TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Renal

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Os sistemas biológicos são um conjunto de órgãos funcionais que se relacionam e a integração entre os componentes desses sistemas possibilita a manutenção da homeostase. Neste contexto, tem destaque o sistema renal, que tem como finalidade controlar a quantidade de água e produtos do catabolismo resultando na formação da urina.

Palavras-chave: Sistema renal, fluxo urinário, densidade urinária, pH urinário, densitômetro, função renal.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

O Sistema Renal é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra, esse sistema está profundamente envolvido na manutenção da homeostasia, tal fato não quer dizer que os demais sistemas não são importantes, porém eles não são fundamentais para vida e a morte, é possível continuar vivendo sem procriar e sem as mamas, por exemplo.

O rim é um órgão nobre que possui como função fazer a filtração em que permite a eliminação de catabólitos e a preservação de substratos nobres, os catabólitos são ureia, ácido úrico e creatinina, a eliminação desses compostos nitrogenados não proteicos promove a redução da toxicidade de compostos nitrogenados, é também através dos rins que ocorrerá a regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, controle tanto do volume quanto da pressão sanguínea, controle do pH do sangue, produção de hormônios, síntese de vitamina D3, síntese e secreção de Eritropoetina, síntese de renina e executa quando necessário a gliconeogênese. As outras partes que compõe este sistema trabalham mais especificamente como vias de passagem e armazenamento temporário.

Os rins são os principais órgãos do sistema renal, situados na região retroperitoneal. O lado côncavo do rim está voltado para a coluna vertebral e é por esse lado que entram e saem os vasos sanguíneos, como a artéria renal e a veia renal. A artéria real é a primeira ramificação da aorta, portanto recebe o sangue com alta pressão para que possa ser realizado o processo de filtração. Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins. Cada néfron apresenta duas partes principais: a cápsula glomerular (ou cápsula de Bowman) e os túbulos renais. No interior da cápsula glomerular penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo renal.

A urina se forma nos néfrons em três etapas: a filtração glomerular, reabsorção tubular e a secreção tubular. É na cápsula de Bowman que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos, sais minerais e também substâncias tóxicas ao organismo, como a uréia e o ácido úrico. Da cápsula de Bowman, o líquido filtrado passa para os túbulos renais. O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais, onde vão passar para os vasos capilares sanguíneos. A secreção tubular fará um ajuste fino do processo de formação da urina, mesmo após a filtração e absorção, caso tenha potássio e/ou substâncias tóxicas, será preciso realizar um polimento através dessa secreção que sai do sangue e vai diretamente para o túbulo sem precisar passar pelo glomérulo.

Dos néfrons, os resíduos recolhidos são enviados através dos ureteres para a bexiga. Os ureteres são dois tubos musculosos e elásticos, que saem um de cada um dos rins e vão dar à bexiga. A bexiga é um saco musculado, onde a urina é acumulada. Este reservatório está ligado a um canal, a uretra, há válvulas existentes entre os ureteres e a bexiga que impedem o retrocesso da urina.

Para maior compreensão sobre esse sistema abordado, foi realizado um experimento que possui como parâmetro a ser medido o volume, pH e densidade urinária.

QUESTÃO PROBLEMATIZANTE:

“Existe variação de volume e densidade urinária entre o voluntário que ficou com restrição hídrica, o que ingeriu água e o outro que ingeriu suco?” ARRUMAR ISSO, DEIXAR EM PALAVRAS BONITAS

2 – HIPÓTESE

Sim, pois esses eventos sofrem alterações de acordo com o estado de hidratação em que o indivíduo se encontra.

3 – OBJETIVOS

GERAL

Verificar a alteração nas funções básicas do rim a partir da modificação no estado de hidratação dos voluntários.

ESPECIFICO

Averiguar se em momentos de ingestão de água, suco e restrição hídrica existem variações de pH, volume e densidade urinária dos voluntários.

4- MATERIAIS E MÉTODOS

5- RESULTADOS

-DISSERTATIVOS:

Os valores volume, pH e densidade urinária no voluntário controle que será submetido à restrição hídrica estão representados na tabela 1

TABELA 1 – Valores de volume, pH e densidade urinária no voluntário controle após esvaziamento da bexiga em 0 minutos, após 30 minutos, 60 minutos e 90 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com