TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALIMENTOS DE USO INSTITUCIONAL

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVOS 5 2.1 OBJETIVO GERAL 5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

3.1 ALIMENTOS DE USO INSTITUCIONAL 6

3.2 OBJETIVO DO ALIMENTO DE USO INSTITUCIONAL 6

3.3 CARDAPIOS INSTITUCIONAIS 7

3.4 IMPLICAÇÕES DO CONSUMO DE ADITIVOS E CONSERVANTES 8

3.5 ANALISE DOS ALIMENTOS EM TEMPERATURA CONTROLADA 9

3.6 ANALISE DE ALIMENTOS EM TEMPERATURA AMBIENTE 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A garantia e o acesso à alimentação é um direito básico reconhecido, internacionalmente, pelos direitos humanos. No âmbito do mercado de trabalho, esse acesso pode ser garantido aos trabalhadores mediante o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O PAT é um programa de complementação alimentar que surgiu pela Lei nº 6.321 de 14 de abril de 1976, regulamentado no ano de 1991 (PELUFFO, 2012).

De acordo com a Portaria nº 193 (BRASIL, 2006), em seu § 2º consta que as pessoas jurídicas participantes do PAT “[...] deverão assegurar qualidade e quantidade da alimentação fornecida aos trabalhadores [...]”. Dessa forma, os cardápios elaborados devem ser balanceados de modo que as necessidades energéticas e de nutrientes possam ser supridas, assegurando, desta forma, saúde e capacitação para o desenvolvimento de todas as atividades (ABREU et al., 2009).

Em contrapartida ao acesso dos trabalhadores à alimentação de forma institucional, é identificado no país uma mudança de perfil da população quanto ao seu estado de saúde. O crescimento das chamadas doenças e agravos não transmissíveis (DCNTs), que incluem patologias como neoplasias (cânceres), doenças cardiovasculares e endócrinas, nutricionais e metabólicas como a Dislipidemia, é verificado nos levantamentos (OMS, 2003). As DCNTs passaram a ser caracterizadas como as de início gradual, de duração longa, indefinida e de

causas múltiplas e em que o resultado passa a ser o cuidado ao invés da cura (HOMAN, LORIG,

2000).

Considerando que a alimentação pode estar relacionada diretamente com a Dislipidemia o presente estudo tem por objetivo analisar aditivos e conservantes presentes em alimentos institucionais de cardápios fornecidos pelas empresas aos trabalhadores.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

1 – Adquirir conhecimento sobre alimentos institucionais e sua relação com a patologia Dislipidemia

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 – Conhecer os alimentos institucionais e o seu objetivo.

2 – Identificar alimentos institucionais e avaliar em qual temperatura são armazenados, tipo de alimento, tipo de embalagem, aditivos e conservantes utilizados e seu efeito benéfico ou proibitivo na patologia Dislipidemia.

3 – Conhecer cardápios institucionais.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 ALIMENTOS DE USO INSTITUCIONAL

Os alimentos de uso institucionais são os alimentos utilizados nas Unidades de Alimentação e Nutrição.

3.2 OBJETIVO DO ALIMENTO DE USO INSTITUCIONAL

Unidades de Alimentação e Nutrição são espaços voltados para preparação e fornecimento de refeições equilibradas em nutrientes, segundo o perfil da clientela (LANZILLOTTI et al., 2004). Sob o aspecto conceitual, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é considerada como a unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à alimentação e à nutrição, independentemente da situação que ocupa na escala hierárquica da entidade (CARDOSO et al., 2005). O objetivo primário de uma UAN é servir refeições saudáveis do ponto de vista nutricional e seguras do ponto de vista higiênico sanitário (TRANCOSO & TOMASIAK, 2004), no sentido de manutenção e/ou recuperação da saúde do comensal, visando auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis (PROENÇA et al., 2005).

Portanto o alimento de uso institucional tem como objetivo fornecer uma refeição balanceada e nutritiva.

3.3 CARDAPIOS INSTITUCIONAIS

3.4 IMPLICAÇÕES DO CONSUMO DE ADITIVOS E CONSERVANTES

Diversos estudos apontam reações adversas aos aditivos, quer seja aguda ou crônica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com