TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DE AGONISTAS E ANTAGONISTAS ALFA E BETA-ADRENÉRGICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL NO CÃO

Por:   •  21/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA/CCS

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA

PROFESSORA: Drª: MARIA ZENAIDE DE LIMA CHAGAS MORENO FERNANDES  

        

EFEITO DE AGONISTAS E ANTAGONISTAS ALFA E BETA-ADRENÉRGICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL NO CÃO

DIEGO LIMA FONSECA

LUANA SANTOS ARAÚJO DANTAS

TERESINA-PI

NOVEMBRO-2018

DIEGO LIMA FONSECA

LUANA SANTOS ARAÚJO DANTAS

EFEITO DE AGONISTAS E ANTAGONISTAS ALFA E BETA-ADRENÉRGICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL NO CÃO

TERESINA-PI

NOVEMBRO-2018

1. INTRODUÇÃO

O SNA é responsável pelo controle das glândulas, bem como das atividades involuntárias no indivíduo como, por exemplo, o ritmo cardíaco, a respiração, a digestão e a atividade dos músculos lisos. Isto possibilita ao indivíduo não ter de se preocupar com estas atividades que assumem um papel determinante para a sobrevivência (FELDMAN, 2001). Por exemplo, ninguém se preocupa em aumentar o batimento cardíaco, durante uma corrida, pois automaticamente, o batimento cardíaco aumenta. Por este motivo, o SNA é um sistema que funciona de modo autónomo e inconsciente (DAMÁSIO, 2001). Ao longo da coluna vertebral existe duas cadeias de gânglios nervosos, de onde partem os nervos, que estabelecem a ligação com o SNC (GUYTON; HALL, 2006).

O SNA é constituído por duas divisões, que apresentam funções distintas mediante a situação a que estamos expostos. Uma dessas divisões é o sistema nervoso autónomo simpático (SNAS), que age com o objetivo de preparar o corpo para situações de emergência (FELDMAN, 2011). A segunda divisão, sistema nervoso autónomo parassimpático (SNAP), pode ser considerada o inverso da divisão anterior (SNAS),uma vez que, tem como função acalmar e restabelecer o corpo após uma situação de emergência (NISHIDA, 2007).

O SNAS pode ser definido como uma divisão que age para preparar o corpo para responder face a uma estimulação eficaz, empregando todos os recursos do organismo para reagir a uma potencial afeção. A resposta dada, muitas das vezes, é sobre a forma de «lutar ou fugir». Desta maneira, conseguimos perceber que o SNAS prepara o organismo para reagir face a uma situação de ameaça (FELDMAN, 2001). O SNAS tem a função de controlar, de forma automática, os vários órgãos internos, sendo a divisão mais ativa, nas situações em que são necessárias mais energias, daí as suas ações serem maioritariamente adrenérgicas (GUYTON; HALL, 2006).

Dessa forma, o objetivo da prática consistiu em avaliar tanto o efeito de drogas agonistas como antagonistas de receptores alfa e beta adrenérgicos sobre a pressão arterial em um cão, observando também o comportamento das mesmas em algumas regiões como: no vaso visceral, no vaso muscular e no coração.

2. METODOLOGIA

A prática de efeito de agonistas e antagonistas alfa e beta-adrenérgicos sobre a pressão arterial no cão foi realizada no dia 14 de Novembro de 2018 no departamento de bioquímica e farmacologia/ccs da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com