TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Casos Desnutrição

Por:   •  28/11/2020  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CURSO SUPERIOR EM NUTRIÇÃO

AURÉLIO MARCO SOUZA DOURADO DOS SANTOS

CASOS CLÍNICOS: Desnutrição

SÃO CRISTÓVÃO-SE

2020

1 - W.A.F.P., masculino, 52 anos, comerciante. Internado há 20 dias. Paciente em desorientação, dispnéico, com alteração do padrão sono/vigília (sonolência excessiva) e recusa alimentar. Diagnóstico clínico: cirrose hepática descompensada. Paciente deambulando e acamado, abdome escavado, indolor, sem ascite, edema ausente.

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA: Peso usual 72 kg com perda de 12 kg em 2 meses, 1,83 m de estatura, 21,5 de circunferência do braço, 6 mm de dobra cutânea triciptal.

a) Sim. Desnutrição. Pois apresenta perda de peso acentuada em curto período de tempo, repulsa alimentar, hospitalizado, etc.

b) Desnutrição moderada.

c) Perda de peso intensa.

d) Estado muscular: média, com 19,12%.

e) Categoria II, abaixo da média.

f) Analisando então as medidas antropométricas do paciente – principalmente o seu IMC, abaixo de 22, para um paciente com cirrose hepática sem ascite, de acordo com Tsiaousi - podemos concluir sua desnutrição moderada, devido a sua elevada perda de peso em curto espaço de tempo. Como sua situação já é descompensada, seu fígado já não “trabalha” como antes (saudável), pois o mesmo agora é composto por tecido fibroso e, dessa forma está prejudicando no desempenho das suas funções como produção de proteínas e bile, vitaminas, etc.

2 - Paciente do sexo feminino, 37 anos, natural de Aracaju, auxiliar de enfermagem. Internada com doença celíaca, queixando-se de dor abdominal difusa, diarréia com muco, pus e restos alimentares, principalmente quando come massas. Refere viroses comuns na infância e apendicectomia. Ao exame físico apresenta-se emagrecida, hipocorada, hipoidratada, com dor na região periumbilical, peristalse presente acentuadamente aumentada, flatulência. Apresentou biópsia de delgado e confirmação da Doença Celíaca.

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA: Peso usual: 48kg (2 meses antes da internação), Peso Atual: 40,5 kg; Altura: 1,58 m; DCT: 8 mm; CB: 19,9 cm

a) Sim. Desnutrição. Pois a paciente apresenta uma patologia associada a perda de peso, caracterizando-se assim uma desnutrição de risco.

b) Desnutrição moderada.

c) Perda de peso intensa, pois a paciente perdeu 7,5kg em dois meses.

d) Categoria I, baixa musculatura.

e) Categoria I, magro.

f) De acordo com suas medidas antropométricas, é possível relatar e confirmar a sua desnutrição de grau moderado. Isso se confirma com sua história clínica, com a presença de sintomas gastrointestinais como a diarreia e a mesma se deve ao consumo de massas pela paciente, já que a mesma possui doença celíaca – alteração patológica que interfere na absorção dos nutrientes pelo intestino delgado, causada pela intolerância a proteína glúten, presente no trigo, cevada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com