TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPATARMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

Por:   •  13/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPATARMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

DISCIPLINA: FISIOLOGIA

PROFESSOR: Prof. Dr. Acácio Salvador Véras e Silva

ASPECTOS FUNCIONAIS DO MÚSCULO ESQUELÉTICO

Carla Thaís da Silva Lima

TERESINA – PI

JULHO/2022

CARLA THAÍS DA SILVA LIMA

ASPECTOS FUNCIONAIS DO MÚSCULO ESQUELÉTICO[pic 2]

                                                                                                 

TERESINA – PI

JULHO/2022

1  INTRODUÇÃO

O músculo esquelético compõe cerca de 40% do corpo humano, sendo compostos em numerosas fibras que se subdividem em menores.

O Sarcolema é a membrana que reveste a fibra muscular esquelética, sendo revestida de fibras colágenas e um material de polissacarídeo. Em cada extremidade da fibra, essa camada superficial do sarcolema funde-se com uma fibra do tendão. A fibra do tendão, por sua vez, se agrupa em feixes para formar os tendões dos músculos que se inserem nos ossos. Miofibrilas são compostas por filamentos de Actina e de Miosina.

Os espaços entre as miofibrilas são preenchidos pelo líquido intracelular conhecido como sarcoplasma, contendo grande quantidade de potássio, magnésio e fosfato, além de múltiplas enzimas proteicas.

As fibras musculares estão organizadas longitudinalmente e em paralelo. O músculo é formado de vários fascículos de fibras musculares e fica envolto por uma capa dura e resistente chamada aponeurose.

As fibras musculares esqueléticas são inervadas por neurônios chamados motoneurônios cujos corpos celulares estão localizados dentro do SNC, sendo esteo controlador dos músculos esqueléticos.

O motoneurônio inerva um conjunto determinado de fibras musculares formando uma Unidade Motora.

        

2  Geração de força dependente do estímulo

     2.1 Objetivos

Descrever os diferentes passos que envolvem na exposição e dissecação de um          músculo da perna de um sapo.

Usar instrumentos virtuais para aplicar choques elétricos direcionados para o músculo exposto, e mostrar as contrações evocadas assim como uma deflexão de uma linha traçada na tela.

Demonstrar o limiar de excitabilidade do músculo, aumentando a tensão de choque, observar o aparecimento de uma contração.

Ilustrar o progressivo recrutamento de fibras, correlacionando tensão do choque    com amplitude de contração do músculo.

Medir a amplitude de cada linha de deflexão da contração muscular.

2.2  Procedimento experimental

O músculo de um sapo da sua perna foi removido através de preparo cirúrgico, com o sapo já morto de um choque na sua espinha. Após sua remoção com um bisturi, esse músculo foi imobilizado em um suporte e submetido a diferentes voltagens de 0 a 1V, compondo reações diferentes do mesmo a esses estímulos, traçando-se assim uma relação entre intensidade de estímulo elétrico e contração muscular.

2.3 Resultados e discussões

Figura 1. Demonstração da prática, com a presença de gráfico.

[pic 3]

Fonte: Site Ph.I.L.S. – 2022

A figura acima demonstra a prática proposta em questão, mostrando as voltagens aplicadas de 0 a 1 e sua relação com a tensão muscular que vai de 0 a 400g. Na figura, é possível perceber que a medida que a voltagem aumenta a amplitude também, bem como a quantidade de força exercida pelo músculo. Por exemplo, a 0.5V a amplitude encontra-se em 170.8 e a força muscular em aproximadamente 170g, enquanto que a 1V a amplitude encontra-se a 334.2 e a força muscular em aproximadamente 350g, comprovando o que foi citado.

2.4  Conclusões

Estabelece-se assim uma relação direta entre quantidade de voltagem e força muscular, sendo os estímulos elétricos de maior intensidade geradores de movimentos musculares com mais força.

3  Relação comprimento-tensão

3.1 Objetivos

Aplicar choques elétricos diretamente no músculo e mostrar a quantidade de tensão produzida por uma contração.

Medir a quantidade de tensão produzida por um músculo mantido em diferentes comprimentos.

Demonstrar a relação entre comprimento de repouso e quantidade de tensão criada por uma simples contração.

Explicar os dados em termos de número de ponte cruzada de diferentes comprimentos dos sarcômeros.

3.2 Procedimento experimental

O músculo da perna de um sapo foi removido através de preparo cirúrgico, com o sapo já morto de um choque na sua espinha. Após sua remoção com um bisturi, esse músculo foi imobilizado em um suporte e submetido a uma alteração no seu comprimento, traçando-se assim uma relação entre alteração de comprimento e tensão muscular.

3.3 Resultados e discussões

Figura 2. Demonstração da prática, com a presença de gráfico

[pic 4]

Fonte: Site Ph.I.L.S. – 2022

A figura acima demonstra a prática proposta em questão, mostrando os comprimentos mostrados de 26 a 30mm e sua relação com a tensão muscular que vai de 0 a 40g. Na figura, é possível perceber a início que a medida que a comprimento aumenta a tensão muscular também. Por exemplo, com 26.5mm de comprimento a tensão encontra-se em 24g, enquanto que a 27mm de comprimento, a tensão muscular encontra-se em 29g. Porém, é possível notar que, após chegar ao comprimento de 28mm e a tensão se estabelecer em 36g, mesmo com o aumento do comprimento, a tensão começa a cair, mostrando-se assim a presença de um pico na quantidade de comprimento do sarcômero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (276.9 Kb)   docx (907.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com