TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Fisiologia

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 12

1) A estrutura do Sistema Nervoso Central (Encéfalo + Medula espinhal) que tem com função gerar as Emoções é o:

C) Sistema Límbico.

Resposta: C. O Sistema Límbico (MacLean - 1952) é um conjunto de elementos em interação cuja função homeostática é gerar as emoções e motivar o organismo (tontura, dispnéia, libido, fome, sede, micção, defecação, etc) a satisfação as necessidades funcionais.

2) As Emoções (Estado de expectativa de alteração na auto-imagem) podem ser avaliadas:

E) todas as respostas estão corretas.

Resposta: E. O Sistema Límbico controla o Sistema Nervoso Autônomo (além do Endócrino e Somático) que ajusta as funções do organismo a uma novo e tansitório patamar homeostático. SÍNDROME DE BRIQUET. SÍNDROME DE MÜNCHHAUSEN.

3) Qual das seguintes estruturas NÃO faz parte do circuito neuronal de integração do Sistema Límbico (o famoso Circuito de Papez):

A) feixe longitudinal dorsal.

Resposta: A. O feixe longitudinal dorsal é a via eferente motora visceral central que se origina no hipotálamo e inerva os neurônios pré-ganglionares do sistema nervoso autônomo.

4) O Sistema Límbico (cuja principal estrutura é o Hipotálamo) controla os neurônios pré-ganglionares do Sistema Nervoso Autônomo através do:

A) feixe longitudinal dorsal.

Resposta: A. O Feixe longitudianl dorsal (ou Feixe de Shultz) se origina no Hipotálamo e controla todos os neurônios pré-ganglionares parasimpático e simpático.

5) Um aumento da atividade do núcleo supra-óptico do Hipotálamo anterior deverá causar:

A) diminuiçao da diurese.

Resposta: A. O Núcleo paraventricular e, principalmente, o Núcleo supra-óptico secretam Hormônio anti-diurético. SÍNDROME DA SECREÇÃO INADEQUADA DE HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO. DIABETES INSÍPIDO HIPOFISÁRIO.

6) Um aumento da atividade na área pré-óptica medial do Hipotálamo anterior deverá causar:

A) hipotensão arterial.

Resposta: A. A Área pré-óptica medial do Hipotálamo anterior é um dos centro regladores da Pressão arterial. HIPOTENSÃO ARTERIAL ORTOSTÁTICA IDIOPÁTICA.

7) Um aumento da atividade na área pré-óptica posterior do Hipotálamo anterior deverá causar toda as seguintes, EXCETO:

A) hipertensão arterial.

Resposta: A. A Área pré-óptica medial, não a posterior, do Hipotálamo anterior está relacionada com a regulação da Pressão arterial.

8) Um aumento da atividade no núcelo paraventricular do Hipotálamo anterior deverá causar todas as seguintes, EXCETO:

E) diminuição do hormônio anti-diurético (HAD).

Resposta: E. O Núcleo paraventricular e, principalmente, o Núcleo supra-óptico secretam Hormônio anti-diurético. SÍNDROME DA SECREÇÃO INADEQUADA DE HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO. DIABETES INSÍPIDO HIPOFISÁRIO.

9) A sensação de Sede está relacionada ao amento da atividade de qual das seguintes estruturas?

A) Área hipotalâmica lateral.

Resposta: A. Na área hipotalâmica lateral além do centro da fome se localiza também o centro da sede.

10) Um aumento da atividade da área póstero-lateral do Hipotálamo posterior deverá causar toda as seguintes, EXCETO:

E) Saciedade.

Resposta: E. Na área póstero-lateral do Hipotálamo posterior está localizado o centro da fome, uma lesão nesta área leva a área leva a anorexia, emagrecimento e apatia. ANOREXIA NERVOSA.

11) Um aumento da atividade do núcleo ventro-medial do Hipotálamo posterior deverá causar:

E) saciedade.

Resposta: E. No núcleo ventro-medial do hipotálamo posterior está localizado o centro da saciedade e uma lesão nesta área causa hiperfagia, obesidade e agressividade. BULIMIA NERVOSA.

12) Um aumento da atividade na área hipotalâmica póstero-lateral do Hipotálamo posterior deverá causar:

C) fome.

Resposta: C. Na área póstero-lateral do Hipotálamo posterior (ou Área hipotalâmica lateral) está localizado o centro da fome, uma lesão nesta área leva a anorexia, emagrecimento e apatia.

13) Um paciente com história de polidipsia e poliúria progressiva, nega polifagia, glicemia normal, nível de HAD (Hormônio Anti-Diurético) sempre muito baixo, um possivel diagnóstico clínico para este paciente será uma lesão no:

C) hipotálamo, núcleo supra-óptico.

Resposta: C. O Núcleo paraventricular e, principalmente, o Núcleo supra-óptico secretam Hormônio anti-diurético em resposta ao aumento da osmolaridade plasmática ou à diminuição da volemia. DIABETES INSÍPIDO HIPOFISÁRIO.

14) Um paciente que apresenta perda progressiva de apetite até uma completa anorexia, seguida de morte por inanição e que na necrópsia foi detectado um tumor no encéfalo. Este tumor deverá está localizado no:

B) hipotálamo póstero-lateral.

Resposta: B. Na área póstero-lateral do Hipotálamo posterior está localizado o centro da fome, uma lesão nesta área leva a área leva a anorexia, emagrecimento e apatia.

15) Qual das seguntes funções homeostáticas NÃO é regulada pelo Sistema autonômico do Tronco Encefálico?

D) temperatura corporal.

Resposta: D. A temperatura corporal é regulada pelo Hipotálamo. FEBRE COM CALAFRIOS.

16) Em qual das seguintes estruturas um estímulo elétrico desencadearia um comportamento de fuga acompanhada por uma sensação de medo ou de punição?

C) área cinzenta periaquedutal.

Resposta: C. Estímulos elétricos localizados na substãncia cinzenta em torno do Aqueduto de Sylvius, que liga o III com o IV ventrículo encefálico causa comportamento de fuga acompanhada por uma sensação de medo ou de punição.

17) O Sistema Nervoso Autônomo é constituído por Unidades Motoras Viscerais (vias eferentes motoras periféricas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com