TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Disturbios Alimentares

Por:   •  21/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 13

Centro Universitário do Norte

(UNINORTE-Laureate)

Educação em Saúde no PIC:

Distúrbios alimentares na adolescência

Manaus – AM

2016

ALUNOS

MATRÍCULA

CURSO

Alzilene Farias Xavier

15255794

Farmácia

Bianca Cavalcante Àglas

14066092

Enfermagem

Dalva Moreira da Silva

13345486

Enfermagem

Estephanner Sá Batista

14176106

Fisioterapia

Gélida de Jesus Pessoa

15114910

Farmácia

Jessica Caroline A. Nogueira

14111306

Psicologia

Jose Vitor Lima de Paulo

14183951

Veterinária

José Willyce Enes Maia

14024934

Fisioterapia

Junielly Évila P. da Silva

15016790

Farmácia

Kezia Padilha da Silva

15277224

Biomedicina

Luana Lopes de Oliveira

14031248

Farmácia

Maria do Socorro S. Oliveira

14059304

Psicologia

Renata C. L. da Fonseca

15240274

Estética e Cosmética

Thaís Caroline N. Lima

14306964

Estética e Cosmética

Patrícia Ambréia C. Maia

15145204

Estética e Cosmética

Educação em Saúde no PIC:

Distúrbios alimentares na adolescência

Manaus – AM

2016

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR COMUNITÁRIO-PIC

I. Distúrbios alimentares na adolescência

II. Apresentação

Introdução

        Programa Interdisciplinar comunitário (PIC) é uma disciplina voltada para a integração dos diversos cursos da área da saúde em que visa a promoção de forma integrativa de cada profissional da mesma, afim de gerar uma ação que produza o bem-estar da comunidade estudada. É de suma importância para os acadêmicos, pois através do mesmo é possível conhecer, compreender, diagnosticar e intervir de forma Interprofissional, sobre as principais necessidades de saúde de uma comunidade frente a sua realidade social, cultural, política e ambiental.

        A alimentação tem grande importância no desenvolvimento saudável do indivíduo, logo, a manutenção de um padrão alimentar adequado reflete diretamente na saúde física e mental do indivíduo, proporcionando subsídios para o total aproveitamento de sua potencialidade.

        No entanto, na sociedade contemporânea, nota-se um grande aumento nos índices de transtornos alimentares sobre a população adolescente. Tal fato decorre, em consonância pela busca obsessiva pelo corpo perfeito e como resultado, corrobora para o surgimento de doenças psicossomáticas, dentre as mais comuns, incluem a anorexia e bulimia, condições psiquiátricas com consequências potencialmente fatais.

        Contudo, o número de casos desses transtornos na adolescência tem aumentado nos últimos anos, ocorrendo em idades cada vez mais precoces, tornando-se um sério problema de saúde pública. Tal fenômeno decorre também, por influência da mídia, onde o indivíduo observa o comportamento dos outros e os imita, pois julga ser o padrão estético perfeito. Logo, a sociedade de certa forma influência na proliferação de tais distúrbios, uma vez que, impõe um padrão de beleza que sonda o imaginário do adolescente.

        Portanto, o tratamento voltado para este fenômeno que atinge esse grupo etário, deve ser multidisciplinar, levando em conta a pluralidade dos fatores etiológicos. Também se evidencia a importância a participação da família nesse processo de reabilitação.      

Justificativa

        A adolescência é um período de transformações biológicas e psicossociais, em que alterações do corpo ocorrem paralelamente à constituição da personalidade, refletindo assim, no desenvolvimento afetivo-emocional. A mudança do corpo e peso transforma a imagem mental que o adolescente faz de si, podendo levá-lo a sentir-se estranho, desproporcional, com uma imagem corporal negativa.

        Diante disso, entre o peso atual modificado devido a alterações hormonais e o ideal promovido pela mídia, associada com a necessidade de adaptação junto à sociedade e uma autoestima baixa, são fatores contribuintes para uma insatisfação corporal, desencadeando dessa forma, o desenvolvimento de comportamentos de riscos para transtornos alimentares, como o uso de dietas restritivas e de métodos de controle de peso (vômitos auto-induzido, laxantes, diuréticos e atividade física excessiva) para emagrecer. Portanto, realizam essas práticas em busca de uma imagem corporal, ou seja, um padrão de beleza imposta pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (384.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com