TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação de alimentos pelo uso da irradiação

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

    CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM[pic 1]

JULIO MATHEUS

ANNA CRISTINA

MÁRCIO MOURA

JARLISSON BATISTA

FELIPE BARROS

CONSERVAÇÃO PELO USO DA IRRADIAÇÃO

Tecnologia de Produtos Agropecuários

Prof.ª: Alessandra Damasceno

SANTARÉM – PARÁ

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM

JULIO MATHEUS

ANNA CRISTINA

MÁRCIO MOURA

JARLISSON BATISTA

FELIPE BARROS

CONSERVAÇÃO PELO USO DA IRRADIAÇÃO

[pic 2]

SANTARÉM

2018

OBJETIVO

Caracterizar com auxílio da pesquisa bibliográfica o método de conservação pelo uso da irradiação, bem como sua importância, vantagens e desvantagens da sua utilização.

INTRODUÇÃO

Conservar alimentos é uma atividade utilizada desde os homens da caverna, devido a necessidade em ter um sustento para sua sobrevivência principalmente em épocas difíceis de encontrar comida, assim como a exigência em comercializar produtos livres de microrganismos benéficos ao ser humano, prologando suas propriedades naturais.

Um dos mais eficientes tipos de conservação é o que se dá pelo uso da irradiação, que consiste em expor os alimentos a radiação do alfa, beta, gama, raios X e nêutrons de forma controlada para segurança. O alimento é aquecido, mas as radiações não permanecem no alimento.

Embora ainda muito subutilizado em nosso país, a irradiação apresenta-se como uma opção muito promissora para reduzir o desperdício e controlar surtos de doenças causadas por alimentos contaminados, podendo também viabilizar a exportação de mais produtos agropecuários. (VITAL et al., 2008)

TIPOS DE IRRADIAÇÃO

De acordo com Gava (1984), há vários tipos de radiação pertencentes ao espectro eletromagnético, distintas pelo comprimento de onda, frequência, força de penetração e outros fatores que agem no sistema biológico. A radiação ionizante é um elemento eletromagnético que permite a movimentação de elétrons do átomo, possuindo um alto interesse na conservação de alimentos, formada pelas radiações alfa, beta e gama, raio x e nêutrons.

Dentre as radiações ionizantes os classificados como partículas são o raios alfa, classificados como partículas, são átomos de hélio sem dois elétrons na camada externa e não penetram numa folha de papel. Também classificados como partículas, os raios beta possuem maior penetração que os raios alfa, porém não atravessam um folha de papel alumínio. Outra classificação de raios ionizantes são as chamadas ondas eletromagnéticas, na qual se destaca os raios gama que tem alta capacidade penetrante, é uma forma mais barata de radiação e apresentam maior interesse na conservação de alimentos (PORTAL EDUCAÇÃO, s.d.).  Os raios X, por sua vez, possuem uma alta força penetrante, no entanto necessita de uma grande carga energética para sua efetivação e são raramente utilizados em alimentos. Os nêutrons não podem ser empregados em alimentos, tornando-os radioativos.

VANTAGENS

Dentre as vantagens apresentadas pelo uso de irradiação em alimentos, ocorre uma pequena variação de temperatura durante o processo, aumento da vida útil dos produtos (Tabela 1), poucas alterações nas propriedades organolépticas, tratamento efetivo para eliminar as bactérias patogênicas, pode ser utilizado como substituto de tratamentos químicos, que poderiam deixar resíduos, também a possibilidade de alimentos embalados e congelados serem irradiados. Devido à sua automaticidade, a irradiação tem baixo custo operacional. (Sousa et al., 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com