TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO

Por:   •  5/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Curso de Nutrição

Disciplina de Introdução à Nutrição

CONCEITOS BÁSICOS DE NUTRIÇÃO

ALIMENTOS E NUTRIENTES

LEIS DA ALIMENTAÇÃO

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Prof(a). Dra. Fernanda Cobayashi

Dra. Amanda Felippe Padoveze

2013

CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO

O que é a Ciência da Nutrição?

A Nutrição é a ciência ou conjunto de disciplinas que estuda os efeitos dos nutrientes no organismo ou o conjunto de processos através do qual o organismo ingere, digere, absorve, metaboliza e utiliza os nutrientes provenientes dos alimentos, para manutenção, reparação e síntese dos tecidos do organismo.

Compreende-se um campo de conhecimento multidisciplinar, a partir da integração de disciplinas que integram o ser humano e o alimento, contextualizado na sociedade.

Assim, estuda o ser humano a partir de disciplinas como anatomia, bioquímica e biofísica, citologia e histologia, patologia, fisiologia, entre outras.

Estuda o alimento, seu valor nutritivo (bromatologia, composição de alimentos, técnica dietética e culinária, etc.) e as reações do organismo à ingestão de alimentos e nutrientes e as variações que deve apresentar a alimentação nos indivíduos sadios e nos doentes (avaliação nutricional, dietoterapia, terapia nutricional, etc.).

Também abrange questões da tecnologia, higiene dos alimentos, economia e aspectos geográficos, históricos, culturais e psicossociais do comportamento alimentar humano.

Qual a diferença entre Alimentação e Nutrição?

A alimentação é um ato voluntário e consciente. Ela depende totalmente da vontade do indivíduo e é o homem quem escolhe o alimento para o consumo.  

Está relacionada com as práticas alimentares que envolvem:

- opções e decisões quanto à quantidade e o tipo de alimento;

- consideração do que se é comestível ou aceitável para consumo (tabus alimentares);

- aquisição, conservação e preparo dos alimentos;

- disponibilidade de alimentos e condição socioeconômica;

- escolhas de horários, do local e com quem se realiza as refeições.

Já a nutrição é um ato involuntário, uma etapa sobre a qual o indivíduo não tem controle. É o conjunto de processos por meio dos quais o organismo capta e transforma os alimentos de que precisa para assegurar sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia.


Começa quando o alimento é levado à boca. A partir desse momento, o sistema digestório entra em ação, ou seja, a boca, o estomago, o intestino e outros órgãos desse sistema começam a trabalhar em processos que vão desde a trituração dos alimentos ate a absorção dos nutrientes, que são os componentes dos alimentos que consumimos e são muito importantes para a nossa saúde.

O que é uma Alimentação Saudável ou Equilibrada?

A alimentação saudável é um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos e de acordo com as fases do curso da vida. Deve ser acessível (física e financeiramente), saborosa, variada, colorida, harmônica e segura quanto aos aspectos sanitários.  

Esse conceito considera as práticas alimentares culturalmente referenciadas e valoriza o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

O que é dietética?

Dietética é o estudo da alimentação saudável, respeitando-se as recomendações nutricionais de acordo com o sexo, faixa etária, condição sócio-econômica, etc.

Estuda como aplicar a alimentação ao organismo humano e relacionar os conhecimentos existentes na alimentação e na nutrição para propor e recomendar formas de se alimentar, isto é, planos alimentares, adaptados às necessidades dos indivíduos.

FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO

Alimentos são substâncias utilizadas pelos animais como fontes de matéria e energia para a realização das funções vitais - crescimento e desenvolvimento. A soma dos alimentos e bebidas ingeridas ao longo do dia caracteriza-se como dieta, assim, a palavra dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais, sendo que cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não).

Os alimentos são compostos pelos seguintes nutrientes:

Carboidratos (inclui as fibras alimentares)

Proteínas

Lipídios

Minerais

Vitaminas

Substâncias bioativas (não são consideradas nutrientes, mas atualmente tem-se estudado muito o efeito fisiológico destas substâncias no organismo).

Água (também não é considerado nutriente)

Macronutrientes

São considerados macronutrientes os carboidratos, as proteínas e os lipídios, pois nos fornecem energia e precisam ser ingeridos em maiores quantidades.

Micronutrientes

São considerados micronutrientes as substâncias que não nos fornecem energia, mas, no entanto, são essenciais à vida.

As substâncias bioativas possuem ação metabólica ou fisiológica específica, como os flavonóides, carotenóides, fitosteróis, etc.

Nutriente: qualquer substância normalmente consumida como um constituinte do alimento e que: 

a) fornece energia; ou 

b) é necessário para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde; ou

c) cuja deficiência resulta em mudanças bioquímicas e fisiológicas no organismo. 

Nutriente essencial: toda substância normalmente consumida para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde e que não é sintetizada pelo organismo ou é sintetizada, porém em quantidade insuficiente. 

Nutriente não essencial: toda substância que o organismo consegue sintetizar em quantidades suficientes.

Energia

Carboidratos: 1 g -------------------------- 4 kcal

Proteínas: 1 g-------------------------------- 4 kcal

Lipídios: 1 g ---------------------------------- 9 kcal

Utilização dos nutrientes pelo organismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com