TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Histórico e Evolução da Educação Ambiental

Por:   •  25/5/2021  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico e evolução da educação ambiental, através dos tratados Internacionais sobre o meio ambiente.

Houve a necessidade dos países desenvolvidos, se reunirem para encontrar medidas preventivas que evitasse um grande desastre ao meio ambiente. Mas os países em desenvolvimento argumentavam sobre outros problemas e da necessidade de um maior desenvolvimento econômico. Então produziram a declaração sobre o meio ambiente humano e fizeram um plano de ação, convocando todos os países. Essa declaração anuncia a defesa e melhoria do meio ambiente para as gerações presentes e futura.

O Brasil foi o motivo da Conferência a degradação ambiental, a comitiva brasileira levantava a bandeira da poluição, os representantes brasileiros, argumentaram que não haveria desenvolvimento sem poluição.

Em resposta à Conferência de Estocolmo, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizou em Belgrado, Iugoslávia, o Encontro Internacional de Educação Ambiental, onde foi criado um dos mais importantes documentos produzidos na década a carta Belgrado. O documento fala sobre a satisfação das necessidades e desejos de todos os cidadãos da Terra, tais como erradicação das causas da pobreza, do analfabetismo, da fome, da poluição, preconizando assim a ética global e a reforma dos processos e sistemas educacionais. Onde foi definido que a Educação Ambiental deve ser multidisciplinar, continuada e integrada às diferenças regionais e voltada para os interesses nacionais.

A Carta foi escrita em 1975 por vinte especialistas em educação ambiental de todo o mundo, com o intuito mostrar ao cidadão os problemas associados a esse ambiente e que tenha o conhecimento, e atitudes motivações. Nela era expressada a necessidade do exercício de uma nova ética global, que proporcionasse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição e da dominação e exploração humana. Mostrando a necessidade do envolvimento e habilidades do cidadão para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros. Não faz distinção de público alvo para a educação ambiental, considerando-a para todas as idades.

Em agosto de 1987, foi realizada Conferência, na cidade de Moscou, conhecido como o Congresso de Moscou, onde se avaliou as conquistas e dificuldades na área de educação ambiental. E destacou a importância da inclusão da educação ambiental nos sistemas educacionais dos diversos países. Para promover a conscientização e importância dessa inclusão.

Em 1992, foi no Rio de Janeiro a conferência, que ficou conhecida como Conferência do Rio ou Rio 92. Dentre os objetivos principais da Rio-92, destacaram-se os seguintes: examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento vigente; estabelecer mecanismos de transferência de tecnologias não-poluentes aos países Nucleus, v.5, n.2, out. 2008 189 subdesenvolvidos; examinar estratégias nacionais e internacionais para incorporação de critérios ambientais ao processo de desenvolvimento; estabelecer um sistema de cooperação internacional.

Na conferência Rio-92, foram assinados 5 documentos o primeiro foi uma Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Uma carta contendo 27 princípios que visa estabelecer um novo estilo de vida, através da proteção dos recursos naturais e em busca do desenvolvimento sustentável.

O segundo chamado Agenda 21-É um plano de ação mostrando o impacto que a ação humana causa o meio ambiente. Construindo um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com