TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicas de saude

Por:   •  12/3/2018  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O aumento da morbi-mortalidade ocorre devido a subnutrição que é um sério problema entre pacientes hospitalizados. Faz  parte do cuidado nutricional, fornecer alimentos e bebidas apropriadas e adequadas a eles, no qual por meio de aporte proteico e energético é possível ser otimizado (Diez-Garcia RW et al,2012).

É um direito humano fundamental, o acesso a uma variedade de alimentos seguros e saudáveis. A inclusão da qualidade da alimentação está ligada a cuidado nutricional adequada, tendo efeitos benéficos na recuperação dos pacientes e na sua qualidade de vida (Diez-Garcia RW et al, 2012)

Segundo Stanga et al.5 pode melhorar a qualidade da internação do paciente por meio da dieta hospitalar.

A alimentação apresenta um papel importante na recuperação e na manutenção de indivíduos enfermos. De acordo com a doença, as necessidades de nutrientes do paciente hospitalizado podem aumentar ou diminuir. A prescrição da dieta devem receber quantidades de nutrientes semelhantes àquelas recomendadas a população sadia, pois na dieta geral não há alteração de consistência, nem de composição nutricional (JAPUR, 2010).

Dentro de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) hospitalar, o planejamento de cardápios, é uma ferramenta valiosa para construção de hábitos alimentares saudáveis e de estratégias que incluem a seleção de alimentos adequados do ponto de vista sensorial, utilização de ervas, condimentos e técnicas de cozimento apropriadas. Com o intuito de proporcionar maior prazer a quem come e assim aumentar a aderência de pacientes a uma dieta equilibrada (JAPUR, 2010).

A aceitação das hortaliças por parte dos comensais, suas características influencia a aparência, sabor, odor, textura e valor nutritivo. As hortaliças podem sofrer alterações e desenvolver uma coloração escura, decorrentes de ação enzimática, quando são submetidas a processos que levam a uma desorganização da sua estrutura natural, como descascamento, corte, ou trituração.Por tanto, as hortaliças folhosas exigem cuidados em relação a aquisição, higienização, armazenamento, pré preparo e preparo, alguns cuidados visam a manutenção do valor nutricional e das características sensoriais dos alimentos (JAPUR, 2010).

Bibliografia: Alimentação hospitalar: proposições para a qualificação do Serviço de Alimentação e Nutrição, avaliadas pela comunidade científica disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n2/a20v17n2

PORCIONAMENTO E CONSUMO DE SALADAS POR MULHERES COM DIETA GERAL EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Camila_Japur/publication/49600217_PORCIONAMENTO_E_CONSUMO_DE_SALADAS_POR_MULHERES_COM_DIETA_GERAL_EM_UNIDADE_DE_INTERNACAO_HOSPITALAR/links/0c96051ed4566b648e000000.pdf 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com