TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

1 OBJETIVO

        O objetivo do preparo dos alimentos na cozinha permite o aproveitamento de alimentos não poderiam ser consumidos em seu estado natural. Por exemplo: arroz, feijão, aipim, coco inteiro, batata. Tornar os alimentos de mais fácil digestão,acessíveis também a aparelhos digestivos;melhorar o sabor dos alimentos e favorecer o aspecto,dando melhor apresentação ao alimento.Para ser utilizado pelo organismo,sofre o alimento,na cozinha,varias modificações. Na cozinha dietética chamam-se pré-preparo as operações a que se submetem os alimentos antes de sua cocção final, compreendendo: limpar,descascar,picar,misturar etc.

        O objetivo das aulas no laboratório de técnica dietética é o conhecimento dos alimentos in natura e industrializados a serem utilizados em diferentes preparações, há utilização correta dos materiais utensílios e equipamento do LTD. Sistematização dos procedimentos e das técnicas adequadas para aquisição, seleção, pré-preparo,preparo,conservação,armazenamento e apresentação dos alimentos,conhecimento dos pessoas dos diversos tipos de alimentos e suas respectivas proporções entre medidas caseiras e padronizadas; o calculo de valor nutritivo,indicador de parte comestível,indicador de conversão,indicador de reidratarão e custo de preparação.

2 DESCRIÇÃO

2.1 QUEBRAR OVOS

  1. Pesar 2 ovos separadamente
  2. Quebrar um ovo e pesar o conteúdo
  3. Quebrar o outro ovo e separar a clara da gema. Pesar clara e gema separadamente
  4. Frigir o ovo em frigideira com pouco óleo
  5. Calcular o IPC do ovo, da clara e da gema e o IC do ovo.

2.2 CORTAR EM PALITO

  1. Pesar 4 batatas.Descascar.
  2. Cortar em palitos de 5 a 6cm de comprimento e 1cm de largura,aproximadamente e pesar.
  3. Separar dois bastões (palitos)para apresentação e fritar as batatas restantes(palitos)em óleo quente.
  4. Dispor em um prato para apresentação
  5. Calcular o IPC e o IC.

3 RESULTADOS

4 DISCUSSÃO

        O indicador de parte comestível é um planejamento de dietas e cardápios,é essencial o conhecimento do indicador de parte comestível (IPC) dos alimentos,anteriormente denominado fator de obtida e pela relaçao do peso bruto(gramas) e do peso liquido(gramas)do alimento.A obtenção desses indicadores não se restringe apenas ao calculo do valor de perdar por retirada de cascas,aparas,sementes,talor e sujidades. O conhecimento da forma de consumo e da parte comestível do alimento permite que a avaliação do valor nutritivo da dieta e/ou cardápio não fique sub ou superestimada.

Falhas causadas por estimativas incorretas podem acarretar problemas operacionais em Unidades de Alimentação como:aumento nos custos; desperdício com sobras de alimentos já preparados;aquisição superfaturada.

Outros fatores podem influenciar o IPC dos alimentos;

  • No pré-preparo: a técnica empregada,o tipo de utensílios ou equipamentos,e o recurso humano
  • No preparo e na forma de apresentação:corte de legumes (a Juliana,cubos,tiras etc.)e formas de consumo

        Considerando-se esses aspectos,recomenda-se que cada Unidade de Alimentação tenha definido seus valores para o IPC,pois,dificilmente,os IPCs obtidos serão iguais,dada a grande variabilidade das condições para obtenção do alimento na forma desejada.Na impossibilidade de definir esse indicador,especificamente para o local de trabalho,podem ser adotados alguns valores padronizados. Porem, ao se optar por tabelas já existentes,é importante que seja conhecida a metodologia empregada na obtenção dos valores,adaptando-se, se necessário,as peculiaridades de cada local.São exemplos de IPC de alguns alimentos: batata(1,26),cenoura(1,22),cebola(1,06),pepino(1,28),pimentão(1,33),mamão papaia(1,41),mamão formosa(1,35),brócolis(3,40)couve-flor(1,17),espinafre(2,10),melão(1,39),manga(1,80),banana(1,56),laranja em homo,sem semente (165/137,5=1,20) e laranja espremida,sem casca,semente e bagaço(165/75,3=2,19)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com