TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Reação de Caramelização

Por:   •  5/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

BEATIRZ MIRANDA

HÉLIO ANDREJA

MAX WILLIAM

DOMENICA AUGUSTO

LORRAINE

THAÍS ANDRADE

     Reação de Caramelização

Trabalho apresentado á disciplina de Química de Alimentos, sob orientação da professora Gaby Teran Ortiz.

BAMBUÍ-MG

2018

OBJETIVOS

          Observar a alteração de cor na reação de caramelização de um mesmo açúcar em meios solúveis diferentes.

INTRODUÇÃO

Muitos alimentos são submetidos ao tratamento térmico para serem conservados, e o aquecimento pode levar a duas importantes reações na tecnologia de alimentos: a caramelização e a reação de Maillard, também chamadas de reações de escurecimento não-enzimático (BRIÃO et al., 2011).

De acordo com Francisquini et al. (2017), o escurecimento enzimático corresponde àquele que resulta em descoloração oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida por polifenol oxidase (PPO). Tal enzima age principalmente sobre frutas e vegetais gerando consequências indesejáveis como perdas econômicas, diminuição do valor nutritivo, alterações de sabor e aparência do alimento ou desejáveis como cor, sabor e aroma no caso de alimentos como chá, café, cacau e ameixa seca.

Há também o escurecimento não-enzimático, mais lento do que o escurecimento enzimático por não ter a enzima catalisadora da reação, sendo representado pelas reações de caramelização, Maillard e de oxidação do ácido ascórbico (vitamina C) (HAMINIUK et al., 2005).

O fenômeno de que os alimentos escurecem à medida que são aquecidos é provavelmente conhecido desde a descoberta do fogo. O primeiro estudo sistemático mostrando que aminoácidos e açúcares redutores iniciam uma complexa cascata de reações durante o aquecimento, resultando na formação final de substâncias marrons chamadas de melanoidinas. A reação de Maillard inicia-se com o ataque nucleofílico do grupo a-carbonílico de um açúcar redutor, por exemplo, ao grupamento amina de proteínas. A ocorrência da reação em alimentos depende de vários fatores: temperaturas elevadas (acima de 40ºC), atividade de água na faixa de 0,4 a 0,7, pH na faixa de 6 a 8 (preferencialmente alcalino), umidade relativa de 30% a 70%, presença de íons metálicos de transição como Cu2+ e Fe2+, que podem catalisar a reação (SHIBAO; BASTOS, 2011).

Nos alimentos, a caramelização vai depender da reatividade do açúcar, da temperatura de elaboração desses alimentos, da umidade e do pH do meio. Assim a sacarose, portanto, não se funde e não formará a cor porque os alimentos não são aquecidos a temperaturas tão altas e as condições não são normalmente anidras. Essa cor de caramelo deve aparecer partindo do açúcar na forma redutora reativa, podendo formar derivados de menor peso molecular que se recombinarão e formarão o polímero, pigmento escuro, com mais facilidade e menos tempo. Os açúcares redutores são: glicose, frutose, galactose, maltose e lactose. A sacarose precisa ser hidrolisada (se o alimento for ácido e aquecido ou se contiver a enzima, será possível obter o açúcar invertido). Ou ainda, se o alimento contiver amido e este for hidrolisado parcial ou totalmente a glicoses redutoras (OETTERER, 2006).

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

  1. Béquer;
  2. Sacarose;
  3. Água destilada;
  4. HCl 0,25 M;
  5. NaOH 0,25 M;
  6. Termômetro;
  7. Chapa de aquecimento;
  8. Bastão de vidro;

MÉTODOS

  1. Identificar o béquer um;
  2. Adicionar 10 g de sacarose e 20 ml de água destilada no béquer um;
  3. Com o auxilio de um bastão de vidro, misturar até dissolver a sacarose na água destilada;
  4. Identificar o béquer dois;
  5. Adicionar 10 g de sacarose e 20 ml de HCL no béquer dois;
  6. Com o auxilio de um bastão de vidro, misturar até dissolver a sacarose no HCL 0,25 M;
  7. Identificar o béquer três;
  8. Adicionar 10 g de sacarose e 20 ml de NaCL no béquer três;
  9. Com o auxilio de um bastão de vidro, misturar até dissolver a sacarose no NaCL 0,25 M;
  10. Colocar os três béqueres na chapa de aquecimento já aquecida;
  11. Aquecer os béqueres agitando com um bastão de vidro;
  12. Colocar termômetros em cada uma das amostras;
  13. Marcar o início do escurecimento;
  14. Esperar a amostra chegar a 100 graus;
  15. Assim que atingir 100 graus, esperar três minutos e retirar da chapa de aquecimento;
  16. Observa-los;

RESULTADOS

  1. Foram adicionados 10 g de sacarose e 20 ml de água destilada no béquer 1;
  2.  Respectivamente foram adicionados 10 g de sacarose e 20 ml de HCL (ácido clorídrico) no béquer  2, foi misturado a sacarose no HCL 0,25M;
  3. Foram adicionados 10 g de sacarose e 20 ml de NaCl (Cloreto de sódio) no béquer 3 e foram misturados até dissolver a sacarose no NaCl 0,25M;
  4. Os béquers foram aquecidos na chapa e com o auxilio do termometro, para a medição da temperatura, em ambas amostras nos béquers respectivamente 1. 2, 3.

O béquer 1, que continha 10 g de sacarose e 20ml de água destilada foi o que menos apresentou coloração forte, em comparação aos outros dois.

O béquer 2, que continha 10 g de sacarose e 20 ml de HCL, escureceu-se fortemente, o mesmo demorou para se colorir, entretanto dentre as 3 análises foi o que permaneceu com a tonalidade mais forte.

O béquer 3, que continha 10 g de sacarose e 20 ml de  NaCl iniciou-se a coloração rapidamente, a tonalidade foi do amarelo ao caramelado. Em função do NaCl em solução aquosa devido ao tipo de ligação presente (ligação iônica), dissocia-se em ioes Na+ e Cl-, já a sacarose em solução aquosa devido ao tipo de ligação presente (ligação covalente), não forma ioes, consequentemente conduzindo pouca corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (165.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com