TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇAO

Por:   •  18/2/2019  •  Resenha  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

FAMETRO

GASTRONOMIA

EMILIANE ANTONIA PAIVA ROSA

MIRELLA GONZÁLEZ SOARES

RESENHA: BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇAO

Resenha apresentada para a disciplina de

Microbiologia e Segurança de Alimentos

Prof.ª Silmara da Cunha Pimentel

MANAUS

2019

REFERÊNCIA: ANVISA, Resolução RDC n.º 216, de 15 de setembro de 2004.

Item 4 e subitens: Boas Práticas para Serviços de Alimentação

4 BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

4.1 EDIFICAÇAO, INSTALAÇÕES, EUIPAMENTOS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS

Esse item trata das edificações e instalações. Toda a estrutura física e o layout da unidade de serviço facilitam o fluxo de produção, o torna contínuo de forma que não possua pontos de intercessão entre as etapas, inibindo assim a contaminação cruzada dos alimentos – áreas sujas separadas das limpas, e respectivos processos isolados ou separados, inclusive entradas e saídas. Torna o espaço funcional, assegurando a compatibilidade de espaços físicos e volume de produção, O complexo do serviço de alimentos, suas instalações, e tudo que contribui direta ou indiretamente na execução de preparações devem ser compatíveis, independentes quando for o caso, sendo de fácil limpeza e higienização, trazendo segurança à saúde. A resolução da RDC 216 também orienta, de forma coordenada e aplicável a todo estabelecimento à implantação ou melhora do serviço de alimentos, promovendo saúde, minimizando riscos, possíveis contaminações, transtornos e DTAs.

Ex: Dimensões, um restaurante que produz grande volume alimentos em panelas enormes, não pode ter uma pia de cuba pequena, pois a lavagem das mesmas não será feita de forma adequada e segura.

4.2 HIGIENIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES, MÓVEIS E UTENSÍLIOS

O local de trabalho deve ser higienizado e organizado. A higienização deve ser feita constantemente, antes, durante, entre os processos e após das atividades, garantindo salubridade e evitando o acumulo de sujidades. Em algumas instalações os equipamentos e utensílios devem ser limpos ou desinfetados assim que finalizar a sua utilização, outros demandam limpeza diária, e ainda aqueles periódicos, como coifas, caixas de gordura, filtros, devem ser registrados dia de execução e data da próxima manutenção, a definição destes cronogramas e rotinas, garante ciclos eficientes de saneamento e desinfecções. Indica utilização de produtos de limpeza, aprovados pelo Ministério da Saúde, e uso segundo o rótulo do produto, ato que promove eficiência na utilização e nos resultados obtidos, O trabalhador deve usar uniformes, EPIs e utensílios específicos e diferentes dos utilizados na manipulação.

Ex: Após a manipulação de uma carne crua, a tabua, faca, mãos, devem ser lavadas antes de manipular a carne cozida.

4.3 CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS

O complexo físico e seus componentes, devem estar livres de focos de insalubridade, ausência de lixo, objetos em desuso, animais, insetos e roedores. Devem existir barreiras que bloqueiem a entrada de vetores e pragas, que podem ser físicas ou químicas. O controle de pragas deve ser realizado por empresa especializada e credenciada, tomando os devidos cuidados para evitar a contaminação, com higienização das áreas, utensílios e demais itens, antes e durante e após as dedetizações,

Ex: A padaria sendo dedetizada em pleno horário de funcionamento e produção, sem o devido acondicionamento de insumos e utensílios, além, é claro dos produtos acabados.

4.4 ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Armazenamento da água em reservatórios conforme a legislação, em local adequado, com manutenção periódica e registrada. Garante um abastecimento de água com qualidade e potabilidade. Manipulações e o gelo, apenas com água potável e bem acondicionados, evitando contaminação, até mesmo quanto vapores lançados em áreas de produção e alimentos.

Ex: Produção de polpa de açaí, deve ser feita com água potável e que passe por filtros antes de chegar a despolpadora.

4.5 MANEJO DE RESIDUOS

Acondicionamento adequado e coleta frequente, de maneira que não acumule, lixeiras automáticas sem contato manual, resíduos guardados em locais isolados para evitar contaminação e atração de insetos e bichos. São medidas efetivas e salutares.

Ex: Cozinha do restaurante possui freezer para armazenar os sacos de lixo orgânico, até o momento de transferir para os containers de coleta.

4.6 MANIPULADORES

Controle de saúde, por documentos que comprovem a perfeita saúde dos manipuladores, bem como comportamento e higiene durante a manipulação dos alimentos e um programa de treinamento regular para os mesmos, além de orientações visuais de assepsia e higiene em locais estratégicos. Garantir o uso de EPIs, e práticas pessoais de higiene, sendo supervisionados de forma amiúde quanto ao cumprimento nas normas e especificações, devem ter certificados e documentos que comprovem suas capacitações. Visitantes devem usar vestimentas e EPIs adequados, além de apresentar boa saúde e higiene.

Ex: O cozinheiro que corta a mão deve ser afastado das suas funções, ate que se reestabeleça e não apresente risco de contaminação.

4.7 MATERIAS-PRIMAS INGREDIENTES E EMBALAGENS

Selecionar fornecedores e insumos, certificar se quanto o transporte e acondicionamento adequados, receber em local específico e por pessoa habilitada para realizar inspeções, garantido integridade de todos os requisitos para recebimento, característico de cada produto além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com