TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBESIDADE INFANTIL: CONSEQUÊNCIAS NAS HABILIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS

Por:   •  11/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITARIO DE FORMIGA – UNIFOR-MG

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

EDUARDO HENRIQUE DE CARVALHO

OBESIDADE INFANTIL: CONSEQUÊNCIAS NAS HABILIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS

FORMIGA – MG

2016


EDUARDO HENRIQUE DE CARVALHO

OBESIDADE INFANTIL: CONSEQUÊNCIAS NAS HABILIDADES MOTORAS DAS CRIANÇAS

Projeto de TCC apresentado ao    Curso de Educação Física do UNIFOR, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Educação Física.

Orientador: Prof. Paulo Márcio Montserrat

FORMIGA – MG

2016

RESUMO

A obesidade é considerada uma patologia de causa multifatorial e sem dúvida, um grande problema de saúde pública da sociedade moderna, atingindo cada vez mais cedo à população infantil. Hábitos alimentares errôneos e a inatividade física são fatores cruciais para o aumento da obesidade na infância e fatores predeterminantes para a obesidade na vida adulta. Com isso o presente estudo propõe realizar um levantamento de dados relativos à obesidade, relacionando seus efeitos no desenvolvimento psicomotor, delineando os prejuízos dessa associação. Será feita uma pesquisa bibliográfica a partir da análise de artigos científicos constantes nas principais bases de dados utilizando as palavras “obesidade infantil e desenvolvimento motor” em todos os índices. Contudo, a prevenção de problemas durante a infância exerce efeitos benéficos por toda a vida do ser humano, estimulam o desenvolvimento integral da criança e repercutem positivamente no manejo da obesidade e, consequentemente, no desempenho motor.

Palavras-chave: Crianças. Habilidades motoras. Obesidade infantil.

ABSTRACT

Obesity is a disease caused by multiple factors and undoubtedly a major public health problem in modern society, achieving even earlier in the child population. Inadequate diets and physical inactivity are crucial factors for the increase in obesity in childhood and pre-determining factors for obesity in adulthood. Thus the present study proposes to carry out a survey of data on obesity, about its effects on psychomotor development and quality of life of children, outlining the damage that association. A literature search from the analysis contained in scientific articles in major databases was performed using the words "childhood obesity and motor development" in all indices. Therefore, prevention of problems during childhood beneficial effects throughout the life of the human being, stimulate the development of children and has a positive effect on the management of obesity and therefore the engine performance.

Keywords: Children. Motor skills. Childhood Obesity


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 JUSTIFICATIVA        8

3 OBJETIVOS        9

5 REFERENCIAL TEÓRICO        11

5.1 Obesidade infantil e desenvolvimento motor        11

5.2 Fatores sociais relacionados às inabilidades psicomotoras decorrentes da obesidade        13

6 CRONOGRAMA        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma preocupante em todo o mundo, sendo este crescimento observado tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento (RIBEIRO, 2006).

A obesidade é definida, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 1997), como “doença na qual o excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto que a saúde pode ser afetada”.

A obesidade está associada ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como por exemplo, a hipertensão, diabetes melitus tipo 2, acidente vascular cerebral, entre outras (RIBEIRO, 2006).

Dentre os principais acometimentos em saúde pública, o sobrepeso infantil se destaca como um dos mais expoentes problemas, visto que se trata de uma disfunção com reflexos negativos tanto para a saúde física quanto mental do infante (DAMIANI et al., 2000).

Segundo Leite e colaboradores (2005), a obesidade tem tomado proporções epidêmicas. A incidência de excesso de peso na população pediátrica aumentou em todas as regiões brasileiras, nos últimos 20 anos. Isso se deve, principalmente, à mudança do estilo de vida adotado pelas crianças.

 Dados da literatura também têm demonstrado que além dos hábitos alimentares inadequados e da inatividade física, a obesidade dos pais, a condição socioeconômica e o desmame precoce são importantes fatores que influenciam e predispõem as crianças ao excesso de peso corporal (NOVAES et al., 2007).

A obesidade pode iniciar na infância ou na adolescência, tendo como preocupação a possibilidade de se manter por toda a vida do indivíduo, levando ao risco de morte por associação com várias doenças. Os infantes com sobrepeso ou obesidade apresentam maiores riscos de terem problemas associados à saúde quando adultos, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, problemas nos ossos e nas articulações, apneia do sono, problemas sociais e psicológicos, entre outros (DAMIANI et al., 2000).

Para um melhor entendimento do tema em questão, surge a seguinte problematização: A obesidade pode ter consequências nas habilidades motoras das crianças?

Através de informações adquiridas a partir desse trabalho, educadores e familiares poderão se conscientizar e contribuir, de forma mais significativa, no controle da obesidade infantil, reduzindo, assim, sua incidência e suas complicações.


2 JUSTIFICATIVA

O presente estudo se justifica pela carência de trabalhos relatando a importante associação entre obesidade e habilidade motora das crianças.

A escola tem sido considerada o melhor espaço para a realização do levantamento de dados sobre esse assunto e para as intervenções necessárias, isso porque, grande parte dessa população frequenta a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com