TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Racismo e a Escola

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 3 – Racismo e a escola

        A Psicologia Escolar e Educacional tem, progressivamente, identificado a relação entre fenômenos psicossociais e escolarização. Dentre esses fenômenos, encontra-se o racismo como processo estrutural construído histórica e socialmente que impacta o cotidiano de grande parte da população brasileira. Podem-se observar relações entre racismo e: evasão escolar, saúde mental do estudante, motivação escolar, relações interpessoais na escola, dentre outros processos da trajetória escolar. Escolha um desses processos da trajetória escolar. Escolha um desses processos e: a) discuta a relação entre racismo e o processo escolhido; b) desenvolva uma proposta de intervenção da(o) psicóloga(o) escolar e educacional sobre o processo escolhido levando em consideração aspectos relacionados ao fator étnico-racial.

RACISMO E O FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS

De acordo com Rodrigues (2018), o fracasso escolar atinge grande parte das crianças negras dos anos iniciais por diversos fatores, como vulnerabilidade social, aspectos econômicos e até mesmo baixo capital cultural. Entretanto, apesar ser um fenômeno multifatorial, há uma tendência a deslocar o problema para a pobreza e não considerar as questões raciais.

Apesar da pluralidade cultural ter forte presença na escola, não há democracia racial. Percebe-se a tentativa de tornar a pluralidade invisível por meio da não discussão e da conivência, principalmente de professores, frente a atos discriminatórios, de injúria racial e racismo sobre crianças negras no ambiente escolar. Além disso, a própria escola auxilia a produção do fracasso escolar e o mantém, visto que tem como lógica a exclusão daqueles que apresentam comportamento marginal e a seletividade dos que seguem o modelo de referência.

Soma-se a esses elementos o fato que as crianças ainda são compreendidas por meio de uma visão eurocêntrica, que desconsidera a realidade brasileira e principalmente as influências da cultura negra. Apesar dos avanços da discussão étnico-racial nas escolas, ela não é suficiente visto que, na maior parte das vezes, ocorre apenas em datas comemorativas, reforçando estereótipos e invisibilizando as situações de racismo. Assim, as relações de dominação e desrespeito com as crianças negras permanecem e se manifestam como brincadeiras, piadas e apelidos pejorativos, que são naturalizados na escola. Também se percebe práticas discriminatórias sistemáticas em livros didáticos e na atitude ideológica de professores, diretores e funcionários.

Dessa forma, a banalização das ofensas raciais e atos de racismo dentro da escola, a ausência de modelos positivos de referência, a ausência de acolhimento e de diálogo que habilite a criança a identificar a situação como uma violência e/ou discriminação faz com que crianças que foram submetidas a estas situações se sintam invisíveis, impotentes, subjugadas e envergonhadas. Tais atitudes contribuem significativamente para a criação ou reforço do sentimento de inferioridade e da baixa autoestima, mantendo relações desiguais que culminam no baixo rendimento de alunos e alunas negras, que tendem a repetir e abandonar a escola mais do que os colegas brancos e pardos.

PSICÓLOGO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Segundo Mäder (2016), a Psicologia Escolar e Educacional uma das intervenções possíveis é a discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), que segundo Lopes (2010), combina aspirações da escola e meios para concretizá-las.  

Um questionamento de Rodrigues (2018) é sobre como seria possível respeitar ou valorizar algo que não se conhece, assim, entende-se que a intervenção da/o psicóloga/o na atualização e implementação do PPP pode reduzir a distância entre a realidade ideológica e a realidade concreta dos alunos, tornando a diversidade de fato conhecida e, portanto, valorizável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com