TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O bem estar do individuo

Por:   •  27/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  10.633 Palavras (43 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 43
  1. INTRODUÇÃO

O bem estar é formado por características nutricionais, nível de stress, atividade física diária, relacionamentos e comportamentos preventivos de um indivíduo, e seu principal objetivo é a saúde e a qualidade de vida. (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.49-50).

No mundo atual, com tantas mudanças tecnológicas houve uma diminuição das atividades físicas no trabalho, em casa e no lazer, afetando também os padrões alimentares seguido de momentos de stress, que é um acontecimento natural na vida humana, mas que nos levam a ter uma qualidade de vida fora dos padrões ideais. (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.53-57).

O bem estar espiritual em estudos recentes mostrou que atua como um protetor de problemas psiquiátricos leves. (VOLCAN; SOUSA; MARI; HORTA, 2003, p. 441-442).

Entre muitos valores temos aqueles que o próprio ser se dá, como a autoestima, que é o valor físico e emocional que se dá a si mesmo. Quando o indivíduo está com sua autoestima elevada ele se sente mais seguro e confiante sendo capaz de desenvolver seus afazeres e até passar por seus problemas com maior facilidade, pois mesmo quando passam por problemas estes indivíduos recuperam com maior rapidez o foco positivo das coisas e da vida. Completamente diferente de indivíduos que perdem sua autoestima por não estarem satisfeitos com sua aparência, com seu ambiente de trabalho, com seus relacionamentos pessoais e com seus hábitos de vida. Portanto, garantir e propiciar o bem estar é contribuir para autoestima, qualidade de vida e saúde de um indivíduo. (QUEROZ; NERI, 2005, p. 292-294).

O profissional da estética cuida do corpo, rosto, cabelo, manutenção da saúde, proporcionando o bem estar e beleza geral à quem o procura, a área da estética evolui a cada dia e busca constantemente incorporar novas tecnologias relacionadas a produtos, aparelhos e procedimentos, que visam a melhoria do cliente retratando em geral a sua beleza, sendo ela física ou psicológica.

Durante a aplicação das terapias estéticas, o profissional tem contato diretamente com o paciente, com os produtos e aparelhos utilizados, fazendo com que ocorram inúmeras possibilidades de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. (GARBACCIO; OLIVEIRA, 2012, p. 1-9).

Para evitar tais riscos é de extrema importância o uso da biossegurança, que consiste em procedimentos a fim de reduzir ao mínimo ou até eliminar riscos que possam comprometer a vitalidade do trabalhador. Para a aplicação da biossegurança, é necessário um conhecimento básico para o manuseio correto de equipamentos denominados EPI (Equipamento de proteção individual) e EPC (Equipamento de proteção coletiva), estes equipamentos evitam possíveis acidentes causadores de infecções, patologias, lesões e tantas outras situações de riscos.  (MASTROENI, 2006, p. 3-4).

Nos dias de hoje a beleza e a saúde caminham juntas, o conjunto de uma alimentação balanceada, exercícios físicos diários juntamente com a estética podem trazer muitos benefícios à saúde física e mental de quem as pratica, proporcionando ao indivíduo uma melhor condição de vida e bem estar, e o profissional esteticista deve agir de forma ética visando a dignidade humana e prezando os princípios da autonomia, da beneficência, da justiça e da não maleficência, e estar muito bem informado e apto para lidar com todas as novidades e as técnicas já existentes, ter conhecimento anatomofisiológico do corpo humano para a aplicação correta de todas as práticas e procedimentos estéticos, agindo com responsabilidade, competência, honestidade, prudência, e com clareza para com o paciente e seus colegas de profissão, seguindo o código de ética profissional do esteticista que tem como base as atitudes que devem ser respeitadas no exercício da profissão, assim será um ótimo profissional e respeitará as limitações fisiológicas, físicas e psicológicas de seus clientes, respeitando os direitos e a vida humana. (FERNÁNDEZ, 2000, p.23-31; CLOTET, 1993, p.1-4; DURAND, 2007, p. 85).

 

  1. Objetivo

 O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da integração das ações e comportamentos de um indivíduo em seu dia a dia, que levam ao benefício ou ao malefício de sua saúde, bem estar e auto estima, abordando também de que forma o profissional esteticista pode contribuir de maneira positiva à esse indivíduo através de conhecimentos e aplicação da biossegurança, da bioética e das técnicas e procedimentos de massagens, tendo prudência no agir profissional, honrando seu trabalho e profissão.

  1. O BEM ESTAR DO INDIVÍDUO

  1. Nutrição e Peso Ideal

A nutrição é a combinação de processos através dos quais o organismo vivo recebe e utiliza os alimentos necessários para a manutenção de suas funções, tais como:

_ Reprodução;

_ Crescimento e conservação da vida;

_ Atividade ótima e eficiente das funções do corpo;

_ Resistência às infecções;

_ Capacidade de reparar lesões corporais.

A alimentação é a base de nossa vida, pois o consumo de alimentos é o principal combustível para o bom funcionamento do corpo e o desenvolvimento físico e mental, sabe-se que a alimentação deve ser saudável e equilibrada, tanto em qualidade, quanto em quantidade, assim teremos energia para nos mantermos ativos, e o trabalho metabólico funcionará de forma normal, conduzindo o indivíduo a atingir e manter seu peso ideal.

O hábito alimentar está diretamente ligado aos aspectos psicológicos, fisiológicos e socioculturais, fatores como consumo excessivo de cigarro e álcool, sedentarismo, estresse, alto consumo energético nas refeições diárias, resultam em deficiência de nutrientes e vitaminas, sendo assim, muitas doenças surgem relacionadas com a má nutrição. (WITT; SCHNEIDER, 2009, p. 3912).

Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que atuam em uma ou mais funções do organismo, por isso, não podem ser substituídos uns pelos outros.

São divididos em:

  • Macronutrientes: Carboidratos, Proteínas e Lipídeos.
  • Micronutrientes: Vitaminas, Minerais e Água.

Os nutrientes sintetizados pelo nosso corpo são chamados de nutrientes não essenciais, e os nutrientes não sintetizados pelo nosso corpo, como vitaminas, minerais e alguns ácidos graxos, são chamados de nutrientes essenciais, estes devem ser obtidos por meio da nossa dieta ou através de suplementação.

A deficiência nutricional surge quando quantidades inadequadas de nutrientes essenciais são fornecidas aos tecidos que necessitam deles para seu funcionamento normal.

É considerada primária quando na dieta falta um ou vários nutrientes em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com