TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

                                            FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO – FIS

               NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO – NUPEX

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Estágios supervisionados I.

RAEMA CANDIDO

Andreza Moura Sabino

Ruanny Letícia Silva Sousa

Serra Talhada

Outubro e Novembro, 2022.

  1. INTRODUÇÃO

A disciplina de estágio supervisionado I que é exigido na graduação é a real capacidade que o estudante tem de gerar experiência no âmbito de trabalho por si próprio, pois, é fornecido um acréscimo de exposição entre o estagiário e o preceptor, além da carga de experiência profissional que carregamos ao longo do semestre.

Nesse período estagiamos nas áreas PNAE e Saúde coletiva, no município de Tavares- PB.

O curso de graduação em nutrição possibilita diversas áreas de capacitação e especialidades, estamos observando e aprendendo cada uma delas nos estágios, portanto, seremos capazes de obter opiniões formadas e decidirmos de maneira mais clara por onde seguir, qual área será mais proveitosa para nós estagiários.

A coordenadora de estágio e os nossos preceptores estão sendo extremamente importantes, tornando o processo mais curioso e adaptativo para nós.

  1. METODOLOGIAS UTILIZADAS

Foram utilizadas como forma de metodologia, os materiais disponibilizados pelo próprio preceptor, na área de saúde coletiva utilizamos o sistema de equivalentes e também o Webdiet para formulações das dietas e prescrições nutricionais para os pacientes das UBS em que realizamos os atendimentos.

Também utilizamos materiais didáticos e impressos para melhor visualização das informações nutricionais.

Os estágios aconteceram de forma presencial sempre com a presença da preceptora.

  1. ATIVIDADES PLANEJADAS  E REALIZADAS

Durante os meses de setembro até novembro de 2022, foram realizadas atividades para aprimoramento dos nossos conhecimentos ministrados em aula, como:

  1. Prescrições nutricionais e dietas: Neste períodos prescrevemos os planos alimentares sob supervisão da preceptora e autorização dela para envios dos mesmos, pelo sistema de equivalentes e também pelo webdiet.

  1. Prescrição nutricional para pacientes com patologias especifica: Prescrevemos também dietas com o intuito de minimizar sintomas e sinais de diversas patologias como, diabetes, hipertensão, úlceras, obesidade e também paciente com insuficiência renal.
  1. Realização de atividades coletivas junto a preceptora: Realizamos atividades educativas e alimentares sobre o outubro rosa direcionadas a prevenção e tratamento do câncer de mama e também ao novembro azul direcionados a prevenção e tratamento do câncer de próstata.
  1. Programa melhor em  casa: Participamos por alguns dias do programa melhor em casa, onde obtivemos a experiência de atendimentos domiciliares a pacientes participantes do programa.
  1. OBJETIVOS ATINGIDOS E JUSTIFICATIVAS

Como estagiarias de nutrição na área de saúde coletiva, aprimoramos não só nossos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, mas também tivemos as experiências como profissionais futuros de nutrição nesta área. O apoio da coordenadora de estágio e da nossa preceptora foram de extrema importância para nos mantermos seguras e independentes nos atendimentos e atividades realizadas, possibilitando-nos sob toda assistência para com os pacientes.

  1. CONCLUSÃO

A disciplina de estágio na área de saúde coletiva foi de suma importância para nós, adquirimos conhecimentos não só da área de nutrição, como também sobre como ser e se portar como profissional principalmente em ambientes de atendimentos ao público coletivo. Durante os estágios, conseguimos aprimorar nossas prescrições, a criarmos autonomia profissional e trocar experiências e saberes com nossa preceptora, que manteve-se sempre a disposição para troca de duvidas e novas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com