TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre beleza e disturbios alimentares

Por:   •  5/8/2019  •  Dissertação  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  4.052 Visualizações

Página 1 de 2

Beleza e Distúrbios Alimentares: O corpo não é um objeto para ser moldado.

 Com a Revolução Industrial no século XIX, efetuou-se o sistema capitalista na sociedade e, a ascensão da burguesia, em que o padrão de beleza feminino era o uso do espartilho – melhora a postura e afina a silhueta – sendo que, esse vestuário refletia no poder e sucesso social. De maneira análoga, na atualidade, o culto ao “corpo ideal” tem grandes reflexos no comportamento do indivíduo, suscitando diversos transtornos alimentares. Desse modo, tais valores socioculturais são incabíveis e merecem um olhar mais crítico de enfretamento.

 A priori, vale destacar que a maior parte das vítimas desses padrões impostos pela sociedade são mulheres e adolescentes, a busca pela magreza acaba por torna-las vulneráveis a métodos extremos que prometem o alcance do corpo ideal, como exemplo, distúrbios graves em relação ao hábito alimentar, tais como a redução excessiva da ingestão de alimentos ou da compulsão  0 0alimentar. Diante disso, o sentimento de intensa preocupação com o peso e a imagem corporal detém maior relevância do que sua saúde mental e física.

Outrossim, a mídia possui papel fundamental no desencadeamento desses distúrbios, visto que, seu poder de persuasão é imensurável e de rápido acesso, em que expõe padrões de beleza inatingíveis pela maioria da sociedade em comerciais, revistas e em redes sociais, com o excessivo uso de “photoshop” na imagem corporal das modelos. Ademais, a indústria da beleza mostra que é algo possível de se alcançar, e decorre da pluralidade de produtos a fim de aprimorar a estética e a forma física, de modo que, vítimas dessa obsessão recorram a esses produtos constantemente para satisfazer esta necessidade que a mídia mostra que ela deve ter – o corpo ideal.

Portanto, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça deverão advertir comerciais de produtos de beleza que usam ferramentas que modificam a real imagem corporal de modelos, aplicando caráter punitivo a aqueles que não informarem o uso do mesmo, de modo que as vítimas dessa obsessão do “corpo ideal” vejam que o que são impostas a elas são padrões inatingíveis. Além disso, devem ser feitas campanhas nas escolas, em que detalhe o risco que esses distúrbios alimentares causam na saúde pessoal. Desse modo, tais valores socioculturais serão menos idealizados pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com