TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição e Suplementação No Esporte Físico

Por:   •  14/9/2020  •  Monografia  •  4.206 Palavras (17 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 17

COLÉGIO EVOLUÇÃO

2° SÉRIE E.M.

Ana Beatriz Pujol, n°1

Rodrigo Bernardes Tapper, n°25

Nutrição e Suplementação

São Paulo

2020

Ana Beatriz Pujol

Rodrigo Bernardes Tapper

Nutrição e Suplementação

Projeto de pesquisa apresentado na matéria de Educação Física

da escola Colégio Evolução, a ser utilizado como diretriz

para a manufatura do Projeto Saber mais.

São Paulo

2020

Folha de aprovação

Primeiramente, somos gratos ao Professor Guilherme pela paciência e ajuda prestada a nós sempre que necessários. Agradecemos também a toda família e amigos.

RESUMO

Na vida de atletas, pessoas ativas em musculação e atividades físicas, existem muitos métodos para auxiliar à chegada do objetivo desejado. Em nosso projeto, serão abordados alguns desses métodos e as finalidades as quais eles são utilizados. Serão citados os principais suplementos presentes nas dietas, os casos em que eles são indicados e a ação que eles exercem no corpo.

Fica claro que para o uso de suplementos e vitaminas o mais indicado é a busca por um profissional da saúde especializado no assunto.

O objetivo do projeto é disseminar o conhecimento sobre o uso indevido de suplementação e nutrição; mostrar que existem diversos tipos de dietas e que elas podem ser usadas para diferentes finalidades. A ênfase foi dada à classe de adolescentes, pois, nesta etapa da vida, a busca pelo corpo perfeito e pelo corpo ideal é um dos maiores focos dos jovens, que acabam por se submeter ao uso indevido de nutrição e suplementação.

Palavras-chave: nutrição; suplementação; saúde; exercícios físicos.

SUMÁRIO

1 Introdução...................................................................................................................1

2 Nutrição e suplementação na adolescência...............................................................2

3 Tipos de suplementos................................................................................................5

4 O estudo da creatina..................................................................................................8

5 Riscos à saúde na ingestão inadequada de suplementos........................................12

10 Conclusão..............................................................................................................21

11 Fonte bibliográfica………………………………………………………………...........22

OBJETIVOS

  • Informar e conscientizar as pessoas sobre o uso de suplementos.
  • Mostrar a importância de exercícios físicos
  • Exibir a funcionalidade da suplementação e seus tipos
  • Fazer com que as pessoas entendam a importância de uma prescrição de um nutricionista para o uso da suplementação

Introdução

Neste projeto, será abordado o tema de nutrição e suplementação. Será apresentado, com o uso de gráficos e materiais de estudo acadêmicos, a necessidade desse assunto ser colocado em pauta, devido ao crescimento que o mesmo vem tomando nas vidas de pessoas de todas as idades nos dias de hoje.

Por ser um assunto que abrange todas as faixas etárias e por estar disponível (muitas vezes sem fundamento) na internet, percebe-se que a maioria das pessoas fazem o uso incorreto e inapropriado de dietas e suplementos, acarretando efeitos contrários aos que se desejam e ocasionando até problemas de saúde. Observa-se, também, que o uso correto destes, pode acelerar o caminho até o resultado desejado, além de poder proporcionar melhor qualidade de vida.

O intuito do projeto é fazer com que as pessoas entendam a relevância que o uso indevido e/ou acurado dessas especialidades pode surtir; exemplificar em quais esportes e casos eles são utilizados; e disseminar a maior quantidade de conhecimento possível, para que casos intempestivos não ocorram, além de, também, conscientizar que o acompanhamento de um profissional é sempre o mais adequado.  

  1. Nutrição e suplementação na adolescência

        A prática de exercício físico é um costume muito buscado ao longo dos anos, a qual no começo, surgiu como uma necessidade para sobrevivência, depois começou a ser vista como meio competitivo e como uma forma de atingir um corpo “escultural”. Quando se envolve competição, as pessoas querem cada vez mais aprimorar táticas para conseguirem melhores resultados, e desta forma, surgiu a associação da nutrição com a prática do esporte.

        Muitos estudos foram realizados sobre este tópico, e descobriu-se que cada macro e micronutriente tem seu papel em relação ao desempenho na realização do exercício, a proteína por exemplo é responsável pela reconstrução da fibra muscular e pela imunidade; já o carboidrato tem a função de gerar energia, a gordura é um estoque energético que por vezes pode ser usado para manter a temperatura do corpo, e as fibras realizam a manutenção do sistema digestório.

        No começo, apenas adultos procuravam a realização de exercícios físicos com o intuito de atingir o corpo “ideal”, porém, com o passar dos anos, cada vez mais jovens entraram na busca de colocar-se dentro deste padrão.

A adolescência, período compreendido dos 13 aos 18 anos é uma fase de mudanças e adaptações, e oriunda de todas as transformações, o psicológico também é afetado, e neste momento, surgem as preocupações estéticas com o corpo. Essas preocupações surgem com base em comparações com os jovens que possuem um físico dentro do padrão social, que em alguns casos foi alcançado pela prática da musculação, e as vezes, o uso da suplementação, acabam deixando o jovem que se encaixa fora deste padrão psicologicamente abalado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (710.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com