TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO NUTRICIONALISTA NESSE CONTEXTO DO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”

Por:   •  11/4/2018  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE

CURSO DE NUTRIÇÃO

CAROLINA MELO DE MOURA

 O PAPEL DO NUTRIONISTA NESSE CONTEXTO DO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”

ARACAJU/SE

2017.2

O documentário “Muito além do peso”, faz uma análise da qualidade da alimentação infantil e como o marketing das indústrias de alimentos interfere no comportamento alimentar das crianças.

O diretor do documentário realiza várias entrevistas e em concomitante expõem dados estatísticos alarmantes em relação a obesidade infantil. Foram entrevistados especialistas como: chefs de cozinha, médicos, sociólogos, psicanalistas, desembargador, escritores, pesquisadores. Eles narram como foi necessário a criação das comidas processadas durante o período da II Guerra Mundial e como essa tecnologia precisava se tornar um grande negócio na época começando assim a atrair todos tipos de consumidores. Contam como a indústria aprimorou seus produtos e propagandas, afim de tornar os consumidores cativos e até dependentes do produto. Mostrando que propagandas não vendem comida e sim brincadeiras, momentos de descontração e felicidade. Mostram também que as crianças não fazem mais atividade física, isso por diversos fatores, pela falta de segurança ou até por falta de incentivo dentro de casa. A educação física, matéria comum em qualquer colégio, foi substituída muitas vezes por aulas teóricas dentro da sala de aula, impossibilitando aquela criança a desenvolver capacidades físicas e motoras. Médicos relacionam a obesidade com outras pandemias do mundo moderno como a diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, depressão, estresse e alguns tipos de câncer.

O nutricionista tem um papel fundamental no tratamento do excesso de peso em crianças. Ele deve estabelecer uma relação de confiança para conseguir identificar a causa da obesidade. Nem sempre a causa é apenas falta de educação nutricional, geralmente a obesidade é proveniente de uma série de problemas, podendo ser eles: ambientais, sociais, psicológicos e patológico. Necessitando assim, de uma equipe multidisciplinar. Avaliar o estado nutricional (histórico, dados bioquímicos, antropometria) para assim, traçar um plano de ação e se necessário, encaminhamentos. A educação nutricional é fundamental, não só para as crianças com obesidade mas para toda família. Conceitos básicos de nutrição, leitura de rótulos, como tornar o alimento mais atrativo às crianças e o incentivo a atividade física são alguns exemplos do papel do nutricionista como educador. E por fim avaliar a eficiência do plano de ação e se necessário fazer ajustes para melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com