TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Contribuição em Uma Unidade Básica de Saúde

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Estágio Integrado I

Promoção da Alimentação Adequada e Saudável em Grupo de controle da Obesidade de uma Unidade Básica de Saúde de Cuiabá/MT

Brenda da Silva Morais

Rariza Alves dos Santos

Cuiabá – MT

2020

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Nutrição

Estágio Integrado I

Promoção de Alimentação Adequada e Saudável em Grupo de controle da Obesidade de uma Unidade Básica de Saúde de Cuiabá/MT

Trabalho referente à avaliação parcial na disciplina de Estágio Integrado I, do curso de Nutrição, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá.

Orientadora: Profª Ms. Anna Paula de Matos.

Preceptora: Mariana Samiti Hayashi.

Cuiabá – MT

2020

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO...............................................................................................................        04

MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................................        07

RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................................        09

CONCLUSÃO.................................................................................................................        10

REFERÊNCIAS..............................................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no organismo, estando associada a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas. Compreendida como uma doença de caráter multifatorial, suas causas estão relacionadas a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais, culturais e políticas. Sendo um dos fatores de risco mais importantes para outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, entre outras doenças (BRASIL, 2017).

A determinação multifatorial da obesidade está relacionada ao modo de vida das populações modernas, que consomem cada vez mais alimentos processados, energeticamente densos e ricos em açúcares, gorduras e sódio, com uma quantidade de calorias consumidas além da necessidade individual. Esse desequilíbrio decorre, em parte, das mudanças no padrão alimentar aliadas à reduzida atividade física, tanto no período laboral como no lazer (BRASIL, 2017).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção mundial é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e, mais de 700 milhões, obesos (ABESO, 2020).

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) do Ministério da Saúde (MS), realizada em 2018, no Brasil o sobrepeso e a obesidade apresentaram um aumento de 67,8% nos últimos doze anos (BRASIL, 2019).

O crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Enquanto nos homens o sobrepeso é mais comum com prevalência de, 18,7%, nas mulheres a obesidade é ligeiramente maior, 20,7% (BRASIL, 2019).

Em relação a capital de Mato Grosso, Cuiabá, a população está predominantemente acima do peso. Onde 57,4% dos indivíduos com 18 anos ou mais estão com excesso de peso e 22,7% obesos (BRASIL, 2019).

As diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) conduzem para a organização do cuidado integral ao indivíduo com sobrepeso e obesidade, vigilância alimentar e nutricional, prevenção e tratamento da obesidade e promoção da alimentação adequada e saudável, portanto, no cenário atual a obesidade é um dos grandes obstáculos a serem enfrentados (BRASIL, 2017).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de atender até 80% dos problemas de saúde da população, descentralizando o atendimento e dando proximidade para o acesso aos serviços de saúde, sem que haja a necessidade de encaminhamento para a atenção secundária ou terciária (BRASIL, 2013). E por estarem próximas à população, tem maior poder de compreensão de sua dinâmica social, tornam-se local privilegiado de atuação na promoção da saúde e no enfrentamento do excesso de peso que acomete o indivíduo, as famílias e a população, com maior poder de compreensão de sua dinâmica social (BRASIL, 2006; BRASIL, 2014; MERCADANTE, 2005).

Em 2008, o MS, deu origem aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família (ESF) na rede de serviços, no processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica (BRASIL, 2008; BRASIL, 2017). O NASF-AB é composto por uma equipe multiprofissional, na qual o profissional nutricionista pode compor o quadro.

O nutricionista na Atenção Básica (AB) é fundamental no processo de organizar a atenção nutricional, visando maior resolubilidade e contribuindo para que o SUS colabore para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A atenção nutricional ofertada visa a resolubilidade das demandas e necessidades de saúde da população, considerando as de maior frequência e relevância e, observando critérios de risco e vulnerabilidade do seu território abrangido (BRASIL, 2017).

Portanto, devido à alta prevalência de obesos em Cuiabá e o papel a ser desempenhado pelo NASF-AB no enfrentamento do excesso de peso isso, o objetivo do projeto de contribuição é promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis para indivíduos de Grupo de controle da Obesidade de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Cuiabá/MT.

  1. JUSTIFICATIVA

Devido o consumo de alimentos com alto teor de gorduras e açúcares, e o sedentarismo, a obesidade se torna crescente. Para o seu tratamento, é necessário adoção de mudança de hábitos de vida como reeducação alimentar e prática de atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com