases ficaram determinado artigos alguns deles são:

Art. 1º Fica aprovado o Regulamento Técnico que estabelece o teor de iodo no sal para consumo humano para erradicação dos efeitos nocivos a saúde causada pela deficiência ou excesso do iodo, nos termos dessa Resolução.

Art. 3º Para efeito desta Resolução são adotados as seguintes definições:

l Sal para o consumo humano: Cloreto de sódio cristalizado extraídos de fontes naturais, adicionado obrigatoriamente de iodeto;

ll Iodação: Operação que consiste na adição ao sal do micronutriente iodo na de iodato de potássio;

Grupo de risco

Alguns grupos tornam-se mais sensíveis aos problemas decorrentes dessa carência entre eles estão Gestantes, Crianças e Adultos.

  • Gestantes: Neste grupo a deficiência de iodo tem varias consequências as principais são: Aborto, Anomalias congênita, Bócio neonatal; O cretinismo é o resultado mais grave no período fetal levando danos cerebrais irreversíveis na criança.
  • Crianças: Esta carência pode contribuir para o aumento da mortalidade infantil, hipotireoidismo congênito, bócio, retardo do desenvolvimento e do crescimento físico, redução em seu desempenho psicomotor em comparação com crianças não deficientes, comprometimento na capacidade de aprendizagem, assim contribuindo para o idice de repetência e evasão escolar.

  • Adultos: Os indivíduos apresentar bócio e suas complicações, como a compressão da traqueia, problema da respiração, na deglutição e dor no local; alguns sintomas de hipotireoidismo, como lentidão dos movimentos, fadiga, cansaço e capacidade mental diminuído podem ser encontrados. Nas mulheres, podem ocorrer ciclos menstruais irregulares e anovulatórios, com redução da fertilidade.

Recomendações do iodo

Tabela

Quantidade de iodo na urina

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com