TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas para a atuação do professor

Por:   •  8/8/2019  •  Tese  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

perspectivas para a atuação do professor.1.2-Sobrevivência nem sempre cientifica.

Para saber se um conhecimento é realmente valido, a forma mais rigorosa é testa-lo para saber sua utilidade e função. Como o boato de que comer manga com leite faz mal para o sistema digestivo. Ou que certo tipo de mandioca crua pode ser venenoso. Nesses exemplos mostra que não existia conhecimento cotidiano e cientifico certo ou errado, que funcionam em casos específicos; como o os índios descobriram que a mandioca seria venenosa e como livra-la de seu veneno, já o caso da manga com leite não passa de uma verdadeira anedota. Como bons exemplos de conhecimento cotidiano e conhecimento cientificam. Aonde pode ser algo passado por experimentação ou fatos vivenciados por alguém.

1.3-Especificidades do conhecimento cotidiano e do conhecimento cientifico.

As pessoas já nascem com o extinto do censo cotidiano, que é aquilo que aprendemos observando, e levaram esse conhecimento ate a escola aonde vão colocar em prática outros tipos de conhecimento como: artístico, cultural, e científico. A humanidade, no decorrer de sua história, construiu conhecimentos e desenvolveu, em suas práticas diárias, uma ciência própria que Borda (1984) denomina “conhecimento prático, empírico, que ao longo dos séculos tem possibilitado, enquanto meios naturais diretos, que as pessoas sobrevivam, crie, interpretem, produzam e trabalhem” (p. 48). O conhecimento tradicional diz respeito às informações acumuladas ao longo do tempo por uma determinada comunidade em relação às suas práticas, seus valores, sua cultura, enfim, suas vivências e experiências. Tais conhecimentos não são permanentes nem inabaláveis, pois são gerados, modificados e reformulados pela comunidade.

2.1-Antigas representações sobre o ensino e a aprendizagem de ciências.

A noção de perfil conceitual nos fornece elementos para entender a permanência das ideias prévias entre estudantes que passaram por um processo de ensino de noções científicas. Ao mesmo tempo, muda-se a expectativa em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com